SóProvas


ID
1318330
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Crianças criadas na primeira infância em instituições onde são totalmente privadas da mãe e onde os cuidados são dispensados de forma anônima e sem o estabelecimento de um laço afetivo desenvolvem distúrbios graves denominados pelo psicanalista René Spitz de Hospitalismo, cujas características são:

Alternativas
Comentários
    •  c) apatia e menor resistência às doenças;

  • Spitz designou por Hospitalismo o conjunto de perturbações vividas por crianças institucionalizadas e privadas de cuidados maternos: atraso no desenvolvimento corporal, dificuldades na habilidade manual e na adaptação ao meio ambiente, atraso na linguagem. Constatou que é menor a resistência às doenças e que, nos casos mais graves, pode ocorrer a apatia. Os efeitos do Hospitalismo, presentes nas crianças que foram abandonadas em orfanatos ou asilos, são duradouros e muitas vezes irreversíveis.

    https://sites.google.com/site/lacospsychelogos/vvv/psicopatologia/a-psicpatologia-e-os-autores---pagina-principal/rene-spitz---hospitalismo

  • Letra C

    Para Spitz, a relação com a mãe é de suma importância para o desenvolvimento MENTAL e EMOCIONAL da criança, a reciprocidade entre mãe e filho ajuda para que a construção da imagem do mundo seja mais coerente (Princípio Nirvana) e por esses motivos crianças criadas na primeira infância em instituições onde são totalmente privadas da mãe ficam mais propensas ao HOSPITALISMO que tem como características apatia e menor resistência às doenças.

  • Por que não pode ser a letra b?

  • Pedro, não pode ser a alternativa B porque terá dificuldades na adaptação ao meio ambiente.

    Bons estudos!!!

  • De acordo com Benelli e Sagawa (2000), nos casos de privação materna, de acordo com Spitz (1945, 1946), observa-se uma fraca resistência às infecções e uma taxa de mortalidade realmente alta. (Material - Estratégia Concursos).

  • moro de pena de criança abandonada, negligenciada, maltratada .

  • E pq não a depressao anaclitica?