-
Gente, a FGV considerou correta homo economicus?
Segundo RENNÓ: . (Cespe/Unipampa/Administrador/2009) Segundo a teoria dos dois fatores, proposta por Herzberg, ao conceder aumento na remuneração de seus colaboradores, o administrador atuará em um fator motivacional.
Esta é a pegadinha mais recorrente em concursos de Administração! Prestem atenção: o salário não é fator motivador segundo Herzberg, e sim fator higiênico.
Se seu salário for muito baixo, lhe trará insatisfação, mas se seu salário for bom não o motivará por si só! Fatores motivacionais seriam: o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento e aprendizado, o reconhecimento etc. O gabarito é questão incorreta.
-
Segundo Herzberg:
I - Salário = fator higiênico=> sua presença não causa satisfação
II - Autorrealização = fator motivacional => sua ausência não causa insatisfação
III - política organizacional = fator higiênico => sua ausência causa insatisfação
-
Fatores Motivacionais: quando não existem as pessoas são neutras, ou seja, não ficam motivadas nem desmotivadas.
Fatores Higiênicos: podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos.
-
MUITO IMPORTANTE:
SALÁRIO não motiva (rsrs para nós concurseiros sim! ), É UM FATOR HIGIÊNICO. ( sendo o nosso amigo HERBERG).
GABARITO ''C''
-
-
I. Os salários recebidos estão acima da média do mercado e, por isso, provocam maior satisfação nos membros da equipe. Provoca a não insatisfação.
II. As possibilidades de avanço na carreira são pequenas e, por isso, há aumento da insatisfação entre os membros da equipe. Ocorre a não satisfação.
GAB. C
-
Com relação a teoria bifatorial vamos analisar as afirmativas.
I. Errado. O salário é um fator higiênico, portanto, não causa satisfação quando presente.
II. Errado. As possibilidades de avanço na carreira, ou seja, de realização é um fator motivacional, sua ausência não causa insatisfação e sim neutralidade.
III. Certo. Políticas organizacionais é um fator higiênico, portanto, sua ausência causa a insatisfação.
Para lembrar:
• Fatores de higiene: são os fatores extrínsecos e são insatisfacentes, ou seja, os que previnem a insatisfação.
• Fatores de motivação: são os fatores intrínsecos, associados a sentimentos positivos e estão relacionados com o cargo. Os fatores de higiene são os necessários para evitar a insatisfação no ambiente de trabalho, mas, por outro lado, não são suficientes para provocar satisfação.
Agora vamos lembrar alguns fatores motivacionais e fatores higiênicos:
Fatores Motivacionais (conduzem à extrema satisfação no trabalho): Realização, reconhecimento, exercício de responsabilidade, possibilidade de crescimento, possibilidade de aprendizagem.
Fatores higiênicos (fatores que conduzem a estrema insatisfação no trabalho): Supervisão, política da empresa, salários, relacionamentos interpessoais, condições físicas de trabalho, segurança.
GABARITO: C
-
Ver comentário de fernanda sa
-
Salários não geram SATISFAÇÃO, porém, os fatores motivacionais ou satisfacientes (como já vi serem chamados pela FGV), quando excelentes geram MAIOR satisfação.