-
Segundo RIBAS e SALIM: Para o autor, as necessidades dos seres humanos seguem uma hierarquia, uma escala de valores a serem transpostos. Ou seja, após o indivíduo realizar uma necessidade, surge outra, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. A ideia de hierarquia surge porque, segundo a teoria, o indivíduo não vai se sentir estimulado a suprir uma necessidade se a necessidade anterior não for satisfeita.
Segundo Maslow, as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em hierarquia de importância que formam uma pirâmide. Na sua base estão as necessidades mais básicas (necessidades fisiológicas e segurança) e, no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de autorrealização).
De acordo com Maslow, as necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo etc.
As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, preservação do emprego, moradia.
As necessidades sociais incluem a de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade.
A necessidade de estima envolve a autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de responsabilidade, de prestígio e de consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo.
As necessidades de autorrealização são as mais elevadas. Cada pessoa quer realizar o próprio potencial e autodesenvolver-se continuamente, buscando autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.
-
Partindo da premissa que todos os Administradores conhecem a pirâmide de Maslow, observa-se que o fato de funcionário, considerado bem preparado e capacitado para suas funções, não conseguir opinar sobre as decisões importantes junto à sua gerência é fato que afeta sua autorealização, uma vez que esse nível da pirâmide de Maslow relaciona-se com o máximo aproveitamento e apliação das capacidades do colaborador.
Já o fato de não ter seus feitos reconhecidos, afeta a estima ou autoestima, que nível motivacional que está diretamente relacionado com a percepção e reconhecimento de seus pares.
Fonte: facebbok.com/admfederal
-
Sem a palavra "respectivamente" a letra A e C são a mesma coisa.
Igualmente para a letra B e E, acho q transcreveram errado a questão.
-
Em 23/01/2018, às 11:52:11, você respondeu a opção C.Errada!
Em 24/08/2017, às 11:00:27, você respondeu a opção C.Errada!
Em 14/08/2017, às 23:04:43, você respondeu a opção C.Errada!
RESPECTIVAMENTE!
-
Tudo bem que não tá explícito o termo 'RESPECTIVAMENTE", mas já que colocaram a mesma coisa em ordens diferentes, o mínimo é inferir que tá pedindo na ordem.
-
-
Comentário:
Pessoal, quando não temos nossos feitos reconhecidos, nossa estima fica ferida. Além disso, para nos sentirmos realizados, queremos ser ouvidos, levados em conta nas decisões da gerência. Isso nos dá a sensação de importância e de que nossos esforços valeram à pena. Portanto, o gabarito é a letra a). Cuidado, a letra c) traz as mesmas opções só que em ordem diversa. Mas, reconhecimento com certeza é necessidade de estima. Logo, atenção para não cair na pegadinha.
Gabarito: A
-
Gabarito: A
Auto Realização = Participação nas Decisões.
Estima = Orgulho e Reconhecimento.
Fonte: Chiavenatto.
-
Questão sobre a Hierarquia das Necessidade de Maslow.
“um funcionário bem preparado e capacitado não consegue opinar sobre as decisões importantes junto à sua gerência” – Necessidade de autorrealização, pois afeta a autonomia do empregado.
Essas necessidades relacionam-se com a busca por realizar o próprio potencial e se desenvolver continuamente ao longo da vida. Essas necessidades expressam-se por meio do impulso da pessoa de tornar-se mais do que é e de vir a ser tudo o que pode ser. No contexto de trabalho, as necessidades de autorrealização relacionam-se com oportunidades de desenvolvimento, desafios, criatividade e autonomia.
“além de não ter seus feitos reconhecidos” – Necessidade de estima, pois afeta o reconhecimento e status do empregado.
As necessidades de estima podem ser subdivididas em dois grupos: a) necessidades de autoestima, tais como: autoconfiança, autoconceito (percepção de valor que a pessoa dá para si); b) necessidades ligadas à reputação, tais como status, reconhecimento e prestígio.
Percebe que as alternativas A e C são iguais e nesse caso precisamos perceber a palavra “respectivamente” implícita no enunciado. Dessa forma, as necessidades são, respectivamente, autorrealização e estima. Alternativa A está correta.
GABARITO: A
-
que