SóProvas


ID
1319257
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

“A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”.

Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais da Administração Pública, eles devem, igualmente, nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.

Nas comunicações oficiais aplicam-se os princípios de impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso de linguagem formal. Assim, as comunicações devem

Alternativas
Comentários
  • "A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração federal é una, é natural que as comunicações que expede sigam um mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão, uma das metas deste Manual, exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos." -MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

  • " Esses mesmos princípios (impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso de linguagem formal) aplicam-se às comunicações oficiais: elas devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem". MANUAL DE REDAÇÃO OFICIAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, pág. 6.

    A impessoalidade nas comunicações oficiais decorre do tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre :

    a) ausência de impressões individuais, porque é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação;

    b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades: ela pode ser redigida a um cidadão, sempre concebido como poder público, ou a outro órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal.

    c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado.

    A uniformidade e a junção da formalidade com a padronização.

    "[...] a formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação."

     " A clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a correta diagramação do texto são indispensáveis para a padronização [...]."

  • A questão informa, entre algumas informações, que "sendo a publicidade e a impessoalidade princípios  fundamentais  da  Administração  Pública,  eles  devem,  igualmente,  nortear  a elaboração dos atos e comunicações oficiais. Nas  comunicações  oficiais  aplicam-se  os  princípios  de  impessoalidade,  clareza,  uniformidade,  concisão  e  uso  de  linguagem formal". Deve-se marcar a alternativa referente às características da redação oficial.

    Por se tratar de um documento oficial, a redação só pode conter linguagem adequada, que não resulte em múltiplas interpretações, justamente por ser um documento oficial. Na letra B o erro está na "variação de linguagem". O Manual de Redação Oficial preza pela concisão e clareza em seus textos. 


    A resposta é a letra C.

  • Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais

    devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. A forma da identificação

    deve ser a seguinte:

    (espaço para assinatura)

    NOME

    Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República

    (espaço para assinatura)

    NOME

    Ministro de Estado da Justiça


    NEM TODAS DEVEM SER ASSINADAS E IDENTIFICADAS ????

  • Para os não assinantes,

    Gabarito: C.

  • Nem todo documento oficial tem assinatura, nome e cargo, pois a mensagem, que é de uso apenas do presidente da república para outros chefes de poder, só contém assinatura.

    Seu fecho é sempre atenciosamente e o pronome de tratamento é sempre vossa excelência.

     

    GABARITO C

     

  • Letra C.

    A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”. Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais. 

  • Autor: Verônica Ferreira , Professora de Português

    A questão informa, entre algumas informações, que "sendo a publicidade e a impessoalidade princípios  fundamentais  da  Administração  Pública,  eles  devem,  igualmente,  nortear  a elaboração dos atos e comunicações oficiais. Nas  comunicações  oficiais  aplicam-se  os  princípios  de  impessoalidade,  clareza,  uniformidade,  concisão  e  uso  de  linguagem formal". Deve-se marcar a alternativa referente às características da redação oficial.

    Por se tratar de um documento oficial, a redação só pode conter linguagem adequada, que não resulte em múltiplas interpretações, justamente por ser um documento oficial. Na letra B o erro está na "variação de linguagem". O Manual de Redação Oficial preza pela concisão e clareza em seus textos. 

     

    A resposta é a letra C.

  • SIGNIFICADO DE ESTRITAMENTE ------> DE FORMA RIGOROSA, COMPLETAMENTE, ABSOLUTAMENTE.

     

    GAB.: Letra "C"

  • Engraçado nego comentar a certa, porém ninguém consegue dizer pq a D está errada.

  • Matheus, a D esta errada, pq nem todos os autores são comunicados, exemplo o PR não precisa assinar seus documentos.