Sistema Monolítico: A organização mais comum é aquela que estrutura o sistema como um conjunto de rotinas que podem interagir livremente umas com as outras.
Sistema em Camadas: Divide o sistema operacional em sistemas sobrepostos. Cada módulo oferece um conjunto de funções que pode ser usado por outros módulos.
Sistemas micro-núcleo (microkernel): A idéia básica por trás do projeto do micronúcleo é alcançar alta confiabilidade por meio da divisão do sistema operacional em módulos pequenos, bem defini dos, e apenas um desses módulos – o micronúcleo – é executado no modo núcleo e o restante é executado como process os de usuário.
Modelo Cliente Servidor: Uma variação da idéia do micronúcleo é distinguir entre duas classes de processos, os servidores, que prestam serviço, e os clientes, que usam serviços.Máquinas virtuais não são máquinas estendidas com arquivos e outras características convenientes. �São cópias exatas do hardware, inclusive com modos núcleo/usuário, E/S, interrupções e tudo o que uma máquina real tem. �Cada VM pode executar qualquer SO capaz de ser executado diretamente sobre o hardware.
http://www.univasf.edu.br/~andreza.leite/aulas/SO/Aula03.pdf