SóProvas


ID
132181
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com a Teoria dos Dois Fatores, a motivação das pessoas para o trabalho depende de dois fatores distintos: higiênicos e motivacionais. Estes são relacionados às condições internas dos indivíduos e são satisfacientes; aqueles são relacionados ao ambiente externo e são insatisfacientes. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:

I. A ausência do uso pleno de habilidades pessoais provoca insatisfação.

II. Melhores benefícios sociais provocam uma maior satisfação.

III. O oposto da satisfação é nenhuma satisfação e o oposto da insatisfação é nenhuma insatisfação.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Teoria Bifatorial ou dos Dois Fatores (Frederick Herzberg)
     
    Herzberg concluiu que os fatores responsáveis pela satisfação não eram simultaneamente responsáveis pela insatisfação: a satisfação decorria do trabalho em si mesmo, a insatisfação dos fatores contextuais.

    Fatores Motivacionais - Satisfação - Fatores Intrínsecos (condições internas dos indivíduos)
    Fatores Higiênicos - Não geram satisfação - Fatores Extrínsecos (ambiente externo)

    Na questão temos:

    I. A ausência do uso pleno de habilidades pessoais provoca insatisfação. (Provoca a não satisfação, já que é uma condição interna)

    II. Melhores benefícios sociais provocam uma maior satisfação. (Ambiente externo, o que provoca é a não insatisfação)

    III. O oposto da satisfação é nenhuma satisfação e o oposto da insatisfação é nenhuma insatisfação. (Correto) 

  • O gabarito é a letra C.
    A afirmativa I está errada. Na perspectiva de Herzberg ausência do uso pleno de habilidades pessoais deixa de gerar satisfação, isto
    significa satisfação nenhuma e não insatisfação.
    A afirmativa II está errada. Ausência de Benefícios gera insatisfação, mas se existem não produzem satisfação.
    A afirmativa III está CERTA! Lembrem que este é o princípio da teoria de Herzberg: o oposto de satisfação não é insatisfação, mas
    nenhuma satisfação. Da mesma forma, o oposto de insatisfação não é satisfação, mas nenhuma insatisfação

  • A teaoria dos 2 fatores (Herzberg) tem: fatores higiênicos e fatores motivacionais.

    1) FATORES HIGIÊNICOS: relacionados a aspectos que cercam o ambiente de trabalho (estrutura, manutenção) - São os aspectos externos.
    Os fatores higiênicos estão relacionados apenas com a INSATISFAÇÃO (e não com a satisfação). é assim:
       
          * não atendidos =  Insatisfação
          * atendidos = NÃO insatisfeitos (não se pode considerar que são satisfeitos, pois aqui só envolve a insatisfação)
    É por isso que os fatores higiênicos não motivam, apenas evitam a insatisfação

    2) FATORES MOTIVACIONAIS:  relacionados ao onteúdo do trabalho, tarefa (se a pessoa gosta de fazer o que faz) - São os aspectos internos.
    Este sim está relacionado com a SATISFAÇÃO (e não com a insatisfação) e consequentemente com a motivação.

         * não atendidos = NÃO satisfeitos (não é insatisfeito, já que ele considera que motivãção apenas satisfaz)
         * atendidos = satisfeitos.

    resumindo: 
                                                      higiênicos (amb. trabalho)                 motivacional (conteúdo)

                     NÃO atendidos                Insatisfação                                Não satisfeito
                      atendidos                     Não insatisfeito                                satisfeito



    voltando a questão:
    I - A ausência do uso pleno de habilidades pessoais provoca insatisfação.  (tá E pq, habilidades pessoais é aspecto interno, ou seja, motivacinal, e este não gera insatisfação e sim NÃO satisfação)     
    II - Melhores benefícios sociais provocam maior satisfação.  (tá E pq benefícios sociais são aspectos externos, ou seja, higiênicos, e este não promove satisfação e sim NÃO insatisfação)
    III-  O oposto da satisfação é nenhuma atisfação e o oposto da insatisfação é nenhuma insatisfação.  (tá C não atendido a satisfação é NÃO satisfeito e atendido a insatisfação é a NÃO insatisfação)

    LETRA C
  •                                                      VISÃO DE HESZBERG

                                      FATORES MOFIVACIONAIS (internos)

                  PRESENÇA= SATISFAÇÃO                           AUSENCIA= NAO SATISFAÇÃO


                                     FATORES HIGIENICOS (externos)
                 PRESENÇA= NAO INSATISFAÇÃO              AUSENCIA= INSATISFAÇÃO
  • Mayra Cardoso,
    Obrigada pela explicação, pois com ela pude entender melhor a teoria de Dois Fatores e ainda pude compreender melhor a questão, a qual não estava entendendo nada.
    Sucesso para você!

  • para Herzberg o oposto de satisfação não é insatisfação, MAS, nenhuma satisfação      . Isso para os fatores motivacionais, intrisecos de cada indivíduo.
    ex: A ausência do uso pleno de habilidades pessoais provoca insatisfação. A presença produz motivação enquanto a ausência não produz satisfação.

    igualmente: melhores beneficios sociais não provocam maior satisfação, mas nenhuma insatisfação.
  • FATORES MOTIVACIONAIS (SATISFACIENTES): O TRABALHO EM SI, REALIZAÇÃO, RECONHECIMENTO, PROGRESSO FUNCIONAL E RESPONSABILIDADE.   FATORES HIGIÊNICOS (INSATISFACIENTES): CONDIÇÕES DE TRABALHO, ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA, SALÁRIO, RELAÇÕES COM O SUPERVISOR E BENEFÍCIOS E SERVIÇOS SOCIAIS.

  • Confesso que fiquei bem confusa quanto a relação de satisfação/insatisfação, segue a explicação que esclareceu as minhas dúvidas:
    A teoria dos dois fatores de Herzberg Na década de 1960, Frederick Herzberg focalizou a questão da satisfação para formular sua teoria. Segundo ele, existem dois fatores que explicam o comportamento das pessoas no trabalho: os higiênicos e os motivacionais. Fatores higiênicos referem-se ás condições que rodeiam a pessoa enquanto trabalha, são extrínsecos a ela. Estes fatores, quando presentes, deixam de causar insatisfação mas não garantem que as pessoas ficarão satisfeitas. No entanto, se ausentes, são capazes de causar insatisfação. é o que afirma Bergamini (2006): é bom que se diga, logo de início, que fatores extrínsecos ao trabalhador tais como salário, segurança, políticas organizacionais, relacionamento interpessoal, condições do ambiente de trabalho, fazem apenas com que as pessoas se movimentem para busca-los, ou se disponham a lutar por eles quando os perderam. Não é a sua presença que motiva. Conforme Chiavenato (1995), a expressão "higiene" serve exatamente para refletir seu caráter preventivo e para mostrar que se destinam a afastar as condições desagradáveis. Entre tais fatores, podem ser destacados: - condições de trabalho e conforto; - políticas da organização e administração; - relações com os superiores; - salários; - segurança no cargo; - relação com os colegas; - benefícios sociais; - modelo de gestão. Fatores motivacionais são intrínsecos. Referem-se aos sentimentos de auto-realização e reconhecimento, ao conteúdo do cargo, ás tarefas e aos deveres relacionados com o cargo em si. Se presentes, causam satisfação. Se ausentes, deixam de causar satisfação mas não chegam a causar insatisfação. Estes fatores estão relacionados com as necessidades secundárias da pirâmide de Maslow. Ainda conforme Chiavenato (1995), o termo "motivação" envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional, manifestados por meio de exercícios das tarefas e atividades que oferecem suficiente desafio e significado para o trabalho. Podem ser destacados: - delegação de responsabilidade; - liberdade de decidir como executar o trabalho; - promoção; - uso pleno das habilidades pessoais; - ampliação ou enriquecimento do cargo.
    De acordo com Herzberg, é possível um empregado estar descontente e satisfeito ao mesmo tempo. Por exemplo, ele pode estar insatisfeito com a política da empresa em relação ás férias, mas verdadeiramente satisfeito com seu desempenho profissional ao ver uma carta elogiosa de um cliente afixada no quadro de avisos da sala de funcionários.
    Fonte: http://br.monografias.com/trabalhos3/estimulos-semelhantes-efeitos-diferentes/estimulos-semelhantes-efeitos-diferentes2.shtml
  • Outro ponto importante a se observar é que a presença/ausência desses fatores não provocam a satisfação/insatisfação, mas sim INFLUENCIAM a satisfação/insatisfação. 
  • Para Herzberg o oposto de satisfação não é insatisfação, mas nenhuma satisfação. Da mesma forma, o oposto de insatisfação não é satisfação, mas nenhuma insatisfação.


  • Para Herzberg o oposto de satisfação não é insatisfação, mas nenhuma satisfação. Da mesma forma, o oposto de insatisfação não é satisfação, mas nenhuma insatisfação.


  • I. ausência do uso pleno de habilidades pessoais provoca a NÃO SATISFAÇÃO (precariedade de fatores motivacionais)


    II. melhores benefícios sociais provocam uma NÃO INSATISFAÇÃO (presença de fatores higiênicos)


    III. [CERTO]

    Fatores Higiênicos: a. Insatisfação / b. Não Insatisfação

    Fatores Motivacionais: a. Satisfação / b. Não Satisfação

  • Comentário:

    Não temos como fugir: a Teoria Bifatorial de Herzberg cai muuuuuuuuuito em prova. Então, vamos ter que resolver mais uma questão desse assunto. Por outro lado, pode ter certeza que, quando mais você exercitar, menos vai errar no dia da sua prova. Então, partiu!

    Quero começar a análise pelo último item:

    III – Correta. Para resolvermos os itens anteriores precisamos desse conceito. No mundo da Gestão de Pessoas o inverso da satisfação é nenhuma satisfação e o oposto da insatisfação é nenhuma insatisfação.

    I – Errado, pois estes são fatores motivadores, ou satisfaciente, que proporcionam mais ou menos satisfação. Os fatores que regulam a insatisfação são os fatores higiênicos, ou insatisfacientes.

    II – Errado. Benefícios sociais estão presentes nos fatores higiênicos, ou insatisfacientes. Produzem mais ou menos insatisfação, não produzindo satisfação.

    Assim, temos como resposta a letra c).

    Gabarito: C

  • MOTIVACIONAL (vem de dentro) e são associados à SATISFAÇÃO. Ou há satisfação ou não satisfação.

    HIGIÊNICOS (vem de fora) e são associados à INSATISFAÇÃO. Ou existe insatisfação ou não existe.

    I - Pleno uso de habilidades = MOTIVACIONAL, se há ausência então existe não satisfação. FALSA

    II - Benefícios sociais = HIGIÊNICOS, se estão presentes então não existe insatisfação. FALSA

    III - O contrário de SATISFAÇÃO é a NÃO-SATISFAÇÃO, pois se fosse "INSATISFAÇÃO" se tornaria um fator higiênico. Pelo mesmo motivo, o contrário de INSATISFAÇÃO não é SATISFAÇÃO. VERDADEIRA

  • VEJO GENTE AQUI COMENTANDO EM 2011 E LOGO PENSO: COMO NÃO COMECEI ESTUDAR NESSA ÉPOCA??

    LOGO LEMBRO QUE EM 2011 EU TINHA 9 ANOS E NÃO SABIA NEM O QUE ERA ESTUDAR.

    SUA MENTE É SEU MAIOR INIMIGO.