-
Letra E.
O método das escalas gráficas é o método de avaliação mais utilizado e divulgado. Também o mais simples, mas sua aplicação requer uma multiplicidade de cuidados, a fim de neutralizar a subjetividade e o pré julgamento do avaliador que podem ter enorme interferência.
Utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as linhas representam os fatores de avaliação de desempenho e as colunas representam os graus de avaliação dos fatores.Os fatores são selecionados para definir as qualidades a serem avaliadas. Cada fator é definido com uma descrição simples e objetiva para não haver distorções.
Vantagens:
1. Permite aos avaliadores um instrumento de avaliação de fácil entendimento e avaliação simples.
2. Permite uma visão integrada e resumida dos fatores de avaliação, ou seja, das características do desempenho mais realçadas pela empresa e a situação de cada empregado diante delas; (Item I Correto)
3. proporciona pouco trabalho ao avaliador no registro de avaliação
4. Facilita o feedback ao avaliado. (Item III Correto)
Desvantagens:
1. Não permite muita flexibilidade ao avaliador que deve ajustar-se ao instrumento e não as características do avaliado;
2. É sujeito a distorções e interferências pessoais dos avaliadores, que tendem a generalizar sua preciação sob os subordinados para todos os fatores de avaliação. Cada pessoa percebe e interpreta as situações segundo seu “campo psicológico”. Esta interferência subjetiva e pessoal de ordem emocional e psicológica relevam alguns avaliados ao halo effecet ou afeto da esterotipação; (Item II Errado)
3. Tende a rotinizar e bitolar os resultados das avaliações;
· Necessita de procedimentos matemáticos e estatísticos para corrigir distorções e influência pessoal dos avaliadores.
-
O comentário abaixo está muito bom. Só vou acrescentar um pouquinho com relação ao que é o efeito halo.
EFEITO HALO OU HORN: É a tendência em avaliar positivamente ou negativamente para todos os itens da avaliação, quando deveria avaliar cada item em separado. É uma tendência de julgar uma pessoa por uma caracterísitca que se destaca mais.
-
Escala gráfica: baseado em fatores previamente definidos e sua gradação (bom, ruim, excelente, etc.). Possui simples aplicação e fácil entendimento. Como desvantagem pode ocorrer a condescendencia ou exigencia exagerada do avaliador e sua obrigatoriedade em se adequar ao que está descrito no formulário.
-
Prós:
- facilidade de planejamento e de construção do instrumento de avaliação;
- simplicidade e facilidade de compreensão e de utilização;
- visão gráfica e global dos fatores de avaliação envolvidos;
- facilidade na comparação dos resultados de vários funcionários;
- proporciona fácil retroação de dados ao avaliado.
Contras:
- superficialidade e subjetividade na avaliação do desempenho;
- produz efeitos de generalização (hallo efect): se o avaliado recebe bom em um fator, provavelmente receberá bom em todos os demais fatores.
- peca pela categorização e homogeneização das características individuais.
- limitação dos fatores de avaliação: funciona como um sistema fechado.
- rigidez e reducionismo no processo de avaliação.
- nenhuma participação ativa do funcionário avaliado.
- avalia apenas o desempenho passado.
Como sempre sir. Chiavenato
-
Letra E.
Outra questão ajuda fixar. (efeito halo)
(CESGRANRIO/BACEN/Analista do Banco Central - Área 4/2010) Na última avaliação de desempenho,Guilherme se sentiu profundamente injustiçado. De acordo com ele, a sua avaliação não reflete o seu real desempenho. O seu chefe o descreveu como uma pessoa muito introvertida e pouco motivada, que não sabe impor suas opiniões e que não gosta de trabalhar em equipe. Guilherme discorda dessa avaliação e se defende dizendo que, apesar de ser tímido, se dá bem com seus colegas de trabalho e que consegue, sempre, superar as suas metas de desempenho. Se for verdade o que Guilherme está dizendo, seu superior está cometendo um erro típico de avaliação de desempenho conhecido como:
a) preconceito.
b) estereótipo.
c) percepção seletiva.
d) efeito de halo.
e) efeito de tendência central.
Comentário:
Note que o próprio comando da questão diz: o funcionário se acha tímido, mas se dá bem com os colegas. A avaliação do chefe foi feita com base na generalização da timidez. Trata-se, portanto, do erro de generalização, ou efeito Halo.
GABARITO: D.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Escala gráfica.
(FGV/AL-BA/Técnico de Nível Superior - Administração/2014) Um diretor de uma organização precisa desenvolver um processo de avaliação de desempenho de toda a organização. Esse processo deve comparar os resultados dos funcionários e captar o desempenho de cada colaborador. Além disso, o tempo é escasso e os recursos são bastante limitados para a elaboração do instrumento de avaliação, bem como sua implementação. Considerando esse contexto, levando em conta os métodos tradicionais de avaliação de desempenho, assinale a opção que indica a melhor alternativa a ser empregada pelo diretor.
a)Comparação binária.
b)Escalas gráficas.
c)Escolha forçada.
d)Incidentes críticos.
e)Pesquisa de campo.
Comentário:
Questão simples. Você teria que buscar nas alternativas o método tradicional de avaliação de desempenho que tenha como características
principais simplicidade, facilidade de elaboração do instrumento e de seu preenchimento. Certamente a resposta é a escala gráfica, que qualquer pessoa consegue elaborar e preencher com muita facilidade.
GABARITO: B.
Prof. Carlos Xavier
-
I – Correto. Com as “notas” atribuídas é fácil fazer a comparação entre os empregados.
II - Errado. O método das escalas gráficas é tido como um dos mais sujeito à subjetividade e vieses, como o efeito halo.
III – Correto, pois é muito fácil para o funcionário entender a avaliação através das escalas gráficas, por conta das “notas” atribuídas.
Gabarito: E