SóProvas


ID
1323349
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Plano Plurianual (PPA) 2000-2003 representou um marco para o planejamento em razão da criação do programa como unidade de gestão (Paulo, 2010, p. 178). A criação do programa como unidade de gestão:

Alternativas
Comentários
  • Questão mais ligada à Evolução Histórica do que a própria AFO.


    "(...)

    Essa reforma ficou conhecida como Reforma Gerencial dos Processos de Planejamento e Orçamento e se apresentou como uma conseqüênca direta do movimento de reforma gerencial iniciado no âmbito federal a partir de 1995: 'a verdade é que somente com o PPA 2000-2003 é que foi possível proceder-se à adequação do processo orçamentário às exigências de uma administração gerencial e voltada para resultados (Core, 2004, p.15)'.

    (...)"


    Quem quiser ler mais sobre: http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=2506

  • A questão trata da utilização dos PROGRAMAS como materialização do plano de governo com foco nas demandas sociais.

  • Creio que a resposta se encontra na L9995/2001, que estabelece a distinção entre programa, projeto, atividade e operação especial:


    Art. 3o Para efeito desta Lei, entende-se por:

    I – Programa, o instrumento de organização da ação governamental visando a concretização dos objetivos pretendidos, sendo mensurado por indicadores estabelecidos no plano plurianual;

    II – Atividade, um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo;

    III – Projeto, um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou aperfeiçoamento da ação de governo; e

    IV – Operação Especial, as despesas que não contribuem para a manutenção das ações de governo, das quais não resulta um produto, e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.

  • Essa materia é de administração pública e não AFO.

  • "A principal inovação trazida pelo PPA 2000/2003 foi focada na gestão. As ações do Estado deveriam otimizar o uso dos recursos fiscais disponíveis para atendimento das demandas da sociedade e orientar-se no longo prazo para o desenvolvimento sustentável. (...) Essas modificações visavam tornar a Administração Pública menos burocrática e mais gerencial, com mais liberdade para agir e focada nos resultados. Esses resultados pretendidos extrapolavam o sistema de avaliação tradicional da Administração e incorporavam a avaliação junto à sociedade, para verificar se realmente apresentaram benefícios aos cidadãos." (Augustinho Paludo. Orçamento Público, AFO e LRF, 2013, p. 102)


    Resposta: D
  • PPA (2000-2003 = Programa Avança Brasil ==> 1o. PPA a mudar a metodologia anterior (por Projetos) e neste reflete a nova Classificação Programática (POR PROGRAMAS).

    Lembrando: Projetos --> são limitados no tempo, ao passo que PROGRAMAS, em regra, são contínuos.

    Bons estudos.