SóProvas


ID
1323355
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Constituição previu que a realização da despesa pública será precedida pela apreciação de três leis orçamentárias, das quais o Plano Plurianual (PPA) é a mais estratégica. O PPA foi concebido para ser um instrumento de planejamento estratégico na medida em que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.  Sugiro a leitura do artigo "O PPA como instrumento de planejamento e gestão estratégica" do autor Luiz Fernando Arantes Paulo. O gabarito está consubstanciado na página 174. 


    Fonte: http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=3607

  • Essa questão está relacionado com o inicio e fim do PPA. Vamos lá, o PPA tem duração de 4 anos e não coincide com o mandato do presidente da república, por que?

    - O presidente tem até o dia 31 de agosto do primeiro ano para enviar o projeto do PPA para o congresso.

    - Até o dia 31 de dezembro o presidente sanciona o projeto de PPA em Lei.

    - Entra em vigor no ano subsequente ao ingresso do presidente. Deste modo, percorre os 3 anos restante do mandato e mais 1 ano do próximo presidente, assim finaliza a totalidade dos 4 anos propostos ao PPA, certo?!

    Podemos concluir algumas coisas.....

    -  A duração do PPA não está vinculada ao mandato do presidente.

    - Presidente exerce o primeiro ano do mandato com o PPA do antigo presidente.


  • Em AFO quase todas as questões são resolvidas com o texto da lei. Se o candidato conhecer os seguintes dispositivos dava para saber que a resposta é a letra B. Veja:


    CF. Art. 165.§ 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    § 4º Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição serão elaborados em consonância com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional.



    Art. 166.

    § 3º As emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso:

    I - sejam compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias;

    § 4º As emendas ao projeto de lei de diretrizes orçamentárias não poderão ser aprovadas quando incompatíveis com o plano plurianual.

    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!
  • Acordo politico em um mandato presidencial, para cumprimento de metas. 

  • Letra B.

     

    Comentário:

     

    a) Errada. O PPA dispõe sobre as metas e objetivos da Administração Pública Federal e é aprovação pelo Congresso Nacional.

     

    b) Correta. O PPA orienta a formulação das leis orçamentárias e os planos setoriais e regionais. Segundo o ADCT, a vigência

    do PPA é de quatro anos, iniciando-se no segundo exercício financeiro do mandato do chefe do executivoe terminando no

    primeiro exercício financeiro do mandato subsequente. A ideia é manter a continuidade dos programas. Assim, pode-se dizer

    que o PPAestabelece um acordo político para além do mandato presidencial.

    c) e d) Erradas. O PPA não dificulta a execução de políticas públicas, tampouco estabelece prazo para a execução de despesas.

     

    e) Errada. O PPA não constrói um compromisso político entre os Poderes Executivo e Judiciário.

     

     

     

    Resposta: Letra B

     

     

     

    Prof. Sérgio Mendes

  • LETRA B

    O PPA É UM INSTRUMENTO DE GESTÃO ORÇAMENTARIA COM DURAÇÃO DE QUATRO ANOS QUE NÃO SE CONFUNDE COM O MANDATO DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO.

    NO PRIMEIRO ANO DE MANDATO, O PRESIDENTE GOVERNARÁ SEGUINDO O ORÇAMENTO PROPOSTO PELO PRESIDENTE ANTERIOR, NOS PRÓXIMOS TRÊS ANOS, ATUARÁ SEGUINDO AS DIRETRIZES DO ORÇAMENTO PROPOSTO PELO SEU GOVERNO