SóProvas


ID
1323367
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Nas três últimas décadas assistiu-se a uma crítica generalizada ao funcionamento e desempenho da Administração Pública, argumentando-se que a Administração é uma estrutura gigante, ineficiente, ineficaz, apresenta custos elevados, é muito burocratizada, não é responsável, está sobrecarregada de regras excessivas, enfim é geralmente apresentada uma lista enorme de disfunções para a caracterizar. Foram várias as estratégias de reforma adotadas para mudar o funcionamento da Administração Pública, desde cortes orçamentais, venda de bens do Estado, privatização, contratação de serviços, introdução de medidas de desempenho, da gestão por resultados (Araújo, 2004, p. 1). As reformas conduzidas na Administração Pública brasileira, principalmente desde 1995, bem como seu modelo gestionário, partem da convicção de que:

Alternativas
Comentários
  • d) governo FHC: Neoliberalismo


  • A NGP (Nova Gestão Pública) serviu de referêcia para a Reforma Administrativa de Bresser (PDRAE). Ambas levam em conta os princípios da Administração Gerencial, que tem como pilar as formas de gestão do setor privado, sendo este considerado como exemplo a ser seguido pela Administração Pública, claro que com as devidas adaptações.

  • F - a) o liberalismo é nocivo para as relações intraorganizacionais;
    O liberalismo, ou Estado mínimo, não está ligado ao relacionamento intraorganizacional, ou seja, à relação entre órgãos ou departamentos da mesma organização. Essa frase não faz nenhum sentido e é só uma “pegadinha” para os candidatos menos atentos.

     

    F - b) a competição tem efeitos nefastos para o desenvolvimento do país;
    A competitividade entre órgãos públicos é vista como desejável pelo modelo gerencial. A competição é vista como positiva, não como negativa para o desenvolvimento do país. 

     

    F - c) a cooperação deve substituir a competição como valor organizacional a ser desenvolvido;

    A competição é vista como positiva, não como negativa para o desenvolvimento do país.

     

    V - d) a gestão do setor privado é superior à gestão do setor público;
    Um dos pressupostos do modelo gerencial era o fato de que a gestão privada seria mais eficiente que a gestão pública. O modelo gerencial buscava dotar o setor público da agilidade e flexibilidade do setor privado.

     

    F - e) o desenvolvimento e o progresso são mitos que não levam qualidade de vida para a maior parte da população.

    O desenvolvimento e o progresso não são mitos e levam sim a população a uma melhor qualidade de vida.

     

     

    Gabarito: Letra D.

     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.
     

     

  • Não entendo isso de ser considerado SUPERIOR. É mais eficiente, sim. Mas superior? nada a ver

  • FGV é aloprada demais kkkkk