SóProvas


ID
1323370
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Mesmo que os mecanismos utilizados pela Nova Gestão Pública (NGP) criem a base material para a proliferação de instrumentos de governança, existem diferenças conceituais entre os dois movimentos. A governança sustenta-se em bases ideológicas diferenciadas da NGP. A NGP sustenta-se pela ideologia neoliberal e busca a penetração das forças do mercado no setor público (Peci et al, 2008 p. 42). Enquanto isso, a governança:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar porque a alternativa "E" não está correta? Não consigo encontrar o erro... Obrigada.

  • eu tb marquei a letra E. Mas fiquei na duvida com a B. Preciso melhorar entendimento d governaca cobrado pela fgv

  • Governança deriva do termo governo, e pode ter várias interpretações, dependendo do enfoque. Segundo o Banco Mundial, “governança é a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos sociais e econômicos de um país visando o desenvolvimento, e a capacidade dos governos de planejarformular programar políticas e cumprir funções”.

    Governança pode ser sinônimo de governo, o órgão de soberania ao qual cabe a condução política geral de um país, sendo o órgão superior da administração pública. No entanto, governança também pode dizer respeito às medidas adotadas pelo governo para governar o país em questão.

    São oito as principais características da boa governança: 

    1) Estado de direito; 

    2) Transparência;

    3) Responsabilidade; 

    4) Orientação por consenso; 

    5) Igualdade e inclusividade, 

    6) Efetividade;

    7) Eficiência e 

    8) Prestação de contas.

    http://www.significados.com.br/governanca/

  • Alternativa A - CERTA - conforme explicação do colega CARLOSEDUARDO DA MATTA COSTA

    Alternativa E - ERRADA

    Ela diz respeito a Acountabiliy (a expressão "elaboração colaborativa" evidencia isso)

    Accountability - é a responsabilização dos agentes públicos pelos atos praticados e sua obrigação ética de prestar contas. Em outras palavras, é o conjunto de mecanismos e procedimentos que induzem os dirigentes governamentais a prestar contas dos resultados de suas ações à sociedade, garantido, dessa forma, maior nível de transparência, participação da sociedade e exposição das políticas públicas.Quanto maior for a possibilidade de os cidadãos discernirem se o agente público esta agindo em prol da coletividade e de sancioná-lo,mais accountable é um governo.

    Fonte do Comentário: Comentário de Tiago Costa na questão Q441118 (http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/0958aae4-5e)

  • Colegas, como vcs estou quebrando a cabeça pra encontrar o erro da letra "e". 

    Difícil porque além de estudar muito para tentar dominar a maior parte de assuntos vc tem que decifrar o posicionamento da banca! :(

    Força! ;)

  • Pelo que entendi, a questão está perguntando no que se diferencia a governança da NGP. Se fosse a E, seria mais característica da NGP. 

  • Um novo termo surgiu nesse contexto: é a nova governança pública – que inclui a participação do mercado e da sociedade civil nas decisões –, o que dificulta ainda mais a distinção dos termos governança versus governabilidade. A nova governança seria uma espécie de “ponte” entre os interesses do mercado e da sociedade civil e a governabilidade. “A governança, de fato, ultrapassa os aspectos operacionais das políticas, incluindo mecanismos de agregação de interesses, de decisões políticas, de redes informacionais e de definições estratégicas” (Jardim, apud Wagner Araujo e Marco Gomes, 2006).

    https://www.passeidireto.com/arquivo/3394727/administracao-publica---augustinho-paludo---3-ed-2013/45
  • Também fiquei na dúvida entre B e E. Acho que o erro da E está em mencionar que a elaboração colaborativa se dará em TODAS as etapas.

    e) pressupõe a elaboração colaborativa de todas as etapas referentes à construção de políticas públicas.

    A concepção de governança defendida por Pierre e Peters (2000) consiste na capacidade do Estado em desenvolver políticas, a partir de formas institucionais colaborativas, visando atender a interesses coletivos.


  • Também tive dúvida entre a B e a E,  porem  acabei errando.  Essa questão esta baseada neste artigo disponível no: http://www.scielo.br/pdf/osoc/v15n46/02.pdf> (pag. 42 ): A governança é maleável em diferentes contextos ideológicos ou culturais. De fato, redes interorganizacionais, intersetoriais e gestão integrada podem ser implementadas gradativamente, em diversos contextos sócio-culturais, adaptando- se às suas características. Já a NPM sustenta-se pela ideologia neoliberal e busca a penetração das forças do mercado no setor público.

    GOVERNANÇA E NEW PUBLIC MANAGEMENT: CONVERGÊNCIAS E CONTRADIÇÕES NO CONTEXTO BRASILEIRO.

    Alketa Peci. Octavio Penna Pieranti. Silvia Rodrigues

  • São etapas para formulação das Políticas Públicas:

    1. Formulação da agenda;

    2. Formulação das políticas públicas;

    3. Implementação das políticas públicas e

    4. Avaliação das políticas públicas.

    Pensei assim: em minhas anotações existe participação da sociedade apenas na formulação da agenda. Entretanto, a despeito do que anotei, deduzo que não há em todas as etapas a participação colaborativa e que em algumas etapas a Adm Púb atuará sozinha.

  • Respondendo o erro da letra E com outra questão da FGV:

    Q484488

    Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-SC Prova: Analista Administrativo

    Podemos compreender como Políticas Públicas o conjunto de ações, planos, metas e objetivos traçados pelos governos a fim de alcançar o bem-estar social. Assim, a formulação de Políticas Públicas, bem como a determinação do bem-estar da sociedade, é atribuição do governo e não da sociedade. Entretanto, a sociedade e seus diversos grupos de interesse podem participar de parte do processo de formulação dessas Políticas. A parte do processo em que há participação direta da sociedade e de seus grupos de interesse é: a) formação de agenda; b) formulação de diretrizes; c) o processo de tomada de decisão; d) a implementação; e) a avaliação  Gabarito: letra A - formação de agenda


  • LETRA E:

    Governança é a CAPACIDADE de ação que o Estado possui para implementação das políticas públicas e no atingimento dos objetivos coletivos. Refere-se a sua AMPLITUDE de aplicar as políticas formuladas. A letra "B" possui um sentido mais amplo, porém correto.
    A letra "E" trás o conceito de Governabilidade, quem cria (ELABORA) por meio do relacionamento com a sociedade (COLABORATIVA) a construção (ETAPAS) de políticas públicas que correspondem à anseios sociais.
  • Pessoal, essa questão foi copiada e colada do livro "Peci et al", esse tipo de questão é muito FDP, pq vc meio que tem que advinhar. Colocam afirmativas claramente incorretas, como as letras A e C e outras que fazem algum sentido como B, D e E. Nesses casos, acho que o melhor msm é tentar achar alguns indícios de que a alternativa está errada, como muitos colegas fizeram ao afirmar que o erro da alternativa E está na expressão "todas as etapas". Boa sorte a todos!

  • Uma questão com 2 (duas) respostas corretas. Cara, a FGV deveria ser impedida de Realizar concursos, na moral. Péssimas as questões!

  • Deveria haver uma regra para que as bancas não utilizassem como referência autores que trabalham nela própria.

  • F - a) a governança sustenta-se na figura de um governo burocrático, fortemente dependente de hierarquias e de uma estrutura estatal robusta;

     

    V - b) a governança carrega a ideia de maleabilidade, podendo ser implementada gradativamente, em diversos contextos socioculturais, adaptando-se às suas características;

     

    Para Prats e Catalá, existem diferenças conceituais entre os modelos da Nova Gestão Pública (Modelo Gerencial) e o modelo da Governança:

     

    “ A Governança sustenta-se em bases ideológicas diferenciadas da Nova Gestão Pública: a governança é maleável em diferentes contextos ideológicos ou culturais. De fato, redes interorganizacionais, intersetoriais e gestão integrada podem ser implementadas gradativamente, em diversos contextos sócioculturais, adaptando-se às suas características. Já a Nova Gestão Pública sustenta-se pela ideologia neoliberal e busca a penetração das forças do mercado no setor público".

     

    F - c) a governança distingue as atribuições do governo e da iniciativa privada, não aceitando a participação de organizações do terceiro setor na administração pública federal;

     

    F - d) a governança utiliza uma vasta gama de instrumentos detalhados, que desestimulam a participação de outros atores para além do governo;

     

    F - e) a governança pressupõe a elaboração colaborativa de todas as etapas referentes à construção de políticas públicas.

     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.