SóProvas


ID
132430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca dos princípios orçamentários, julgue os itens a seguir.

O administrador público que respeita o princípio do orçamento bruto, ao planejar o orçamento do ano seguinte, deve fazer as devidas compensações nas contas com a intenção de incluir em sua planilha os saldos resultantes dessas operações.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o princípio da Orçamento Bruto todas as receitas e despesas devem constra da lei orçamentária e de crédito adicionais pelos seus valores brutos, vedadas as deduções, conforme preceitua o art. 6º da Lei nº 4.320/64: art.6º.Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções. § 1ºAs cotas de receita que uma entidade pública deve transferir a outra incluir-se-ão, como despesas, no orçamento da entidade obrigada à transferência e, como receita, no orçamento da que as deve receber.
  • ERRADO!

    Em respeito ao princípio do orçamento bruto, compensações e deduções são vedadas, ou seja, é proibida a inclusão de despesas ou receitas pelo seus montantes líquidos, conforme podemos observar na Lei nº 4.320/1964:

    Art. 6º. Todas as receitas e despesas constarão da lei de orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.
    § 1º As cotas de receita que uma entidade pública deve transferir a outra incluir-se-ão, como despesas, no orçamento da entidade obrigada à transferência e, como receita, no orçamento da que as deve receber.
  • ERRADO

    Existem despesas que, ao serem realizadas, geram receitas ao Ente Público. Por outro lado, existem receitas que, ao serem arrecadadas, geram despesas. Por exemplo, quando o Governo paga salários, realiza despesas. No entanto, a partir de determinado valor, começa a incidir sobre a remuneração o Imposto de Renda, que é uma receita para o governo, descontada diretamente pela fonte pagadora. Assim, ao pagar o salário de um servidor, é efetuada uma despesa (salário) que ao mesmo tempo gera uma receita (Imposto de Renda).

    O princípio do orçamento bruto veda que as despesas ou receitas sejam incluídas no orçamento nos seus montantes líquidos.

    Também está na Lei 4320/64:

    Art. 6º - Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.

  • Pelo princípio do Orçamento Bruto, ficam vedadas as compensações nas contas.
  • GABARITO: ERRADO

    "O orçamento deve apresentar valores brutos, sem dedução."

  • Orçamento bruto : Determina que todas as receitas e despesas constarão na LOA em seus valores totais (brutos), vedada qualquer dedução.