SóProvas


ID
1324576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de temas de interesse à psico-oncologia, julgue o item.

O alerta é uma das fases do estresse e se manifesta quando o organismo se prepara para as reações de luta ou fuga, seguida pela fase de resistência, momento em que tenta uma adaptação ao evento estressor, predominando a sensação de desgaste. Caso a pessoa possua estratégias para lidar com o estresse, o organismo exaure sua reserva de energia adaptativa e a fase de exaustão se manifesta.

Alternativas
Comentários
  • A fase de exaustão acontece quando o indivíduo, repetidamente exposto a uma situação estressante, se torna incapaz de mostrar mais resistência, e assim, a resistência não elimina o estressor. 

  • Resistência é uma tentativa de reeuilíbrio, após a sensação de fuga do estado de alerta. A última etapa  é a da exaustão em que manisfestam-se sintomas crônicos. 

  • Em 1956, Selye propôs que o stress se desenvolve em três fases: alerta, resistência e exaustão. Na revisão de seus conceitos, realizada em l984, Selye sugeriu que o organismo tenta sempre se adaptar ao evento estressor e neste processo ele utiliza grandes quantidades de energia adaptativa.

    Na primeira fase, a do alerta, o organismo se prepara para a reação de luta ou fuga, que é essencial para a preservação da vida. Os sintomas presentes nesta fase se referem ao preparo do corpo e da mente para a preservação da própria vida. Se o stress continua presente por tempo indeterminado, a “fase de resistência” se inicia quando o organismo tenta uma adaptação devido à sua tendência a procurar a homeostase interna. Na “fase de resistência”, as reações são opostas àquelas que surgem na primeira fase e muitos dos sintomas iniciais desaparecem, dando lugar a uma sensação de desgaste e cansaço. Se o estressor é contínuo e a pessoa não possui estratégias para lidar com o stress, o organismo exaure sua reserva de energia adaptativa e a “fase de exaustão” se manifesta, quando doenças sérias aparecem. ( ERRO EM NEGRITO)

    FONTE: http://www.estresse.com.br/publicacoes/o-modelo-quadrifasico-do-stress/