SóProvas


ID
1324657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

    Uma paciente com 65 anos de idade chega a sua primeira consulta psicológica motivada pelo seu médico, que a considera deprimida desde o diagnóstico e o início do tratamento de um câncer de intestino. Para ela, o mais difícil não foi tomar as providências necessárias nesse início e sim sua dificuldade de aceitar os olhares de piedade voltados para si. Ao saber que teria que fazer a quimioterapia ficou apreensiva por temer os efeitos secundários. A paciente atribui a causa de seu câncer a sua relação conjugal, segundo ela, muito ruim durante os 45 anos de convivência, se queixa de ter se sentindo excluída pelo marido e pela família dele, que a tratavam com indiferença apesar do esforço que sempre fez para recebê-los bem em casa. Nas consultas subsequentes, ela associa em sua fala outra situação de exclusão, ocorrida em sua infância, por ser filha de mãe solteira, por nunca ter conhecido a identidade do pai, e por ser discriminada pelo avô em relação aos primos, o qual explicitava uma predileção por uma prima mais nova. Ao terminar seu tratamento médico, a paciente relata a dificuldade de voltar ao hospital, experimentando náuseas só de pensar em se aproximar do local.

A partir desse caso clínico e considerando as teoria e técnicas psicoterápicas aplicadas à paciente em tratamento de câncer, julgue o item.

A psicoterapia cognitiva é uma técnica interessante em oncologia, por tratar-se de uma intervenção de efeito mais breve, ao apoiar-se mais na razão do que no subjetivo, focaliza os sintomas alvos, e está indicada para a paciente, a fim de tratar especificamente sua depressão.

Alternativas
Comentários
  • Especificamente: De maneira específica; de modo exclusivo, restrito; exclusivametne. Imaginei que estivesse errada pela frase “tratar especificamente sua depressao” Eu particularmente não consegui entender a questão. Caso alguém possa me ajudar, agradeço!
  • A psicoterapia cognitiva não é uma técnica, e sim uma abordagem. Entretanto, se a banca considera o significado de abordagem similar a de técnica a questão fica certa.

  • Na minha opinião, a banca erra por considerar a psicoterapia cognitiva como uma técnica, quando na verdade esse modelo de psicoterapia se constitui como uma abordagem da psicologia com objetivo, objeto e métodos próprios. É passível de anulação.

    Porém, nesse caso específico a banca trata o termo 'técnica' de forma equivalente ao de 'abordagem', associando as informações corretas sobre o efeito dessa terapia no tratamento a pacientes oncológicos. Por isso, eu considerei a questão como correta.

  • GABARITO: CERTO