SóProvas


ID
1324666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

    Uma paciente com 65 anos de idade chega a sua primeira consulta psicológica motivada pelo seu médico, que a considera deprimida desde o diagnóstico e o início do tratamento de um câncer de intestino. Para ela, o mais difícil não foi tomar as providências necessárias nesse início e sim sua dificuldade de aceitar os olhares de piedade voltados para si. Ao saber que teria que fazer a quimioterapia ficou apreensiva por temer os efeitos secundários. A paciente atribui a causa de seu câncer a sua relação conjugal, segundo ela, muito ruim durante os 45 anos de convivência, se queixa de ter se sentindo excluída pelo marido e pela família dele, que a tratavam com indiferença apesar do esforço que sempre fez para recebê-los bem em casa. Nas consultas subsequentes, ela associa em sua fala outra situação de exclusão, ocorrida em sua infância, por ser filha de mãe solteira, por nunca ter conhecido a identidade do pai, e por ser discriminada pelo avô em relação aos primos, o qual explicitava uma predileção por uma prima mais nova. Ao terminar seu tratamento médico, a paciente relata a dificuldade de voltar ao hospital, experimentando náuseas só de pensar em se aproximar do local.

A partir desse caso clínico e considerando as teoria e técnicas psicoterápicas aplicadas à paciente em tratamento de câncer, julgue o item.

As intervenções comportamentais, cada vez mais frequentes nos tratamentos oncológicos, se concentram nas crenças e na subjetividade do paciente, as quais são resultados de repostas inadequadas e condicionamentos operantes que atrapalham o tratamento, como pode ser o caso dessa paciente.

Alternativas
Comentários
  • Penso que o erro está no fato de que as intervenções comportamentais se concentram nos comportamentos... e as intervenções cognitivo-comportamentais se concentrem nas crenças e na subjetividade do paciente.

  • Não compreendi bem o erro da assertiva, alguém pode explicar de forma mais clara?

  • Acredito que o erro da questão está em afirmar que as técnicas comportamentais são voltadas para crenças e subjetividade, visto que esta técnica é da Cognitiva Comportamental e não da terapia comportamental. E a segunda parte da assertiva é mais parar confundir o candidato mesmo, pois ambas as partes nem nada a ver uma com a outra.

    Caso eu esteja errada podem me corrigir :)

  • As intervenções comportamentais fazem parte do escopo da TCC também, como por exemplo, em situações de esquiva de situações, assim, não são limitadas à Clínica Comportamental, contudo, intervenções centradas essencialmente nas crenças e subjetividade fazem parte de um rol de intervenções cognitivas.

    Alguns exemplos de técnicas comportamentais :Ensaio comportamental; Reforçamento; Relaxamento; Dessensibilização sistemática.

    Alguns exemplos de técnicas cognitivas: Questionamento Socrático, Identificação de distorções cognitivas; Continuum Cognitivo;