SóProvas


ID
132469
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que concerne à organização administrativa do Estado
brasileiro, julgue os itens subsequentes.

Nas sociedades contemporâneas, o papel que os políticos exercem ganha cada vez mais destaque, visto que a maioria das decisões é tomada por eles. Nesse contexto, a burocracia, como classe, perde espaço para implementar seus próprios projetos.

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO
     
    Nas sociedades contemporâneas está acontecendo exatamente o contrário. 

    Os políticos estão cada vez menos dominantes nas decisões. Diferentemente do que ocorria no início do século XX quando a população não tinha voz ativa em nenhuma decisão, atualmente o povo é cada vez mais ouvido e mais atuante no que tange as decisões dos governantes. A gestão participativa e as organizações sociais  são bons exemplos disso.

  • Os únicos que são ouvidos e atuam de forma muito contundente na política são os banqueiros e empresários, enfim as elites...

     

     

  • Cespe quis ser politicamente correto nesse item....todo mundo sabe q os políticos estã ganhando cada vez mais poder em detrimento do poder da burocracia....principalmente pelo fato de serem os políticos meros representantes do interesse das grande empresas, qdo nao sao ees proprios empres/arios....P/ mim o item é correto....
  • Quanto à primeira parte da questão eu não sei se está certa ou errada, mas a segunda não tem nada a ver, pois burocracia não é classe (acho que tentaram confundir com burguesia) e sim um modelo da administração.
  • Q44154 - Nas sociedades contemporâneas, o papel que os políticos exercem ganha cada vez mais destaque, visto que a maioria das decisões é tomada por eles. Nesse contexto, a burocracia, como classe, perde espaço para implementar seus próprios projetos. Resposta: (Errado)

    1ª parte: Nas sociedades contemporâneas, o papel que os políticos exercem ganha cada vez mais destaque, visto que a maioria das decisões é tomada por eles. (Certo)
    Aqui temos o princípio da Democracia representativa em execução. Um grupo de pessoas eleitas, normalmente por votação, para "representar" um povo ou uma população, isto é, para agir, falar e decidir em "nome do povo". Os "representantes do povo" se agrupam em instituições chamadas Parlamento, Câmara, Congresso ou Assembleia.

    2ª parte: Nesse contexto, a burocracia, como classe, perde espaço para implementar seus próprios projetos. (Errado).
    Nosso sistema é essencialmente legal, e mesmo na discricionariedade, deve existir a legalidade (Princípio da Legalidade que sustenta a burocracia). O examinador usou a expressão “classe burocrática” para confundir o candidato. A classe política, como parte do sistema, é essencialmente burocrática. Devem obedecer as diretivas fixadas na Carta Magna e nas leis infraconstitucionais na execução de suas atividades, sejam quais forem.

    Importante ressaltar que o Estado Brasileiro vive o fenômeno da administração gerencial, iniciada pelo PDRAE em 1995. Todavia, o gerencialismo não tem como objetivo excluir a burocracia tão pouco o sistema legal que a embasa.
  • Perfeito Marcel,

    eu ainda não me acostumei com as maldades do Cespe, o examinador escreve de uma forma que você de cara acha que entendeu...depois vê que não era o que pensava..aff
  • Eu acertei esta questão pensando em políticas públicas. Hoje existem 2 modelos de implementação de políticas públicas.

    1) top dow: de cima para baixo, em que a responsabilidade por uma política cabe aos agentes situados no topo do processo. Agentes políticos

    2) botton up: de baixo para cima, políticas concebidas a partir da base pelos atores situados em escalões inferiores e institucionalizadas em níveis superiores. Maior participação da classe dos burocratas.

  • Muito boa colocação Marcelo Jean. Me ajudou muito nesta questão!

  • Ocorre o inverso. Não é a burocracia que perde espaço, mas sim os políticos!

     

    "Na medida em que as organizações burocráticas ganham importância e seus administradores se fortalecem, eles tendem a retirar parte do poder dos políticos, o que em termos de democracia poderia se tornar um grave problema. 
    Esses administradores burocratas, segundo Bresser Pereira (2001), 'tendem a controlá-la cada vez mais e completamente'." Administração Pública para AFRF e AFT Augustinho Paludo (pág. 62)

  • Weber busca um administrador especializado para que o Estado tivesse administrador . 

     

  • O modelo empregado atualmente é o gerencial não o burocrático. Esse modelo conta com a participação popular nas decisões. 

  • Vamos ser sinceros! Os políticos mandam em tudo! Essa reforma gerencial é maior mentira da história!