-
Motivação é a pressão interna surgida de uma necessidade, também interna, que excitando (via eletroquímica) as estruturas nervosas, origina um estado energizador que impulsiona o organismo à atividade, iniciando, guiando e mantendo a conduta até que alguma meta (objetivo, incentivo) seja conseguida ou a resposta seja bloqueada.
A questão está errada, pois:
" a motivação é força oriunda de incentivos INTERNOS ..."
-
As chamadas teorias das necessidades, como as de Maslow, Herzberg, Vroom e outros, partem do princípio de que os motivos do comportamento residem dentro do próprio indivíduo: sua motivação para agir e de comportar deriva das forças que existem dentro dele próprio. Algumas dessas necessidades são conscientes, enquanto outras não.
-
A motivação humana é um fator interno que influencia o comportamento das pessoas, tudo aquilo que impulsionar uma pessoa a agir de uma determinada forma é um motivo... Esse impulso pode ser provocados por fatores externos (provindo do ambiente) e pode ser gerado por fatores internos, que são os fatores motivacionais . Ela está relacionada com a cognição humana. A motivação humana influencia diretamente no comportamento das pessoas, os fatores internos contribuem para definir a Motivação das pessoas. Herzberg fala que o fatores higiênicos ( dinheiro) são características que não motivam, pois, eles são externos ao cargo, apenas evitam a insatisfação. Questão errada!!
-
Pessoal,
A motivação pode ser extrínseca (externa), como é o caso do ambiente, salários, status e etc.
Ou, pode ser, Intrínseca (interna), como é o caso de fatores pessoais, personalidade, fatores cognitivos e etc.
No meu modo de ver o que torna a questão errada é afirmar que a motivação é oriunda de força externa, pois ela pode ser também interna.
Segundo Herberg e a teroria dos dois fatores:
1 Fatores Higiênicos - salários, benefícios sociais, políticas da Empresa
2 Fatores Emocionais - Estão diretamente relacionados ao conteúdo do cargo em si. Os fatores tornam-se atrativos no momento em que as atividades estimulantes são agregadas ao cargo.
Ex. Imagem uma pessoa que passa 8 horas do dia colando selos em cartas, por quantos anos ela se manterá motivada??
Abraços e bons estudos
-
Cuidado! A motivação NÃO é externa, ela é INTERNA!
Sobre o comentário do colega acima, Herzberg fala em fatores higiênicos ou insatisfacientes (são extrínsecos e NÃO levam à motivação nem à satisfação, mas sua ausência gera insatisfação) e em fatores motivacionais (e não emocionais), que são intrínsecos. Ou seja, o próprio Herzberg não considerava os fatores externos como sendo motivacionais.
Herzberg também dizia que, para manter uma equipe sempre motivada, são necessárias ações de enriquecimento de cargos - que estimulem a superação, o desafio.
Interessante ler este artigo do portal do RH - http://www.rh.com.br/Portal/Motivacao/Artigo/4285/o-que-e-motivacao.html
-
Pois é meu colega, mas me diga onde na questão é pra considerar a teoria de Herzberg isoladamente?
A teoria de Maslow, por exemplo, coloca na base da pirâmide os fatores de segurança, e que segundo ele, fazem parte das necessidades de motivação do indivíduo.
Feita a ressalva, concordo com o já exposto no sentido de que o erro da questão é afirmar algo incompleto (motivação é oriunda de força externa).
-
A motivação é oriunda de incentivos INTERNOS E NÃO EXTERNOS como afirma a questão.
-
Maldade de coração peludo do examinador!
A questão está praticamente correta, a não ser quando afirma categoricamente que: " a motivação é força oriunda de incentivos EXTERNOS".
Nãããão! Jamaaais!
A motivação é pessoal, o que me motiva não necessariamente motiva o meu colega de trabalho e portanto, é algo INTRÍNSECO.
Vamo que vamo..
Só desisto depois que eu passar!
-
A motivação é oriunda de fatores internos e influenciada por fatores externos. (é assim que entendo)
-
Se churumela... rsrs
Motivação é um processo psicológico (intrínseco) que causa um despertar para a ação.
Entretanto, alguns estudiosos questionam a ideia de que a motivação é intrínseca. Entre esses estudos temos a teoria do reforço que afirma que a motivação é extrínseca. Enquanto a primeira (motivação intrínseca) refere-se à motivação gerada por necessidade e motivos da pessoa, a motivação extrínseca refere-se à motivação gerada por processos de reforço e punição.
Prof. Andreia Ribas
E para reforçar a discurssão...
Q263267 (Cespe/Assembleia Legislativa-CE/2011)
Entendendo-se liderança como a capacidade de alguém exercer influência sobre outras pessoas, é correto afirmar que a motivação é extrínseca ao indivíduo.
Gabarito: certo.
Dai vem a pergunta elementar, qual o erro da questão?
-
Motivação é interno (intrinseco)
Motivação: trabalho, reconhecimento, realização, desafios, responsabilidade autonomia, aprendizado, crescimento e promoção.
-
"força oriunda" torna a questão errada.