SóProvas


ID
132529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O comportamento organizacional refere-se às ações de
indivíduos e grupos de uma organização. Com relação a esse
assunto, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética. Uma equipe de um posto de vacinação decidiu promover uma reformulação em seu processo de atendimento aos usuários. Criou-se, então, na maior parte dos seus integrantes, uma expectativa decorrente do desempenho a ser alcançado por essa reformulação. Nessa situação, é correto afirmar que a satisfação esperada por um indivíduo, associada a cada produto resultante do desempenho, é denominada valência.

Alternativas
Comentários
  •  CORRETO

    1)Teoria da Expectativa ou teoria de Vroom. De acordo com essa teoria, as pessoas consideram três fatores ao decidirem se devem exercer esforço em direção às ações:

    expectativa, que é a probabilidade subjetiva de que o esforço acarretará desempenho;

    instrumentalidade, que é a probabilidade subjetiva de que um determinado nível de desempenho acarretará certos resultados, e

    valência, que é a satisfação esperada por um indivíduo, associada a cada produto resultante do desempenho.

  • O modelo contigencial de Victor H. Vroom desenvolveu uma teoria da motivação que reconheceu a evidência de que diferentes indivíduos reagem de diferentes maneiras, confome a situação em que estejam colocadas, enfatizando assim as diferenças individuais:

    Valência: valor que ele atribui ao resultado advindo de cada alternativa;
    Instrumentalidade: da percepção de que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação;
    Expectativa: que o indivivíduo tem de poder obter cada resultado.
  • Trata-se de uma questão sobre a teoria da expectância. Para ela:
    •  Relação esforço-desempenho (Expectância): trata-se da crença do funcionário de que seu esforço gerará o desempenho esperado e que esse resultado será percebido pela organização em sua avaliação de desempenho;
    •  Relação desempenho-recompensa (Instrumentalidade): trata-se da crença de que ao atingir os objetivos fixados para si, o funcionário receberá recompensas da organização, como remuneração variável, bônus, folgas, etc.;
    •  Relação recompensa-metas pessoais (Valência):trata-se do grau em que as recompensas que o funcionário recebe da organização servem para que ele possa atingir suas  próprias metas pessoais.
    Assim, vemos que a valência é justamente o valor que a recompensa terá para a satisfação das metas do próprio individuo. É o que está dito na questão, em outras palavras!

    Prof. Carlos Xavier (PONTO DOS CONCURSOS)
  • Gabarito  - Certo

    Valência é o valor que o indivíduo receberá por ter executado determinada tarefa, ou seja, é a satisfação esperada ao desempenhá-la.

  • Certo. Valência é o valor que um colaborador coloca sobre os resultados de um projeto ou iniciativa particular. Por exemplo, um projeto que visa explicitamente a melhorar um aspecto de um departamento a que este empregado não pertença provavelmente vai ter uma valência muito baixa para ele. Por outro lado, um discurso de vendas para um potencial novo cliente provavelmente terá um nível muito elevado de valência se o empregado fazendo o contato tem a chance de receber uma grande comissão se a venda for fechada.



    fonte: http://www.ehow.com.br/conceitos-importantes-comportamento-organizacional-novos-gerentes-info_345358/
  • Acertei porque decorei!

     

    Esquematizando: 

     

    VALÊNCIA: a atratividade que um objetivo/resultado produz em alguém. (A sedução do objeto a ser conquistado, a sedução que o resultado esperado produz em nós)  OLHA A ALTERNATIVA, COMO SE ENCAIXA CERTINHO NESSE CONCEITO: "Nessa situação, é correto afirmar que a satisfação esperada por um indivíduo, associada a cada produto resultante do desempenho, é denominada valência".

     

    POR QUE NÃO PODERÍA SER EXPECTATIVA E INSTRUMENTALIDADE:

     

    EXPECTATIVA: Esforço/desempenho despendido pelo indivíduo para alcançar o seu objetivo. (LEMBRE-SE DE ESFORÇO/DESEMPENHO)

     

    INSTRUMENTALIDADE: É a crença, a probablidade subjetiva, a percepção (como prefiram definir) de que o meu desempenho me levará ao resultado almejado! É eu creditar na equação: atitude/desempenho/esforços = resultado alcançado!

     

    Espero que tenha ficado claro!

     

    Vamo que vamo!

     

  • Gabarito: certo

     

     

    Para acrescentar...

     

    Q80449 Ano: 2010  Banca: CESPE  Órgão: ABIN  Prova: Oficial Técnico de Inteligência - Área de Administração

    O valor que um indivíduo atribui ao alcance de um resultado - por exemplo, uma promoção - é fator determinante do seu nível de motivação em relação a determinada atividade.

     

    Gabarito: certo

     

  • Expectativa: esforço - desempenho/ esforço - resultado 

    Instrumentalidade - Desempenho - resultado

    Valência: valor atribuído ao resultado. 

  • A nossa VALÊNCIA é o desejo de passar no concurso. (O valor que isso tem pra nós.)

    A nossa EXPECTATIVA é que estudando a gente tem chances de ser aprovado. (esforço-desempenho)

    A nossa INSTRUMENTALIDADE é a luta diária, força e determinação pra estudar muito. (desempenho-resultado)

     

    Precisamos ter os 3 para que o objetivo seja alcançado. Se faltar 1, não dá certo.

    QUESTÃO: Quando se atribui valor a algo, tem-se a VALÊNCIA.

     

    Fonte:Q360956 comentário Geovana Santana

  • A banca foi malvadinha aqui! Colocou a palavra expectativa ali no meio somente para te confundir, além de começar falando sobre a instrumentalidade (crença de que o desempenho trará a recompensa). Só que, ao final da questão, ele deixa bem claro qual a sua indagação: a satisfação (felicidade) que cada indivíduo sentirá a partir de uma recompensa recebida (produto resultante do desempenho) é denominada valência? Sim, já que essa é a importância dada àquela recompensa pelo trabalhador. Portanto, certinha essa questão.

    Gabarito: C

  • Partindo desses pressupostos, Vroom descreveu três relações importantes que explicam o processo motivacional:

    a) Valência (relação entre recompensas e metas pessoais; grau de atração): é a força do desejo de um indivíduo para um resultado particular, o sentimento de atração por uma recompensa, o valor subjetivo que ele atribui ao resultado de cada alternativa. É única para cada pessoa, pois resulta de suas experiências, além de mudar com o tempo.

    b) Instrumentalidade (relação entre desempenho e recompensa ou compensação): é o grau em que um indivíduo acredita que determinado nível de desempenho vai leva-lo à obtenção de um resultado que deseja (como um “instrumento para”). É a percepção de que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação efetiva.

    c) Expectativa, expectância ou probabilidade subjetiva (relação entre esforço e desempenho): é a relação esforço-rendimento, ou seja, a expectativa que um indivíduo tem de poder obter cada resultado. É medida em termos de probabilidade, o que significa dizer que se o indivíduo não enxergar a possibilidade de que um certo esforço o leve a alcançar o desempenho que deseja, sua expectância será 0 (0%). Por outro lado, se a pessoa tem alta confiança de que seu esforço o levará à conclusão da tarefa, a expectância pode ter valor 1 (100%).

    Assim, de acordo com a teoria da expectativa, para que uma pessoa esteja motivada a fazer alguma coisa é preciso que ela, simultaneamente:

    a) atribua valor à compensação advinda de fazer essa coisa;

    b) acredite que fazendo essa coisa receberá a compensação esperada; e

    c) acredite que tem condições de fazer essa coisa.

    O autor da teoria dispôs essas relações numa equação, definindo que a motivação é produto destas três relações:

    MOTIVAÇÃO = V (valência) X E (expectativa) X I (instrumentalidade)