Nessa questão o Cespe apresenta as características da liderança paternalista.
O modelo de liderança paternalista que relaciona a ação do gestor com compreensão, protecionismo e amizade é o preferido entre os brasileiros. A Liderança paternalista pode ser confortável para os liderados e evitar conflitos, mas não é o modelo adequado num relacionamento profissional, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o filho, incondicionalmente. Já em uma relação profissional, o equilíbrio deve preponderar e os resultados a serem alcançados pela equipe são mais importantes do que um indivíduo.
Bons estudos!!
Gab: ERRADO
Robbins (2005) ressalta as seguintes colocações para a teoria:
• Líder Diretivo: semelhante à “estrutura de iniciação” da Universidade de Ohio. Este líder deixa claro o que espera dos liderados, organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas sobre como as tarefas deverão ser realizadas.
• Líder Apoiador: semelhante à “consideração”. O líder apoiador é receptivo e sensível às necessidades dos liderados. Este seria o gabarito correto!
• Líder Participativo: antes de tomar decisões, consulta os liderados. É semelhante ao democrático-consultivo da liderança clássica.
• Líder orientado para a conquista ou Líder voltado para a realização: estabelece desafios e espera que os liderados demonstrem desempenho máximo.
RIBAS e SALIM, Gestão de Pessoas para Concursos. pág. 350.
Erros, mandem mensagem :)