SóProvas


ID
132532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O comportamento organizacional refere-se às ações de
indivíduos e grupos de uma organização. Com relação a esse
assunto, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética. Jônatas, enfermeiro chefe de determinado hospital, tem um comportamento caracterizado pela amabilidade usual com que se relaciona com os subordinados e pela demonstração de preocupação com o seu bem-estar e suas necessidades. Nessa situação, é correto afirmar que, com base no perfil de comportamento descrito, Jônatas exerce uma liderança participativa.

Alternativas
Comentários
  • Liderança Participativa: Os colaboradores são a participarem dos processos decisórios. É nesse estilo que há o incentivo dos componentes do grupo opinarem quanto a maneira que determinada tarefa será executada, cabendo a decisão final ao líder. Por esse modelo de liderança, é a maior satisfação pessoal e o sentimento de contribuição por parte dos integrantes.
  • Nessa questão o Cespe apresenta as características da liderança paternalista.

    O modelo de liderança paternalista que relaciona a ação do gestor com compreensão, protecionismo e amizade é o preferido entre os brasileiros. A Liderança paternalista pode ser confortável para os liderados e evitar conflitos, mas não é o modelo adequado num relacionamento profissional, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o filho, incondicionalmente. Já em uma relação profissional, o equilíbrio deve preponderar e os resultados a serem alcançados pela equipe são mais importantes do que um indivíduo.

    Bons estudos!!

  • RESPOSTA: ERRADO

    A questão refere-se a abordagem situacional de liderança chamada TEORIA CAMINHO-OBJETIVO. Esta teoria foi desenvolvida por Robert House que afirma que o trabalho do líder é ajudar seus seguidores a atingirem suas metas e fornecer a direção necessária e/ou apoio para assegurar que suas metas sejam compatíveis com os objetivos gerais do grupo e da organização, elimando barreiras e obstáculos. Esta teoria define quatro tipos de comportamento de liderança:
    1. Liderança Diretiva: deixa os subordinados saberem o que se espera deles, programa o trabalho a ser feito e dá a direção específica de como realizar as tarefas.
    2. Liderança Apoiadora: dá especial atenção às necessidades e bem-estar dos subordinados, melhorando o ambiente social da organização.
    3. Liderança Participativa: consulta os subordinados, ouve as suas sugestões, tendo-as em consideração na tomada de decisão.
    4. Liderança Orientada para os Resultados: define objetivos desafiadores para os subordinados, esperando por seu lado que eles alcancem elevados desempenhos.
    A questão se encaixa no estilo de liderança apoiadora ("...demonstração de preocupação com o seu bem-estar e suas necessidades...") e não liderança participativa.

  • Liderança apoiadora - demonstração de preocupação com o seu bem-estar e suas necessidades.

  • Gab: ERRADO

    Robbins (2005) ressalta as seguintes colocações para a teoria:

    Líder Diretivo: semelhante à “estrutura de iniciação” da Universidade de Ohio. Este líder deixa claro o que espera dos liderados, organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas sobre como as tarefas deverão ser realizadas.

    Líder Apoiador: semelhante à “consideração”. O líder apoiador é receptivo e sensível às necessidades dos liderados. Este seria o gabarito correto!

    Líder Participativo: antes de tomar decisões, consulta os liderados. É semelhante ao democrático-consultivo da liderança clássica.

    Líder orientado para a conquista ou Líder voltado para a realização: estabelece desafios e espera que os liderados demonstrem desempenho máximo.

    RIBAS e SALIM, Gestão de Pessoas para Concursos. pág. 350.

    Erros, mandem mensagem :)