-
O modelo de Hersey e Blanchard, é sem dúvida um dos mais conhecidos modelos em termos de liderança situacional, é baseado em duas variáveis: o comportamento do líder ( como ele orienta para as tarefas e como é o seu relacionamento com seu seguidores) e a maturidades dos seus subordinados. O conceito – chave desse modelo é o nível de maturidade dos subordinados ( em relação ao desempenho com as tarefas, não em relação a sua personalidade). A maturidade consiste na capacidade de estabelecer objetivos (metas), aceitar as responsabilidades e a aptidão para desempenhar a tarefa solicitada ( esse critério é avaliado pelo líder, se o subordinado tem experiência e formação para desempenhar essa tarefa, logo ele esta apto a mesma).
Um ponto forte dessa teoria é ao reconhecimento da competência e da motivação como elementos – chave do processo de liderança, mas um problema encontrado nessa teoria é discutido até hoje, a idéia de que as pessoas “imaturas” devem ser tratadas com o “pulso forte”, mas esse tipo de tratamento não as desenvolveriam, fariam com que elas ficasse ainda mais imaturas.
-
o erro está em mencionar a abordagem comportamental e faz parte de liderança
-
ERRADO.
Tal Modelo se refere a liderança situacional.A Questão fala em modelo organizacional, o que foge do foco.Nas provas do cespe é bom ter cuidado com aposto explicativo ou restritivo.
POrém, muitas vezes, a gente acha que o aposto deixa a questão falsa e na verdade está verdadiro,.Tem qeu saber mesmo e ter atenção, pos hoje em dia
metade das vezes está certo e outra metade está errado, com poucas variações.Antigamente estar entre vírgulas, bem como falar sempre, nunca era sinonimo de
incorreção da questão e de tanto ficar manjando o Cespe agora coloca essa questões tb com certas em metade das vezes.O chute ''puro'' de loteria não vale a pena.
-
ERRADO
Vamos por partes:
"O modelo de liderança situacional proposto por Hersey e Blanchard, integrante da abordagem comportamental.."
(errado, pois integra a abordagem contingencial ou situacional).
"vincula a competência e a motivação como elementos importantes do processo de liderança,"
(correto, pois o fator mais importante que define o estilo do líder é o NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO do empregado; este nível é a combinação de COMPETÊNCIA + MOTIVAÇÃO para desempenhar tarefas).
"além de reconhecer que a maturidade dos subordinados define o comportamento do líder"
(correto, foi o que expliquei acima. MATURIDADE é a mesma coisa de NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO do empregado. São 4 os níveis de desenvolvimento: baixa habilidade + baixo desejo; baixa habilidade + alto desejo; alta habilidade + baixo desejo; alta habilidade + alto desejo)
"mais orientado para a tarefa ou para o relacionamento"
(correto, pois Hersey e Blanchard usam os vetores ORIENTAÇÃO E APOIO - também chamados de TAREFA E RELACIONAMENTO - para criar 4 estilos de líder: Falador, Vendedor, Participador, Delegador).
Então eles propõem a combinação dos 4 NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO do empregado, sugerindo que os 4 estilos de liderança do gerente deveriam variar com a situação.
-
(...) embora todas as variáveis situacionais (líder, liderados, superiores,
colegas, organização, exigências do cargo e tempo) sejam importantes, na
Liderança Situacional a ênfase recai sobre o comportamento do líder em
relação aos subordinados. (...) Os liderados são de importância vital em
qualquer situação, não só porque individualmente aceitam ou rejeitam o
líder, mas porque como grupo efetivamente determinam o poder pessoal
que o líder possa ter. (HERSEY e BLANCHARD, 1986, p. 187)
O erro da questão está em afirmar que o "COMPORTAMENTO DO LIDER PODE SER ORIENTADO PARA A TAREFA", em um ambiente envolvido pela Liderança Situacional onde a ênfase está no comportamento do Indivíduo (BEHAVIORISMO), sempre haverá poderamento sobre o relacionamento.
-
Discordo do colega abaixo.. Cfe Chiavenato:
" Hersey e Blanchard argumentaram que a lideranca situacional requer o ajustamento do lider em relacao aos comportamentos de tarefa (como dar orientacao e direcao) e aos comportamentos de relacionamento (como proporcionar apoio socioemocional) ..."
ou seja, neste modelo há a preocupacao tanto com a tarefa como com o comportamento.
-
As teorias contingenciais ou situacionais vieram suprir a lacuna que as teorias comportamentais não conseguiram preencher: além de considerar o comportamento do líder, a situação deveria ser considerada. Um dos exemplos é a toria de Hersey e Blanchard.
-
O modelo de liderança situacional é uma abordagem contingencial (e não comportamental) e considera maturidade dos subordinados, mas não onsidera competência ou motivação no processo de liderança.
-
O ERRO está ao dizer que vincula a motivação como elemento, pois segundo a teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard, a liderança deve ser escolhida com base na maturidade dos seguidores.
São 4 estágios:
Determinar - quando não há maturidade dos subordinados, necessitam do líder
Persuadir - subordinados não executam as tarefas sozinhos, o líder da ênfase nas tarefas e nas pessoas
Compatilhar - já há certa maturidade, as decisões são compartilhadas
Delegar - maturidade para decisão
-
Gente, cuidado com os comentários equivocados, o ÚNICO erro esta em dizer que o modelo de Hersey e Blanchard eh comportamental, quando na verdade eh contingencial (ou situacional), a descrição do modelo esta perfeita. A maturidade eh definida através da combinação entre competência e motivação (a motivacao eh sim elemento para definir a maturidade) e o tipo de liderança eh escolhido de acordo com a situação.
Maturidade 1 (M1)= baixa motivação e baixa competência = narrar, determinar, dirigir
Maturidade 2 (M2) = alta motivação e baixa competência = persuadir, guiar, vender
Maturidade 3 (M3) = baixa motivação e alta competência = participar
Maturidade 4 (M4) = alta motivação e alta competência = delegar
-
Liderança situacional não é integrante da abordagem comportamental e sim da abordagem contingencial
-
CONTINGENCIAL e não comportamental!
-
gente, existe diferença em dizer que a maturidade é capacidade + motivação ou competência + motivação?
-
Galera, a não ser pelo fato de a banca trocar abordagem SITUCIONAL por abordagem COMPORTAMENTAL , o resto está correto. Realmente a teoria de Hersey e Blanchard é baseada na capacidade e na motivação dos liderados. A maturidade dos liderados nada mais é que a junção da capacidade (que o autor chama de maturidade no trabalho) com a motivação (que o autor chama de maturidade psicológica).
As teorias comportamentais são aquelas que distinguem líder orientado para tarefa x líder orientado para pessoas (note que aqui pouco importa os liderados , as teorias já prescrevem modelos de comportamento para o líder). As teorias situacionais e as contingenciais (ou como as bancas errôneamente chamam de sinônimo das contingenciais) são aquelas que além de se preocupar com o comportamento do líder , também buscam adequá-lo às características dos liderados. Nas teorias situacionais temos a teoria de Hersey e Blanchard , já nas contingencias temos a de Fiedler.
-
Abordagem Contingencial ou Situacional
Teoria Situacional de Hersey e Blanchard – O ciclo de vida da Liderança
A abordagem de Hersey e Blanchard se apoia no relacionamento entre a maturidade dos empregados e o comportamento do líder em relação ao relacionamento e a tarefa.
De acordo com os autores, os empregados variam muito em seu nível de maturidade - habilidade de fazer seu trabalho de forma independente, de assumir responsabilidade e de desejar o sucesso.
Nesse sentido, o estilo de liderança a ser utilizado depende da maturidade dos funcionários, que pode atingir um dos quatro estágios seguintes:
• Maturidade 1: as pessoas demonstram pouca capacidade e disposição para realizar as tarefas e assumir responsabilidades (motivação e capacidade baixas).
• Maturidade 2: as pessoas possuem motivação para o trabalho mas não possuem as competências necessárias para realizá-lo (baixa capacidade e alta motivação).
• Maturidade 3: as pessoas possuem as competências necessárias para a realização da tarefa, mas não estão motivadas para tal (alta capacidade e baixa motivação).
• Maturidade 4: as pessoas possuem as competências necessárias para a realização do trabalho e desejam realizar as tarefas que lhe são passadas (alta capacidade e alta motivação).
Em outras palavras, considerando o estágio da maturidade do grupo, o líder deverá adotar uma das formas de liderança possíveis, considerando tanto o comportamento de relacionamento (ou foco no apoio às pessoas), quanto o comportamento de tarefa (ou foco nas tarefas/produção), conforme apresentado a seguir:
• Estilo 1: Narrar/Determinar/Dirigir (Alto comportamento de tarefa e baixo comportamento de relacionamento): é o estilo para grupos com a menor maturidade (M1). Nesse caso, o líder orienta claramente as tarefas a serem realizadas.
• Estilo 2: Vender/Guiar/Persuadir (alto comportamento de tarefa e alto comportamento de relacionamento): Quando a maturidade está entre baixa e moderada (M2), esse é o estilo ideal. Nele, o líder, ao mesmo tempo em que convence as pessoas, apoia o seu desenvolvimento, pois elas possuem baixa capacitação;
• Estilo 3: Participar (baixo comportamento de tarefa e alto comportamento de relacionamento): é o estilo correto para a maturidade de média a alta (M3). Aqui, o papel do líder é muito mais de apoiar as pessoas, enfatizando a criação de motivação, do que de dirigi-las para a realização das tarefas, já que elas são capazes;
• Estilo 4: Delegar (baixo comportamento de tarefa e baixo comportamento de relacionamento): trata-se do estilo adequado para liderar pessoas com o maior nível de maturidade (M4). Nessa condição, a maturidade dos liderados permite que eles executem os planos com maior liberdade e menor controle, possibilitando ao líder a delegação das tarefas.
-
Hersey e Blanchard (Abordagem CONTINGENCIAL ou SITUACIONAL)
Tarefa X Relacionamento + maturidade
E1: Tarefa alta e relacionamento baixo + maturidade baixa
E2: Tarefa alta e relacionamento alto + maturidade baixa
E3: Tarefa baixa e relacionamento alto + maturidade média
E4: Tarefa baixa e relacionamento baixo + maturidade alta
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Capacidade(Competência) X Disposição(Motivação)
E1: Baixa capacidade e Baixa disposição(prontidão ou desejoso e confiante)
E2: Baixa capacidade e Alta disposição(prontidão ou desejoso e confiante)
E3: Alta capacidade e Baixa disposição(prontidão ou desejoso e confiante)
E4: Alta capacidade e Alta disposição.(prontidão ou desejoso e confiante)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
E1: DETERMINAR
E2: PERSUADIR (líder diretivo + apoiador)
E3: COMPARTILHAR (líder participativo)
E4: DELEGAR
-
Comentário:
Meu povo, ou é situacional ou é comportamental, né? Rsrsrs. A própria questão afirma as duas coisas, então dava pra você matar só por aí. A teoria de Hersey e Blanchard está contida dentro da abordagem situacional. Assim, errada a afirmativa.
Gabarito: E
-
O erro é dizer que COMPORTAMENTAL. Na verdade é situacional/contingencial.
-
O modelo de liderança situacional proposto por Hersey e Blanchard, integrante da abordagem comportamental, vincula a competência e a motivação como elementos importantes do processo de liderança, além de reconhecer que a maturidade dos subordinados define o comportamento do líder mais orientado para a tarefa ou para o relacionamento. Resposta: Errado.
Existem mais erros, mas de cara já marca errado apenas por isso.
As principais fontes literárias dividem a liderança em três abordagens: traços de personalidade, estilos de liderança e liderança situacional.
Estilo Situacional: desenvolvido por House para prover fonte de satisfação aos liderados ao esclarecer os objetivos de desempenho, os meios para alcançá-los e os padrões de comparação.