-
Adhocracia:propõe um estilo mais flexível de administrar, favorece uma atitude mais informal e menos detalhada. Entre as características da adhocracia estão: equipe-tarefa temporária, autoridade descentralizada e menor número de regras. As equipes ad-hoc são constituídas somente quando há necessidade, e em seguida são dissolvidas. Elas são temporárias, cooperam entre si, e a quantidade de equipes varia conforme a necessidade da organização. Seus integrantes são relativamente auto-administrados, capazes de aprendizagem rápida e criativos.
Alvin Toffler defende o estilo adhocrático: "...a melhor maneira de organizar não é burocraticamente, mas ad-hocraticamente, a fim de que cada unidade se integre com muitas outras unidades lateralmente, e não apenas hierarquicamente, e que as decisões, como bens e serviços, sejam individualizadas, e não padronizadas."
Gabarito: Certo.
-
Complementando o comentário abaixo,
Adhocracia corresponde ao oposto da burocracia: enquanto a burocracia coloca a ênfase na rigidez das rotinas, a Adhocracia coloca a ênfase na simplificação dos processos e na adaptação da organização a cada situação particular. Robert Waterman define-a como qualquer forma de organização que corta com todos os processos característicos das organizações burocráticas relacionados com a pesquisa e análise de novas oportunidades, resolução de problemas, e obtenção de resultados. A Adhocracia é, desta forma, aplicável a qualquer organização que rompa com as tradicionais normas burocráticas, geralmente dominantes em empresas na sua fase de maturidade. O objectivo da Adhocracia é a detecção de novas oportunidades, resolução de problemas e obtenção de resultados através do incentivo à criatividade individual enquanto caminho para a renovação organizacional.
-
RESPOSTA: CERTO
PROPÓSITO:
Funcionários devem seguir regras e regulamentos (BUROCRACIA)
Funcionários devem estar comprometidos com qualidade (ADHOCRACIA)
(CHIAVENATO, Administração Geral e Pública, p.300)
-
A adhocracia prevê o compromisso dos funcionários com a qualidade --> correta.
O propósito no controle burocrático os funcionários devem seguir as regras e os regulamentos. Na adhocracia o controle é realizado pelas pessoas esses focam no comprometimento com a qualidade.
Algumas características da adhocracia :
As organizações precisam ser orgânicas, inovadoras, temporárias, elas precisam mudar suas feições internas com tal frequência que os cargos mudarão de semana a semana e as responsabilidades se deslocarão continuamente, tem por características flexibilidade e mutabilidade, os grupos se reúnem temporariamente em forma de forças-tarefas.
A adhocracia é o inverso da burocracia, ela vem do latim = para esse fim ou para este fim, significa uma estrutura flexível capaz de amoldar-se contínua e rapidamente às condições ambientais em mutação.
Dessa forma concluímos que ela é temporária - que se agrupa e se disolve, que se modifica e se altera a cada momento - faz com que as pessoas, em lugar de preencherem cargos ou posições fixas no quadro organizacional, passem rapidamente de um lugar para o outro.
-
O que é Adhocracia?
A Adhocracia é um termo criado por Alvin Tofler e popularizado por Robert Waterman, no livro “Adhocracy – The Power to Change“. É um termo utilizado na Teoria das Organizações, que estabelece modelos de gestão de empresas baseadas em projetos não-permanentes. É caracterizada pela utilização de grupos e equipes multidisciplinares, que cooperam entre si para o atingimento de um determinado objetivo.
Em outras palavras, Adhocracia é um sistema temporário, variável e adaptativo, que está relacionado com o estabelecimento de um grupo de pessoas, com habilidades, profissões e conhecimentos diferentes, porém complementares, que são reunidas para resolver determinados tipos de problemas organizacionais. Alguns pensadores da Administração a consideram uma boa opção à tradicional e já estabelecida departamentalização.
Segundo Chiavenato, em seu livro “Teoria Geral da Administração, a Adhocracia significa uma estrutura flexível capaz de amoldar-se contínua e rapidamente às condições ambientais em mutação.
O seu caráter temporário e emergencial teve como inspiração principal o modelo das forças-tarefas utilizadas pelos militares para o enfrentamento de situações urgentes, de forma rápida e objetiva. Assim, a Adhocracia representa um modelo que é o oposto da burocracia. Uma vez que a burocracia tem uma ênfase maior na rigidez dos processos, enquanto a Adhocracia preza pela simplificação dos processos para solução rápida de problemas urgentes.
Características da AdhocraciaAs principais características de uma organização adhocrática que merecem destaque, são:
Equipes de trabalho autônomas, temporárias e multidisciplinares;Estrutura organizacional orgânica;Pouca formalização dos processos e maior liberdade de trabalho;Forte presença da especialização do trabalho na formação;Coordenação e controle efetuados pelas próprias equipes e grupos de trabalho;Elevado grau de descentralização;Certa dificuldade na comunicação formal e na definição de papéis.Fonte: http://www.sobreadministracao.com/voce-sabe-o-que-e-adhocracia/
-
Segundo Alvin Toffler, a adhocracia ou "adocracia" é um sistema temporário variável e adaptativo, organizado em torno de problemas a serem resolvidos por grupo de pessoas com habilidade e profissões diversas e complementares.
-
Marquei errado pois pensei que a adhocracia fosse direcionada à resolução de problemas e não na qualidade do resultado em si. Essa não erro mais kkkkkkk
-
Complementando...
A adhocracia é o oposto da burocracia; significa uma forma organizacional livre e solta, totalmente descentralizada e que utiliza equipes e estruturas horizontais dentro das quais as pessoas trabalham juntas ou em grupos interfuncionais cruzados. É indicada para organizações que dependem de empreendedorismo contínuo, para o sucesso em ambientes complexos, dinâmicos e altamente mutáveis.
Propósito: controle burocrático -> Funcionários devem seguir as regras e os regulamentos;
Propósito: controle pelas pessoas -> Funcionários devem estar comprometidos com qualidade;
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016.
[Gab. CORRETO];
bons estudos!
-
É nesse ambiente de constante inovação e adaptabilidade que se destaca a expressão "adhocracia" (oposto da "burocracia"), o propósito no controle burocrático os funcionários devem seguir as regras e os regulamentos. Na “adhocracia” o controle é realizado pelas pessoas esses focam no comprometimento com a qualidade.
-
A adhocracia caracteriza-se por:
1. Equipes temporárias e multidisciplinares de
trabalho, isto é, autônomas e auto-suficientes.
2. Autoridade totalmente descentralizada por
meio de equipes autogerenciáveis ou auto-administradas.
3. Atribuições e responsabilidades fluidas e mutáveis.
4. Poucas regras e procedimentos, ou seja, muita
liberdade de trabalho.
CHIAVENATO, Teoria Geral da Administração, p.529
-
Adhocracia – Essa configuração é a
mais adequada para as empresas
envolvidas em setores dinâmicos, como
o aeroespacial, o de consultorias e o
cinematográfico.
Nessas organizações, não existe uma
estrutura fixa, mas diversos profissionais
altamente treinados, que são agrupados
de acordo com uma necessidade
específica (por isso o termo ad hoc),
portanto existe uma estrutura por
projetos.
-
Adhocracia é o contrário de burocracia no que se refere a rigidez das normas, tendo como ênfase a Qualidade.
-
O modelo de gestão adhocracia é mais flexível que o modelo tradicional. Com isso, os processos acontecem de forma mais natural e com maior liberdade.
-
Errei por causa do verbo prever, como assim???
-
CERTO
Propósito da burocracia----> os funcionários devem seguir regras e regulamentos.
Propósito da adhocracia---> os funcionários devem estar comprometidos com a qualidade.
FONTE: Administração Geral e Pública - Chiavenato