SóProvas


ID
1331176
Banca
CETRO
Órgão
Ministério das Cidades
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sobre os princípios orçamentários, analise as assertivas abaixo.

I. Segundo o princípio da Unidade, todas as receitas devem ir para conta única do Tesouro Nacional, operacionalizada pelo Banco do Brasil.
II. O princípio da Universalidade estabelece que a Lei Orçamentária Anual (LOA) deve ser elaborada por cada estado, município, pelo Distrito Federal e pela União.
III. O princípio do Equilíbrio Orçamentário estabelece que as despesas autorizadas não serão superiores à previsão das receitas.
IV. Segundo o princípio da não afetação das receitas, é vedada a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os artigos 158 e 159 da CF/1988, a destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B, vamos entender os erros das outras?

    I — O princípio ali estaria correto se não houvesse uma omissão textual que implica em erro. Vamos entender o melô do Princípio da Unidade de Caixa? Antes, mais uma informação, há dois princípios: Princípio da Unidade (ou Totalidade) & o  Princípio da Unidade de CAIXA.  "O princípio da unidade de caixa ou unidade de Tesouraria está amplamente de­finido pela legislação. Ele obriga que os entes públicos recolham o produto de sua arrecadação em uma Conta Única, com a finalidade de facilitar a administração e permitir melhor controle e fiscalização da aplicação desses recursos. Esse caixa único abriga todas as receitas orçamentárias e extraorçamentárias e, também, os ingressos de recursos para posterior devolução.  A unificação dos recursos em Conta Única já estava prevista no art. 56 da Lei no 4.320/1964: “O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de Tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.” 

    II — Brincadeira, ele inverteu o conceito. As características acima propõe as premissas do Princípio da Unidade. Por sinal, este fora preconizado pela Lei ordinária, porém com status de Lei Complementar — Lei. 4320/1964

  • errei esta justamente pela inversão pegadinha ....poxa vida rs ainda bem que é simulado