SóProvas


ID
1331509
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em uma escola de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, um trabalho foi proposto com o intuito de desenvolver competências em Educação Ambiental. O tema escolhido para trabalhar com adolescentes de três turmas das 3as fases foi “Como descartar corretamente pilhas e baterias”. Para ajudar na reflexão sobre os riscos ambientais desses materiais foi elaborada uma cartilha e os alunos foram informados sobre o local na cidade onde podem levar suas pilhas e baterias usadas. Nessa cartilha, vários conceitos da eletroquímica foram explicados, bem como os efeitos do descarte inadequado destes materiais. Leia com atenção as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas, conforme os conceitos sobre as pilhas e baterias.

(   ) As pilhas que não podem ser recarregadas são classificadas como sistemas eletroquímicos primários ou baterias primárias.

(   ) O destino ideal de pilhas e baterias usadas deveria ser o aterro controlado, pois todo o lixo recebe uma cobertura de PVC ou argila, o que evita contaminação do ambiente.

(   ) As baterias de níquel/cádmio são baterias secundárias e de longa duração.

(   ) Na pilha alcalina não há formação de gás hidrogênio, pois o meio é básico.

(   ) Nas pilhas de mercúrio, usadas em relógios e calculadoras, o mercúrio é oxidado a óxido de mercúrio, que é solúvel e pode contaminar o solo se descartada incorretamente.

Assinale a opção que contenha a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • No grupo de geradores primários destacam-se os seguintes tipos de pilhas: 

    • -Pilha de zinco-carbono 
    • -Pilha alcalina
    • -Pilha de mercúrio 
    • -Pilha de prata 
    • Pilha de lítio.

    No grupo de geradores secundários destacam-se dois tipos que têm aplicações muito diversas: 

    • -Bateria de chumbo 
    • -Bateria de niquel-cádmio.

    Baterias de níquel-cádmio 

    Uma bateria elementar de níquel-cádmio é formada por dois eletrodos separados por um isolante, enrolados um sobre o outro e imersos num eletrolito. O eletrodo positivo ou anodo é constituído de níquel e tem sobre a superfície externa um composto mais ativo, à base de hidróxido de níquel. O eletrolito é constituído por uma solução de hidróxido de potássio.

    Quando entre os dois eletrodos se interpõe uma resistência de descarga, uma diferença de potencial é produzida; uma corrente começa a circular, dando início ao processo de descarga da bateria.

    No decorrer do processo de carga, a bateria é submetida a uma tensão externa inversa e os hidróxidos dos eletrodos se decompõem, liberando cádmio, níquel e água; depois de um determinado tempo a bateria fica exatamente como nas condições iniciais.

    As baterias de níquel cádmio custam quase o triplo das de chumbo, mas oferecem vantagens. Podem ser conservadas em estoque tanto carregadas quanto recarregadas, sem que sua durabilidade seja afetada. Alguns modelos podem realizar 30 000 ciclos de cargas e descargas.

    Em geral, essas baterias são indicadas quando há necessidade de um modelo leve e portátil, de longa duração e que dispense manutenções periódicas.