SóProvas


ID
1332514
Banca
FMP Concursos
Órgão
PROCEMPA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um dos autores mais lidos e citados nas duas últimas décadas, quando se fala de estratégia organizacional, é Michael Porter. Uma das razões disto é a simplicidade e utilidade do seu modelo das cinco forças. Sobre o modelo, pode-se dizer que

I) duas forças do modelo são o poder de barganha dos clientes e dos fornecedores.

II) duas forças do modelo são a ameaça de novos entrantes e a ameaça de produtos ou serviços substitutos.

III) uma força do modelo é a cultura organizacional da empresa, ou firma, que é o objeto da avaliação estratégica.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é (são):

Alternativas
Comentários
  • O poder de barganha dos clientes está relacionado com o o poder de aquisição dos compradores. É a partir daí que a característica "atributo" do produto ganha força por causa dos preços negociados e a matéria prima de qualidade alocada na fabricação, que pode resultar numa conquista da clientela. 

  • GABARITO: D

    As forças competitivas do modelo Porter:


    Rivalidade entre concorrentes - Esta força é considerada como a mais significativa das cinco forças (Serra, Torres & Torres, 2004). Nesta dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes diretos. Aqueles que vendem um mesmo produto num mesmo mercado que a organização em questão.


    Barreiras à entrada de concorrentes - Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas.(Serra, Torres & Torres, 2004). Estas barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor. Algumas das principais barreiras são: Economia de Escala; Capital Necessário; Acesso aos canais de distribuição.


    Poder de barganha dos compradores - Pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor. Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade. Assim, os compradores têm poderes quando: As compras do setor são de grande volume; Os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação; As margens de lucro do setor são estreitas; A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável. Estas são apenas algumas características a serem observadas quando se analisa esta força.


    Poder de barganha dos fornecedores - Já os fornecedores têm poder de barganha quando: O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras; Os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor. Neste caso cabe a organização identificar a atual relação da empresa com seus principais fornecedores.


    Ameaça de Produtos ou bens substitutos - São aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade. É prudente avaliar este tipo de produto. Geralmente surgem em mercados situados nos extremos e após certo tempo este se estabiliza em toda a região.

     

     

    Fonte:

    http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/as-cinco-forcas-de-porter/57341/

  • A questão tratou do tema “Modelos das cinco forças competitivas de Porter”. Para Porter (apud Chiavenato e Sapiro, 2020), cada uma dessas forças contribuem que haja um nível de competividade setorial.

    ________________________________(1) NOVOS ENTRANTES 

    (2) FORNECEDORES ____ (5) CONCORRENTES NO MERCADO______((3) COMPRADORES

    ________________________________(4) PRODUTOS SUBSTITUTOS 

    _

    1)  AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES.

    2) PODER DE BARGANHA OU NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES.

    3) PODER DE BARGANHA OU NEGOCIAÇÃO DOS COMPRADORES.

    4) AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS.

    5) INTENSIDADE DA RIVALIDADE ENTRE OS CONCORRENTES.

    ANALISANDO OS ITENS:

    I) CERTO. “duas forças do modelo são o poder de barganha dos clientes e dos fornecedores”.

    De acordo com o mostrado na explicação acima.

    II) CERTO. “duas forças do modelo são a ameaça de novos entrantes e a ameaça de produtos ou serviços substitutos”

    De acordo com o mostrado na explicação acima.

    III) ERRADO. “força do modelo é a cultura organizacional da empresa, ou firma, que é o objeto da avaliação estratégica.”

     A quinta força não citada não tem relação direta com a cultura da empresa e sim com a relação de rivalidade e grau de competitividade entre as organizações daquele mesmo ramo.

    FONTE: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. "Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados". 4ª ed. São Paulo, Atlas. 2020.

    Portanto, apenas os itens I e II estão corretos.

    GABARITO: LETRA D.