SóProvas


ID
1332631
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                   O real poder da ciência

     Desde que se conhece por gente, a espécie humana busca  explicações para o mundo ao seu redor. Durante boa parte dessa  história, elas foram simplistas - bastava atribuir ao  incompreendido a mão invisível de um criador supremo, e tudo  estava resolvido.
    O advento da ciência mudou esse cenário. Os fenômenos  naturais passaram a ser tratados como tais, e os mistérios do  cosmo começaram a ser revelados por meio da razão e da  linguagem universal da matemática.
     Como seria de se esperar, as respostas que a ciência traz  sobre a vida, o Universo e tudo mais são bem mais intrincadas  que as dadas outrora pelos caminhos da fé. Para serem  compreendidas, elas dependem da alfabetização científica, e por  essa razão até hoje há muitos que preferem repudiá-las, em favor  de uma visão puramente mística do mundo.
     Convenhamos: não é mais possível hoje a qualquer pessoa  educada repudiar a evolução das espécies pela seleção natural ou  as transformações do Universo desde um estado muito quente,  denso e compactado, quase 14 bilhões de anos atrás. Para  alguns, até hoje, aceitar esses fatos equivale a uma agressão ao  pensamento religioso. Nada poderia estar mais longe da verdade.
     A ciência é, indisputavelmente, o melhor instrumento para a  compreensão do Universo. É a única forma de conhecimento que  fornece o poder da previsibilidade e da intervenção sobre as  forças da natureza. Apesar disso, ela não é onipotente. Ao usar a  ciência para estudar a natureza, o ser humano acaba chegando a  mistérios de outra ordem, cuja explicação com toda  probabilidade está fora do alcance do método científico.
     Ou seja: ao explorar cientificamente o mundo, nós  aprofundamos nossa relação com o desconhecido, em vez de  destruí-la.


                                                                                            (SUPERINTERESSANTE, edição 324-A)

"Ao usar a ciência para estudar a natureza,...". Assinale a alternativa que indica a forma correta de substituir as formas verbais sublinhadas por formas desenvolvidas.

Alternativas
Comentários
  • Someone?

  • Letra B

    Ao usar a ciência para estudar a natureza o ser humano acaba chegando a  mistérios de outra ordem

    Essa oração está na forma reduzida por que apresenta seus verbos em uma das formas nominais (Gerúndio, Infinitivo, Particípio).

    Vamos desenvolver essa oração reduzida. 

    1. Temos que observar a ambiencia verbal da frase (na frase acima temos uma ambiência de presente (acaba))

     

     a)Quando usa a ciência para o estudo da natureza. (usa - presente  /  estudo - substantivo)

     b)Quando usa a ciência para que estude a natureza. (usa - presente  / estude - presente do subjuntivo (talvez eu estude))

     c)Quando usou a ciência para que estudasse a natureza. (usou - pretérito perfeito  / estudasse - pretérito imperfeito do subjuntivo)

     d)No uso da ciência para o estudo da natureza.  (estudo - substantivo)

     e)Quando do uso da ciência para que se estude a natureza. (Quando do uso ? Não )