SóProvas


ID
1333213
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A orientação e o acompanhamento são ações presentes no cotidiano do trabalho do Assistente Social. O desenvolvimento destas ações está ligado a três processos de articulação das ações profissionais. São eles:

Alternativas
Comentários
  • ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE INDIVIDUOS, GRUPOS E FAMILIAS – TEXTO DE REGINA CELIA TAMASO MIOTO

    As ações profissionais tem caráter socioeducativo e garante acesso aos serviços, programas e benefícios. Constitui de 3 processos:

    - político-organizativo: mobilização e assessoria

    - planejamento e gestão: administração das atividades, formulação, avaliação

    - socioassistenciais: intervenção direta com o usuário

  • Complementando o comentário do Thiago Elias, o texto da MIOTO, pode ser acessado pelo seguinte endereço:
    http://ucbweb2.castelobranco.br/webcaf/arquivos/12894/11251/5.2_Orientacao_e_acompanhamento_social_a_individuos_grupos_e_familias.pdf

  • Conforme Mioto e Lima (A dimensão técnico-operativa do Serviço Social em foco: sistematização de um processo investigativo. Rev. textos e contextos, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 22-48, jan/jun, 2009), as ações profissionais, presentes no cotidiano dos assistentes sociais, condensam e expressam toda a formulação teórica, ética e técnica da profissão. Nessa perspectiva, o desenvolvimento das ações profissionais se relaciona a três eixos ou três processos, a saber: processos político-organizativos, processos de planejamento e gestão e processos socioassistenciais. Os processos político-organizativos buscam incrementar discussões e encaminhá-las para a esfera pública, o seu objetivo é dinamizar e instrumentalizar a participação dos sujeitos, tendo em vista o respeito ao potencial político e ao tempo dos envolvidos. Os processos de planejamento e gestão são ações desempenhadas em cargos gerenciais e administrativos. Este eixo contribui para a qualidade e a efetivação dos serviços, podendo influenciar no processo decisório e interferir nas formas de realizar a ação profissional. Já os processos socioassistenciais englobam as ações de natureza socioterapêutica, socioeducativa, socioemergencial e pericial. Assim, caracterizam-se como um conjunto de ações profissionais desenvolvidas diretamente com usuários, nos diferentes campos de intervenção, a partir de demandas singulares. O foco desse eixo é atender o usuário como sujeito, atendendo às suas necessidades e contribuindo para a construção de sua autonomia nas relações institucionais e sociais, o que remete a sua participação política em diferentes espaços da sociedade.


    RESPOSTA: B
  • Alguém conseguiu ter acesso ao link que Patricia Oliveira publicou?

  • Considera-se que a orientação e o acompanhamento, tradicionalmente
    vinculados ao atendimento de demandas singulares de indivíduos, grupos e famílias,
    configuram-se como ações socioeducativas que se desenvolvem nos processos
    socioassistenciais
    e que se articulam organicamente com os processos de planejamento
    e gestão e com os processos político-organizativos.


    Orientação e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias
    Regina Célia Tamaso Mioto
    CFESS / 2009

  • As ações profissionais, presentes no cotidiano dos assistentes sociais, condensam e expressam toda a formulação teórica, ética e técnica da profissão.

    O desenvolvimento das ações profissionais se relaciona a três eixos ou três processos, a saber:

    Processos político-organizativos = buscam incrementar discussões e encaminhá-las para a esfera pública, o seu objetivo é dinamizar e instrumentalizar a participação dos sujeitos, tendo em vista o respeito ao potencial político e ao tempo dos envolvidos.

    Processos de planejamento e gestão = Os processos de planejamento e gestão são ações desempenhadas em cargos gerenciais e administrativos. Este eixo contribui para a qualidade e a efetivação dos serviços, podendo influenciar no processo decisório e interferir nas formas de realizar a ação profissional.

    Processos socioassistenciais. englobam as ações de natureza socioterapêutica, socioeducativa, socioemergencial e pericial. Assim, caracterizam-se como um conjunto de ações profissionais desenvolvidas diretamente com usuários, nos diferentes campos de intervenção, a partir de demandas singulares. O foco desse eixo é atender o usuário como sujeito, atendendo às suas necessidades e contribuindo para a construção de sua autonomia nas relações institucionais e sociais, o que remete a sua participação política em diferentes espaços da sociedade.