ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE INDIVIDUOS, GRUPOS E FAMILIAS – TEXTO DE REGINA CELIA TAMASO MIOTO
As ações profissionais tem caráter socioeducativo e garante acesso aos serviços, programas e benefícios. Constitui de 3 processos:
- político-organizativo: mobilização e assessoria
- planejamento e gestão: administração das atividades, formulação, avaliação
- socioassistenciais: intervenção direta com o usuário
As ações profissionais, presentes no cotidiano dos assistentes sociais, condensam e expressam toda a formulação teórica, ética e técnica da profissão.
O desenvolvimento das ações profissionais se relaciona a três eixos ou três processos, a saber:
Processos político-organizativos = buscam incrementar discussões e encaminhá-las para a esfera pública, o seu objetivo é dinamizar e instrumentalizar a participação dos sujeitos, tendo em vista o respeito ao potencial político e ao tempo dos envolvidos.
Processos de planejamento e gestão = Os processos de planejamento e gestão são ações desempenhadas em cargos gerenciais e administrativos. Este eixo contribui para a qualidade e a efetivação dos serviços, podendo influenciar no processo decisório e interferir nas formas de realizar a ação profissional.
Processos socioassistenciais. englobam as ações de natureza socioterapêutica, socioeducativa, socioemergencial e pericial. Assim, caracterizam-se como um conjunto de ações profissionais desenvolvidas diretamente com usuários, nos diferentes campos de intervenção, a partir de demandas singulares. O foco desse eixo é atender o usuário como sujeito, atendendo às suas necessidades e contribuindo para a construção de sua autonomia nas relações institucionais e sociais, o que remete a sua participação política em diferentes espaços da sociedade.