SóProvas


ID
133342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A motivação não é um traço pessoal, mas sim o resultado
da interação do indivíduo com a situação, sendo responsável pela
intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa
para o alcance de determinada meta.

Stephen P. Robbins. Comportamento organizacional. São
Paulo: Pearson Pratice Hall, 2005, p. 132 (com adaptações).


A respeito da dinâmica das organizações, julgue os itens que se
seguem.

O estilo de liderança adotado por uma organização influi direta e indiretamente em seus resultados. No caso da liderança orientada para tarefas, a autocracia e o autoritarismo são características marcantes. Já no estilo de liderança voltado para as pessoas, as características são democracia e participação dos funcionários.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Os líderes que dominam quatro ou mais estilos, especialmente o confiável, o democrático, o agregador e o conselheiro, têm os melhores climas e desempenho de negócios. E os mais eficazes líderes trocam flexivelmente entre os estilos de liderança quando necessário
    .

     
  • Liderança Autocrática- o líder é quem ordena, impõe sua vontade, centralizando todas decisões. Este estilo não é indicado quando a equipe de vendas é experiente e de profissional, pois terá a rejeição por parte desses subordinados. Porém poderá ser utilizado para disciplinar o grupo que estar indiferente às suas atividades de vendas e em alguns casos de dificuldades dentro da empresa, que exigem ações mais rígidas.LIderança Democrática- o líder orienta o grupo a executar suas atividades, fazendo-o a participar da tomada de decisão. A liderança democrática é mais utilizada quando a força de vendas é de nível elevado. Em caso de força de vendas numerosa, o gerente pode encontrar dificuldade para dirigir todo o pessoal.
  • Liderança centrada nas tarefas (job centered): trata-se de um estilo de liderança preocupado estritamente com a execução da tarefa e com os seus resultados; lembra a Teoria X de mcGregor.
    Liderança centrada nas pessoas (employee centered): trata-se de um estilo preocupado com os aspectos humanos dos subordinados e que procura manter uma equipe de trabalho atuante, dentro de maior participação nas decisões; lembra a Teoria Y de McGregor.
    Liderança Autocrática: apenas o líder decide e fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo; o líder determina providências para a execução das tarefas, uma por vez, na medida em que são necessárias e de modo imprevisível para o grupo; o líder determina qual a tarefa que cada um deverá executar e qual seu companheiro de trabalho; e o líder é pessoal e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada um.
    Liderança democrática: as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo que é estimulado e assistido pelo líder; o próprio grupo esboça providências e técnicas para atingir o alvo com o aconselhamento técnico do líder; a divisão das tarefas fica a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus próprios colegas; e o líder procura ser um membro normal do grupo, é objetivo e estimula com fatos, elogios ou críticas.
  • Questão correta

    Resumindo:
    No caso da liderança orientada para tarefas, a autocracia e o autoritarismo são características marcantes.

    Já no estilo de liderança voltado para as pessoas, as características são democracia e participação dos funcionários.
  • Segundo Chiavenato:

    Liderança Autocrática - Característica:

    1 - O líder é quem fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;
    2 - O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada Uma por Vez, na medida em que se tomam as medidas necessárias e de modo imprevisível para o grupo;
    3 - O líder determian qual a Tarefa que cada Um deve executar e qual o seu Companheiro de Trabalho;
    4 - O líder é dominador e é "Pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

    Liderança Democrática - Característica:

    1 - As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;
    2 - O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando esta a sugerir Duas ou Mais Alternativas para o grupo escolher;
    3 - A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher os seus companheiros de trabalho.

  • Teoria Contingencial da Liderança - Fiedler

    O modelo contingencial de liderança proposto por Fiedler se baseia no fato de que não existe um estilo único e melhor (the best way) de liderança para toda e qualquer situação. Os estilos eficazes de liderança são contingenciais. Para ele, há três dimensões situacionais que influenciam a liderança eficaz:
     
    1.      Relações líder-membros: Refere-se ao sentimento de aceitação do líder pelos membros do grupo e vice-versa. As relações podem ser boas (em um extremo do continuum) ou pobres (no outro extremo). É uma dimensão mais importante do que o poder da posição do líder.
    2.      Estrutura da tarefa: Refere-se ao grau de estruturação da tarefa, ou seja, ao grau em que o trabalho dos subordinados é rotineiro e programado (estruturado) ou vago e indefinível (não-estruturado) nos extremos.
    3.      Poder da posição do líder: Refere-se à dimensão de autoridade formal atribuída ao líder, independentemente do seu poder pessoal. Pode ser forte (em um extremo do continuum) ou pode ser fraca (no outro extremo).
     
    Essas três dimensões se apresentam em várias combinações e graduações, proporcionando oportunidades favoráveis (favorabilidade) ou desfavoráveis (desfavorabilidade) para que o líder obtenha bons resultados. Além disso, o líder pode apresentar duas orientações:
     
    1.       Orientação para relações humana s: Quando tende a uma abordagem democrática, não-diretiva e participativa com seus subordinados.
    2.       Orientação para a taref a : Quando tende a uma abordagem diretiva e controladora, focalizada na atividade e no resultado da tarefa.

    Como o colega lembrou acima, a orientação para tarefas lembra a Teoria X e a orientação para relações humanas lembra a teoria Y.

    Bons estudos!
     
  • Liderança autocrática, autoritária ou diretiva - o líder é focado apenas nas tarefas. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
    Liderança democrática, participativa ou consultiva - este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo   decisório. Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com o debate. A divisão das tarefas fica ao critério do próprio grupo e cada membro pode escolher os seus próprios companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo. Ele é objetivo e limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios.