-
LETRA C
A Análise SWOT ou Análise FOFA ou FFOA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Estas análises de cenário se dividem em:
1) Ambiente interno (Forças e Fraquezas)
2) Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças)
-
Segundo o Guia PDTI do SISP,p.39,"A análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada. O termo SWOT vem do inglês e representa as iniciais das palavras Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças)."
-
Análise Swot
F ORTALEZA, FORÇAS OU POTENCIA
O PORTUNIDADES
F RAQUEZAS
A MEAÇAS
OU RISCOS
-
A análise de Swot, antes de qualquer coisa, é uma ferramenta de diagnóstico estratégico (também chamado de auditoria de posição)
Utilizamos a Análise de SWOT (ferramenta de gestão estratégica) para fazermos uma análise de cenários e é a base para uma boa gestão e o planejamento estratégico.
Fonte Apostila do Professor Marcelo Marques Concurso Virtual
-
A Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.
A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a
posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é
creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações. O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
-
ANÁLISE SWOT
INTERNA:
FORÇAS E FRAQUEZAS
EXTERNA:
OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
-
Vem pra cá sua FOFA
SWOT - forças - oportunidades - fraquezas - ameaças
-
Análise SWOT >>>> F O F A
FORTALEZAS: variável interna | controlável
OPORTUNIDADES: variável externa | não controlável
FRAQUEZAS: variável interna | controlável
AMEAÇAS: variável externa | não controlável
______________________________________________________
Fortaleza + Oportunidade ---> estratégia de DESENVOLVIMENTO
Fortaleza + Ameaça ---> estratégia de MANUTENÇÃO
Fraqueza + Oportunidade ---> estratégia de CRESCIMENTO
Fraqueza + Ameaça ---> estratégia de SOBREVIVÊNCIA
-
LETRA C CORRETA
A Análise SWOT é uma ferramenta-conceito utilizada para fazer a análise de um cenário (ou de um ambiente), proporcionando a base para o planejamento estratégico e o gerenciamento de uma empresa. Divide o ambiente em duas classes: ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).
-
A forma que eu usei para decorar foi com o inglês:
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
-
fases básicas para elaboração e implementação do planejamento estratégico são as seguintes:
1- Diagnóstico Estratégico
- Identificação da Visão: os principais responsáveis pela organização estabelecem o que a
empresa quer ser em um futuro próximo ou distante.
- Identificação de valores: são delineados os princípios, crenças e questões éticas fundamentais
que pautarão as ações e decisões da empresa ao longo do tempo. Ligados a Cultura organizacional. -
Análise externa: são analisadas as ameaças e oportunidades do ambiente externo. -
Análise interna: se verificam os pontos fortes e fracos (forças e fraquezas) da organização. -
- Análise dos Concorrentes: análise detalhada da concorrência com o objetivo de identificar as vantagens competitivas da organização e do concorrente.
2- Missão da Empresa
- razão de ser da empresa
- Estabelecimento dos propósitos atuais e potenciais;
- Estruturação e debate de cenários;
- Estabelecimento da postura estratégica;
- Estabelecimento das macroestratégias e macropolíticas.
3- Instrumentos prescritivos e quantitativos
descrevem o que deve ser feito pela empresa para atingir os propósitos estabelecidos dentro de sua missão, de acordo com sua postura estratégica, respeitando o ambiente, e as ações estabelecidas pelas estratégias para alcançar a visão almejada
4- Controle e Avaliação
Em sentido amplo, esta etapa envolve processos de: Estabelecimento de padrões de medida e de avaliação; Medida dos desempenhos apresentados; Comparação do realizado com o planejado; Avaliação dos profissionais envolvidos no processo; Comparação do desempenho real com os objetivos, desafios, metas, projetos e planos de ação estabelecidos; Análise dos desvios observados em relação ao planejado; Tomada de ações corretivas; e Feedback de informações para uso em futuros processos de planejamento.