SóProvas


ID
1333555
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os desafios de eficiência e escala impostos pela consolidação do processo de industrialização ao final do século XIX tiveram como resposta a sistematização de um conjunto de técnicas e procedimentos de gestão, posteriormente denominado pelos historiadores econômicos como escola clássica de administração. Em sua corrente da administração científica, teve como característica:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A: Segundo CHIAVENATO (2009: pág. 7-8): O therblig constitui o elemento básico da Administração Científica e a unidade fundamental de trabalho. 

    Estudo da fadiga humana

    O estudo dos movimentos humanos.tem uma tripla finalidade:

    1. Evitar movimentos inúteis na execução de uma tarefa.

    2. Execução econômica dos movimentos úteis do ponto de vista fisiológico.

    3. Seriação apropriada aos movimentos (princípios de economia de movimentos). O estudo dos movimentos baseia-se na anatomia e na fisiologia humanas. Nesse sentido, Gilbreth efetuou estudos (estatísticos e não-fisiológicos, pois er engenheiro) sobre os efeitos da fadiga na produtividade do operário. Verificou que a fadiga predispõe o trabalhador para: diminuição da produtividade e qualidade do trabalho; perda de tempo; aumento da rotatividade de pessoal; doenças e acidentes e diminuição da capacidade de esforço. Em suma, a fadiga é um redutor da eficiência. 

    Para reduzir a fadiga, Gilbreth propôs princípios de economia de movimentos classificados em três grupos, a saber:

    1. Relativos ao uso do corpo humano.

    2. Relativos ao arranjo material do local de trabalho.

    3. Relativos ao desempenho das ferramentas e do equipamento.

    A Administração Científica pretendia racionalizar os movimentos, eliminando os que produzem fadiga e os que não estão diretamente relacionados com a tarefa executada pelo trabalhador.

  • Em 1895, Taylor apresentou à sociedade o que é considerado o primeiro trabalho da administração científica: The Piece Rate System (Sistema de pagamento por peça). Esse trabalho leva em conta quanto tempo demora a um homem completar uma tarefa dando tudo de si, tornando possível estabelecer um padrão de pagamento, de forma que o trabalhador se visse compelido a trabalhar para garantir uma remuneração razoável. Este exercício ficou conhecido como o estudo sistemático e científico do tempo, que consistia em dividir cada tarefa, cronometrando-a e registrando seu resultado final.

    Entre as principais vantagens desse estudo, encontram-se:

    .  A eliminação de esforço e movimentos inadequados;

    .  A identificação da melhor maneira de executar tarefas; e

    .  A seleção e treinamento de pessoal.

    O objetivo principal do estudo dos tempos era definir o valor dos salários, permitindo o aprimoramento do trabalho operacional, através da racionalização dos movimentos e consequentemente aumentando o salário e diminuindo os custos operacionais e aperfeiçoar a produção da fábrica simultaneamente.

    Fonte: Portal Administração

  • Para quem, como eu, que precisa de um maior aprofundamento na disciplina de Administração.

    a)  estudar os movimentos necessários para a execução de uma tarefa com o intuito de simplificá-los e reduzi-los ao mínimo; CORRETO

    Observando metodicamente a execução de cada operação a cargo dos operários, Taylor viu a possibilidade de decompor cada tarefa e cada operação da tarefa em uma série ordenada de movimentos simples. Os movimentos inúteis eram eliminados enquanto os movimentos úteis eram simplificados, racionalizados ou fundidos com outros movimentos para proporcionar economia de tempo e de esforço ao operário. Pg. 59 Introdução à TGA. CHIAVENATO, 2014.

    b)  enxergar o trabalhador como um ser humano e buscar motivá-lo com incentivos fisiológicos; INCORRETO

    Comentário: Pelo contrário, eles não consideravam o trabalhador como um ser humano e acreditavam que os funcionários eram movidos por recompensas salariais, então ofereciam incentivos salariais e prêmios de produção e não incentivos fisiológicos como afirma a questão.

    A Administração Científica visualizava cada empregado individualmente, ignorando que o trabalhador é um ser humano e social. Pg.72 Introdução à TGA. CHIAVENATO, 2014.

    A Administração Científica baseou-se no conceito de homo economicus, isto é, do homem econômico. Segundo esse conceito toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais. Pg.64 Introdução à TGA. CHIAVENATO, 2014.

    Para obter a colaboração do operário, Taylor e seus seguidores desenvolveram planos de incentivos salariais e prêmios de produção. Pg.63 Introdução à TGA. CHIAVENATO, 2014.

    c)  incentivar maior participação dos funcionários no processo decisório da empresa; INCORRETO

    Comentário: Pelo contrário, ocorria uma repartição de responsabilidade em que o operário somente executava seu serviço.

    Com a Administração Científica ocorre uma repartição de responsabilidade: a administração (gerência) fica com o planejamento (estudo do trabalho do operário e estabelecimento do método de trabalho) e a supervisão (assistência contínua ao trabalhador durante a produção) enquanto o trabalhador fica somente com a execução do trabalho. A gerência pensa enquanto o trabalhador executa. Pg.59 Introdução à TGA. CHIAVENATO, 2014.




  • qual o erro da letra d? :(

  • Reduzir ao mínimo? Não seria ao máximo?

  • d) controlar as atividades da empresa de modo que os erros fossem previstos e as ações corretivas tomadas, evitando o desperdício; INCORRETO

    Essa questão aspira dúvidas, pelo menos para mim que achei estar correta. Na Administração Científica a ênfase é colocada nas tarefas, ou seja, na racionalização do trabalho do operário. Sabendo-se que tarefa é toda atividade executada por uma pessoa no seu trabalho e que os principais métodos científicos são os de observação e mensuração em que era definido o tempo-padrão através de cronômetro, podemos concluir que a Administração Científica tinha como característica “controlar as atividades da empresa”. Mas não encontrei em nenhum lugar, nessa teoria, falando sobre a previsão de erros e sim a identificação e redução deles. Outro detalhe, que reparei, é que nessa teoria fala-se muito na eliminação de desperdício e não de se evitá-lo como proposto pela questão.

    “Controlar as atividades da empresa...” CORRETO

    Princípio do controle: controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e segundo o plano previsto. Pg. 66 Introdução à TGA. CHIAVENATO, 2014.

    “...de modo que os erros fossem previstos e as ações corretivas tomadas...”INCORRETO

    Ele deve estar preocupado com as ocorrências que se afastam dos padrões – as exceções - , para que sejam corrigidas. Os desvios positivos ou negativos que fogem dos padrões normais devem ser identificados e localizados para a tomada de providências. Pg.68 Introdução à TGA. CHIAVENATO, 2014.

    “...evitando o desperdício.” INCORRETO

    Foi mais além e passou a se preocupar também com a padronização de métodos e processos de trabalho, máquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos, matérias-primas e componentes, no intuito de reduzir a variabilidade e a diversidade no processo produtivo e, daí, eliminar o desperdício e aumentar a eficiência. Pg.65 Introdução à TGA. CHIAVENATO, 2014.

  • As características marcantes principalmente de Taylor evidenciaram suas contribuições para a época, apontando as razões que fizeram surgir às abordagens Humanísticas, Neoclássisca e Estruturalista da Administração.

    Segundo Taylor existe uma única maneira certa, que, descoberta e adotada, maximizará a eficiência do trabalho. A forma de descobrir essa maneira certa é analisar em detalhes o trabalho em suas diferentes fases e estudar os movimentos necessários à sua execução, a fim de simplificá-los e reduzi-los ao mínimo. Além disso, serão realizadas experiências como movimentos diferentes, cuja duração será medida até que se encontre a maneira mais rápida.

    Daí a importância do estudo dos tempos e movimentos para otimizar a divisão do trabalho. Eliminando todo esforço desnecessário e buscando uma sequência certa de atividade e tarefas, o trabalho se torna mais rápido e eficiente e, paralelamente, pode ser desempenhado por trabalhadores pouco qualificados, que são passíveis de serem treinados rapidamente e a baixo custo.


    Fonte: https://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Diversos/Teoria-Da-Administra%C3%A7%C3%A3o-89726.html

  • A questao "D" se torna errada pq ela (alternativa) se refere a admnistraçao classica de fayol. Já o enunciado cita a administração de Tylon (cientifica),portanto alternativa "A" 

  • A escola clássica de administração é dividia em:

    a) Administração Científica: Frederick Taylor. Aplicou o método científico a trabalhos nochão da fábrica. Se concentra nas tarefas.

    b) Teoria Clássica: Henry Fayol. Voltado para atividades de todos os gerentes. Ênfase na estrutura organizacional.

  • Administração Científica » Taylor » ênfase nas tarefas;

    Aumento da produtividade por meio do aumento da eficiência no nível operacional, ou seja, dos operários. O foco era na tarefa, de baixo para cima, utilizando mecanismos como a divisão e especialização do trabalho.

    Teoria Clássica » Fayol » ênfase na estrutura.

    Amento da eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais.

  • Teoria Científica

    Pai da Administração - Frederick Taylor; Chão de Fábrica; Revolução Industrial; Sistema Fechado (ambiente interno); Padronização; Máxima divisão das tarefas; Tempos e Movimentos; ênfase na produção; prática abordada pelo Fordismo.


  • A administração científica surgiu na tentativa de racionalizar o processo produtivo. A revolução industrial obrigou a administração das empresas mudar de forma drástica a eficiência na produção. Características principais da administração: estudo dos tempos e movimentos, enfase na produção, trata da organização como sistema fechado, homo economicus, especialização das tarefas, etc.

  • a) Está correta e adequada ao que Taylor pregava na sua teoria científica, em seu Estudo de Tempos e Movimentos, em que buscava estudar todos os movimentos executados pelos empregados, com os tempos que levavam cada tarefa, de modo a de determinar a melhor maneira (the one best way) de executar cada atividade.

    b) incorreta, pois o foco dessa teoria não estava no ser humano, ou seja, não era uma teoria voltada para o estudo das motivações e necessidades pessoais.

    c) incorreta, pois o processo decisório não deveria ser descentralizado, de acordo com Taylor.

    d)incorreta, não está toda errada, mas o foco não era o controle, e sim a padronização do trabalho.

    e)incorreta, pois utiliza o conceito da teoria dos sistemas.

  • "estudar os movimentos necessários para a execução de uma tarefa com o intuito de simplificá-los (os movimentos necessários) e reduzi-los ao mínimo (os movimentos necessários)." 

    Os movimentos necessários são reduzidos ao mínimo e os desnecessários eliminados. - Percepção de português da alternativa. Não acho q os movimentos necessários teriam q ser reduzidos, mas....

  • A letra A, sem dúvida , é a que mais evidencia a questão central da T. Administração Científica: que é o foco nas tarefas.

  • Olá Qcfriends!

     

    Tendo em mente a teoria da administração científica, vamos analisar cada uma das alternativas:

    A) Certa. O estudo dos tempos e movimentos de uma tarefa, para gerar máxima eficiência e produtividade dentro da corporação, eram a base da teoria da administração científica.

    B) Errada. O trabalhador era visto como extensão da máquina, um verdadeiro homem-boi, e não um ser humano.

    C) Errada. Os trabalhadores não possuíam nenhum poder decisório, na visão dessa teoria.

    D) Errada. Na visão da teoria da administração científica, todas as tarefas seriam previstas perfeitamente desde o início, com maximização do uso dos recursos. Assim, não haveria erros a serem previstos e controlados, pois tudo daria certo desde o início!                                                                                  

    E)  Errada. A teoria da administração científica desconsidera completamente o ambiente externo da organização.
     

    GABARITO: A.

     

    Prof.: Carlos Xavier - Estratégia Concursos

  • Alternativa A. Correto. O estudo de tempos e movimentos é uma característica da Administração Científica.

    Alternativa B. Errado. A administração científica baseava em incentivos financeiros.

    Alternativa C. Errado. A administração científica defendia uma clara separação entre os operários e os supervisores. Aos operários cabia apenas execução, sendo a tomada de decisão realizada de forma centralizada.

    Alternativa D. Errado. Na administração científica defende-se a padronização dos métodos de produção com o objetivo de reduzir desperdícios, porém não havia ainda a capacidade preditiva (prever erros), sendo o controle realizado a posteriori (após a produto pronto) por meio de inspeção.

    Alternativa E. Errado. A Administração Científica é uma abordagem baseada em um sistema fechado, ou seja, não considera a interação da organização com o ambiente.

    Gabarito: A

  • Em sua corrente da administração científica, teve como característica: TAREFAS

    a) estudar os movimentos necessários para a execução de uma tarefa com o intuito de simplificá-los e reduzi-los ao mínimo;

    Resuminho:

    • Abordagem Clássica

    − Teoria da Administração Científica:

    ◦ Principal expoente: Taylor.

    ◦ Ênfase: tarefas.

    ◦ Objetivo básico: aumentar a produtividade da empresa.

    ◦ Abordagem: de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente).

    ◦ Predominâncias: método de trabalho, movimentos necessários e tempo padrão determinado à execução de uma tarefa.

    ◦ Homem econômico: funcionário motivado exclusivamente por recompensas financeiras e econômicas.

    Fonte: Gran Cursos

    Gabarito: Letra a