SóProvas


ID
1333588
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A participação de todos para o sucesso de uma organização é, atualmente, uma recomendação que perpassa as mais distintas áreas da gestão. Entretanto, a importância e a eficiência dos grupos foi analisada e questionada por Mancur Olson, ao tratar da Teoria da Ação Coletiva. Com base nessa teoria, analise as afirmativas a seguir:

I - Em grupos grandes, o interesse particular de cada indivíduo racional irá predominar sobre os interesses do grupo, mas pela sinergia das ações esses grupos tornam-se mais eficientes que grupos pequenos.

II - Em grupos pequenos, é mais frequente o problema do carona (free-rider), quando um indivíduo usufrui dos benefícios e resultados sem contribuir proporcionalmente para sua obtenção.

III - Em grupos grandes, é necessário um incentivo individual e seletivo para estimular um indivíduo racional a agir em benefício do grupo.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Para quem desejar se aprofundar, vale essa leitura:

    http://www.cafecomsociologia.com/2010/03/breve-comentario-da-teoria-da-acao.html

    Bons estudos e força! FÉ e amor no que se faz!

  • Gabarito C.


    A tese básica é a de que "mesmo que todos os indivíduos de um grupo grande sejam racionais e centrados em seus próprios interesses, e que saiam ganhando se, como grupo, agirem para atingir seus objetivos comuns, ainda assim eles não agirão voluntariamente para promover esses interesses comuns e grupais" (Olson, 1999, p. 14).

    O "dilema da ação coletiva" em grupos "latentes" tal como formulado por Olson reside justamente nessa ambivalência: na medida em que todos os membros do grupo raciocinam da mesma maneira, isto é, na medida em que procuram maximizar as suas respectivas utilidades às custas da deserção, pelo fato de não notarem, no fim, qualquer acréscimo significativo no nível de provisão do bem coletivo para o grupo como um todo ou para algum membro isoladamente por conta da contribuição individual, o resultado acaba se tornando desastroso do ponto de vista agregado . Do ponto de vista da racionalidade coletiva, todos ganhariam caso houvesse uma cooperação integral. Porém, de acordo com a racionalidade individual, a deserção não deixa de ser a estratégia que proporciona a recompensa mais vantajosa a cada ator, independentemente dos outros membros do grupo cooperarem ou deixarem de cooperar.

    No caso do grupo possuir no seu interior algum membro disposto a arcar sozinho com todos os custos da ação coletiva, isto é, no caso do grupo ser "privilegiado", os outros membros pegarão "carona" nos esforços do empreendedor. Em virtude da assimetria existente entre os membros de um mesmo grupo, pode haver o chamado fenômeno da "exploração do grande pelo pequeno", que consiste no fato do "membro grande" – aquele membro que até mesmo por conta própria contribuiria para o benefício coletivo - assumir, proporcionalmente, em relação às vantagens, uma parte maior dos custos envolvidos na produção de um benefício coletivo.

  • Quem fez trabalho em grupo na faculdade mata logo que a II está incorreta, quanto maior era o grupo, mais pessoas usufruindo da nota sem ter colaborado em absolutamente nada...

    E sim, se tem comentário, tem história rs