SóProvas


ID
1333597
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O conceito de política pública e seus diversos significados seguem uma tradicional classificação, que divide em ciclos essa atividade estatal e o seu processo. A perspectiva “de cima para baixo” tem suas raízes no modelo de estágios, que devem ser claramente distintos.

Um desses estágios é o da implementação da política pública, que pode ser definido como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.



    A partir da pág. 33

    http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1761

  • Obrigada, Khiel Pontes!

  • Não entendi! Alguém pode comentar a questão?

    Desde já agradeço! ;)

  • AS FASES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS SÃO ESSAS:

    1.Agenda, em que são selecionadas as prioridades;

    2.Formulação, em que são apresentadas soluções ou alternativas;

    3.Implementação, em que são executadas as políticas;

    4.Avaliação, em que ocorre a análise das ações tomadas.

    É na implementação que os planos e escolhas são convertidos em ações, resultados. Durante este período, as políticas podem sofrer diversas transformações dependendo da posição do corpo administrativo, que é o responsável pela execução da política.


  • Existem autores que distinguem o ciclo das Políticas Públicas da seguinte forma:

    Agenda

    Elaboração - Análise das alternativas, identificação dos problemas, análise do custo efeito e priorização

    Formulação - Escolha das melhores alternativas

    Implementação

    Avaliação

     

    Dessa forma:

    a) Errado. o processo de julgamentos deliberados sobre a validade de propostas para a ação pública; ELABORAÇÃO

    b) Correto. o processo de execução e efetuação, que pressupõe um ato anterior e direcionado à consecução de objetivos; IMPLEMENTAÇÃO

    c) Errado. a determinação do caminho definitivo para a solução do problema que a originou; FORMULAÇÃO

    d) Errado. a discrepância entre o status quo e uma situação ideal possível; ELABORAÇÃO

    e) Errado. o conjunto de problemas ou temas que a comunidade política percebe como merecedor de intervenção pública. AGENDA

  • Respondendo a Camila Vieira! A questão refere-se as fases da formulação de políticas públicas. Até mesmo sem ter lido alguma literatura sobre daria para responder a questão, pois IMPLEMENTAR, nada mais é que EXECUTAR / POR EM PRÁTICA e a única alternativa que se enquadra neste quesito é a letra B! Espero tê-la ajudado!
  • A partir da formulação da política, processo que se estrutura em negociações de diferentes ordens, tem-se o processo de implementação da mesma.
    Pode-se dizer que esta fase caracteriza-se como o "por a política em ação". Trata-se da própria execução-ação do que é pensado e negociado.
     

    Sampaio e Araújo 2006

  • A etapa de implementação de uma política pública diz respeito às ações necessárias para tirá-la do papel e fazê-la funcionar na prática. Essa etapa consiste, portanto, em efetivamente executar o planejamento traçado e o transformar em políticas públicas.

    Gabarito: B

  • O quarto momento é o da implementação:

    constituída pelo planejamento e organização do aparelho administrativo e dos recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos necessários para executar uma política. Trata-se da preparação para pôr em prática a política pública, a elaboração de todos os planos, programas e projetos que permitirão executá-la. A implementação tem como entrada a decisão tomada e tem a tarefa de traduzir a política em objetivos práticos, criando as precondições necessárias à sua execução. São estruturados sistemas de gestão, alocados e organizados recursos humanos, disponibilizados recursos materiais, aplicadas soluções tecnológicas, implementados sistemas de controle e de monitoração.

    O modelo de implementação Top Down apregoa que as decisões e o controle ocorrem de cima para baixo. O modelo Bottom Up vê o processo de baixo para cima e considera a colaboração de quem está próximo da ação.

    "Não confunda implementação com execução: a implementação é precondição para a execução, cria condições favoráveis e contém o plano que guiará a execução, enquanto a execução é a efetiva ação, é o pôr em prática a decisão política."

    Fonte: Administração pública I Augustinho Vicente Paludo. - 5. ed., 2016, pág. 473

    Paludo coloca uma fase de implementação antes da execução. Alguém sabe dizer se há doutrina majoritária no sentido de considerar as fases de implementação e execução como uma só?

  • Bem, vim aos comentários buscando algo a respeito do trecho "que pressupõe um ato anterior e direcionado à consecução de objetivos". Por "ato anterior" em pensei em qualquer outra fase do ciclo de políticas públicas, mas "direcionado a CONSECUÇÃO de objetivos" eu só consegui imaginar a própria fase de implementação ou alguma seguinte. Então não podia ser anterior.