SóProvas


ID
133375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Amyr Klink, para se chegar onde quer que seja não é
preciso dominar a força; basta controlar a razão. Tendo como
referência inicial essa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca
do planejamento.

BSC (balanced score card) é uma ferramenta de apoio ao planejamento operacional, visto que seus fundamentos são balizados em um sistema de indicadores.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado. O BSC (Balanced Scorecard) foi apresentado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica.
    O erro da questão está em afirmar que é uma ferramenta de apoio ao planejamento operacional, pois o BSC é utilizado no PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

  • Balanced = equilibrio
    Score card= cartão de marcação
    BSC - É uma ferramenta de gestão que traduz a visão e as estratégias de uma organização num conjunto coerente de medidas de desempenho. Trata-se de uma ferramenta de gestão estratégica, ou seja, visa o longo prazo.
  • O Balance Scorecard é mais que um sistema de indicadores. Muitas organizações o vêem como um Sistema de Gestão Estratégica. (Kaplan e Norton, 1997)
  •  

    Comentários feitos pelo Prof. Rodrigo Rennó - Site Eu Vou Passar

    " O BSC é uma ferramenta de apoio ao planejamento estratégico, e não ao operacional. Ele possibilita ao gestor uma visão global da organização, e não somente focada em indicadores financeiros. Fique atento, pois uma “pegadinha” comum em provas é a troca dos planejamentos estratégicos, táticos e operacionais. Planejamento estratégico é feito tendo em vista o longo prazo, planejamento tático visa o médio prazo e o planejamento operacional o curto prazo. "

     

    Gabarito: Errado

     

     

     

     

  • Os comentários do Prof. Rodrigo Rennó são excelentes: rápidos, objetivos e simples.

    Valeu Elciane!

  • Questão errada, pois o Balanced Scorecard, como planejamento estratégico, busca estratégias e ações equilibradas em todas as áreas que afetam o negócio da organização como um todo, permitindo que esforços sejam dirigido para as áreas de maior competência e detectando e indicando as áreas para eliminação de incompetências. (Administração Geral e Pública - Chiavenato)
  • Lembrando que o BSC é o principal instrumento para se traçar o mapa ESTRATÉGICO. Clique na imagem abaixo para ampliar um exemplo de mapa estratégico baseado no BSC.

                                Gabarito - Errado.
  • O BSC não apoia o planejamento operacional, mas vejam a Q298049:
    Sob o enfoque do Balanced Scorecard (BSC), que é alicerçado na premissa de convergência estratégica, a consistência interna da estratégia refere-se ao grau de alinhamento dos planos estratégico, tático e operacional entre si.
    Gabarito: Certo
    Errei, e acho que to aprendendo agora.
  •             BSC  não é uma ferramenta.

               O balanced scorecard é um planejamento estratégico e sistema de gestão

    Sendo utilizado para alinhar as atividades de negócios com a visão e estratégia da organização, melhorar a comunicação interna e externa, e monitorar o desempenho da organização em relação aos objetivos estratégicos. 
  • A questão erra ao falar "planejamento operacional", uma outra questão ajuda a responder, vejam:

    O BSC é uma ferramenta que traduz a missão e a estratégia das organizações em um conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica.

    GABARITO: CERTA.

  • Agostinho Paludo deixa bem claro em seu livro, com negritos e avisos de atenção:

    O BSC não é ferramenta de elaboração de planejamento, e sim de sua GESTÃO. 

  • Edsano Bezerra,

     

    mas onde diz na afirmativa que estaria se apoiando a criação do planejamento. E quando se omite a palavra criação, acho que o entendimento mais claro é o que estaria se apoiando algo que já existe. Se você diz que apoia a criação de uma lei sobre o assunto X fica claro que a lei ainda não existe. Agora se diz apenas que apoia a lei Y, subentendesse que ela já existe. Ou seja, no caso dessa afirmativa, o BSC estaria apoiando um planejamento que já existe a ser colocado em prática, apoiando sua GESTÃO

     

    Aí chegamos ao segundo ponto levantado por vários colegas que é o de que o BSC apoia apenas ao planejamento estratégico e não o operacional. Mas temos a questão Q298049 considerada como CORRETA pelo CESPE que diz que "a consistência interna da estratégia refere-se ao grau de alinhamento dos planos estratégico, tático e operacional entre si.". Sinceramente, considerando que o planejamento operacional é um desmembramento do estratégico, eu não vejo como o BSC apoia um e não o outro. 

     

    Enfim, é mais uma questão sobre conceitos de administração que não são totalmente firmes, mudam conforme o autor. É uma pena que as bancas usem esses termos para confundir, mas menos mal se o CESPE pelo menos firmar esse entendimento de agora em diante, o pior é quando mudam o entendimento a cada concurso.

  • BSC é uma ferramenta de gestão estratégica e não operacional.

  • BSC: ESTRATÉGICO!

  • BSC é uma ferramenta de gestão estratégica 

  • BSC (balanced score card) é uma ferramenta de apoio ao planejamento operacional (estratégico), visto que seus fundamentos são balizados em um sistema de indicadores.

    Balanced Scorecard (BSC)

    Conforme Kaplan e Norton (2004) o BSC auxilia as organizações a planejar e entender sua estratégia de forma “balanceada”, não se limitando somente à definição de objetivos e metas estratégicas únicas e exclusivamente financeiras. É mais do que um novo sistema de indicadores. Empresas inovadoras o utilizam como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais (KAPLAN e NORTON, 2004, p.20). Desta forma, o Balanced Scorecard tornou-se um instrumento importante para esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e unir objetivos estratégicos e, para mensurar, planejar, estabelecer metas e promover sintonia das iniciativas, definir prioridades, fomentar o feedback estratégico por meio da monitoração contínua e reavaliação da estratégia com base em resultados e custos da capacidade produtiva (LIMA, 1997).

    Para Michael Hammer (apud LIMA, 1997, p. 59) "a principal virtude do Balanced Scorecard é desmistificar a mensuração do desempenho, integrando-a ao gerenciamento estratégico."

    O Balanced Scorecard é um Painel Balanceado de Indicadores, conceito desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton que detectaram que o controle dos resultados baseados em indicadores financeiros não mais atendia. A geração de valor dependia do acompanhamento do desempenho estratégico organizacional através da medição de indicadores de desempenho. Serve como instrumento de alinhamento entre o planejamento estratégico e o operacional. Compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.

    Perspectivas do BSC - Kaplan e Norton (2004) apresentam quatro perspectivas de mensuração do desempenho: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa e de aprendizagem e crescimento.

    Fonte: Prof. Heron Lemos – Tiradentes online - Apostila de Administração