SóProvas


ID
133378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Amyr Klink, para se chegar onde quer que seja não é
preciso dominar a força; basta controlar a razão. Tendo como
referência inicial essa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca
do planejamento.

São as abordagens prospectiva e projetiva consideradas as principais formas básicas de desenvolvimento de cenários.

Alternativas
Comentários
  • Comentários feitos pelo Prof. Rodrigo Rennó - Site Eu Vou Passar

    " O desenvolvimento de cenários é importante para que o gestor esteja mais bem preparado para as ameaças e oportunidades futuras. A abordagem projetiva geralmente procura criar um único cenário baseado nos fatos passados. Já a abordagem prospectiva busca criar diversos cenários futuros possíveis baseada no estado atual, ou seja, no presente. "

    Gabarito: Certo

  • Cenário Projetivo 
    São previsões “clássicas-determinísticas”, baseadas na hipótese de que o futuro irá se comportar exatamente como o passado e o presente, realizadas atravez de análises estatísticas de dados históricos ou pesquisas, com o objetivo de indicar tendências. As variáveis são estatísticas, os dados objetivos, comprovados e existentes, e a continuidade de tendências atuais ou de uma cadeia esperada de desenvolvimentos determinarão uma única hipótese de futuro.Não se leva em conta que agentes poderão alterar o curso das coisas, mas que o futuro é único, determinado em séries temporais de acontecimentos. Cenários projetivos da segurança não preparam as empresas e os gestores de risco para enfrentar movimentos e acontecimentos gerados por fatores inesperados e incontroláveis do mercado, e também não levam em conta que ocorrências e fatos futuros poderão ser modificados ou determinados por diferentes ações do presente. Algumas dificuldades para a formulação de Cenários Projetivos: 
    − Necessidade de dados históricos disponíveis e confiáveis. 
    − Determinação de quanto se deve retroagir no tempo para obter nformações, para que se possa construir séries temporais apropriadas,principalmente quando há sazonalidade nos dados envolvidos; 
    Cenários Prospectivos 
    São a visualização de situações futuras possíveis, dentro de determinado horizonte temporal, que podem romper com a tendência (projetiva), levando em consideração a possibilidade de influenciar o futuro atravez da ação do homem no presente, abrindo espaço para que a organizaçãopossa ajustar a sua ação presente para alterar a probabilidade de uma ocorrência futura e para preparar a organização para enfrentar os acontecimentos que não podem ser alterados. O ritmo das rupturas de tendência tem aumentado em função das mudanças tecnológicas,sociais e econômicas e a abordagem prospectiva é a mais adequada para alicerçar as decisões em um ambiente incerto. Na elaboração de cenários prospectivos devemos definir quantos e quais modelos serão definidos: provável, tendência, ideal, otimista, pessimista, no mínimo três modelos. Os múltiplos cenários formulados estão baseados na idéia da possibilidade de elaboração de uma série de alternativas que abranjam o leque de incertezas. O planejamento de segurança com base em cenários prospectivos permite a empresa vislumbrar e preparar-se para diversos situações e incertezas futuras, facilitando o processo decisório
    Qualquer que seja o método adotado para a prospectiva de cenários, deverá ser moldado objetivamente para a área de segurança, ressaltando-se questões específicas e resumindo os documentos produzidos. Com as histórias futuras montadas a área de segurança da empresa estará preparada para prevenir e reagir adequadamente, evitando cair em uma situação na qual não saberia o que fazer e posicionando-se um passo à frente de outras organizações. Este é o grande ganho de se trabalhar com cenários.
  • São as abordagens prospectiva e projetiva consideradas as principais formas básicas de desenvolvimento de cenários? E a Abordagem Preditiva, em que o futuro tende a ser diferente do passado não é tão importante quanto, para o Cespe...? Ok. Banca falou, tá falado.

  • bordagens prospectiva e projetiva

    Gab: Certo

  • PREVISÃO E PROJEÇÃO RESPECTIVAMENTE. O CENÁRIO CONSTITUI UMA FERRAMENTA NO ARSENAL DO ESTRATEGISTA E SE BASEIA NA SUPOSIÇÃO DE QUE, SE NÃO SE PODE PREVER O FUTURO ESPECULANDO SOBRE UMA VARIEDADE DE FUTUROS, PODE-SE, NO ENTANTO, APROXIMAR-SE E DO FUTURO CORRETO. ELE PRECISA DE CENÁRIOS SUFICIENTES PARA COBRIR AS CONTINGÊNCIAS IMPORTANTES POSSÍVEIS.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • GABARITO: CERTO

     

    ABORDAGEM PROJETIVA -> gera SOMENTE um cenário

    ABORDAGEM PROSPECTIVA-> gera VÁRIOS cenários.

  • Abordagens de cenários:

     

    PROJETIVA: leva em consideração o passado para explicar o futuro.

     

    PROSPECTIVA: estrutura a estratégia organizacional a partir do presente, criando futuros desejáveis.

     

    CERTO.

  • As abordagens são metodologias de geração de alternativas de ação, para que a organização se prepare para eventos e tendências do futuro.

  • Esta frase descreve uma classificação ou definição correta das abordagens de planejamento por cenários. A abordagem projetiva gera apenas um cenário, enquanto a abordagem prospectiva gera vários cenários.

    Existem alguns autores que citam dois tipos de planejamento por cenários: o projetivo e o prospectivo. O primeiro seria basicamente, um processo de construir apenas um cenário futuro. Seu nome, projetivo, vem exatamente disto: seria um cenário baseado em uma “projeção”. Consideraria a tendência atual dos eventos. Sua utilização seria bem pobre, entretanto. Muitos autores reconhecidos nem consideram isto como planejamento por cenários. Mas fique esperto, pois cai em provas de concurso! Já o outro tipo, o prospectivo, não cria somente um cenário. A abordagem prospectiva busca gerar diversos cenários, de modo que o gestor possa ter uma visão de vários “estados futuros possíveis” da empresa.

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó – Estratégia Concursos

  • PLANEJAMENTO POR CENÁRIOS é uma das ferramentas que podem ser utilizadas no planejamento estratégico (assim como a análise SWOT, matriz GUT, Balanced Scorecard etc). A ideia por trás é a de que devemos estar preparados para sempre repensar nosso ambiente. Não devemos confiar somente em uma projeção das tendências atuais.

    Quando falamos de cenários, estamos nos referindo a situações futuras, condições, em que a organização pode se encontrar. Os cenários são, portanto, estórias construídas para futuros possíveis. O planejamento por cenários é uma ferramenta relativamente nova que tem como objetivo analisar como nossas decisões atuais poderiam impactar nossa organização no futuro.

    Os dois tipos principais de planejamento por cenários são:

    • Planejamento projetivo - construção de APENAS UM cenário futuro, considerando a tendência atual dos eventos;
    • Planejamento prospectivo - construção de VÁRIOS CENÁRIOS futuros possíveis, mantendo características como relevância, plausibilidade, clareza e foco (pois em nada agregaria um cenário futuro impossível)

    Principais métodos para contrução de cenários:

    • Lógica intuitiva
    • Análise prospectiva
    • Análise de impacto de tendência probabilísticas