SóProvas


ID
133408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O mundo contemporâneo evolui muito rapidamente e, para
acompanhar essa velocidade, a cada dia surgem novos modelos
de gestão. A respeito da gestão do conhecimento, da gestão por
desempenho e da gestão por competências, julgue os itens de
74 a 80.

A utilização de múltiplos avaliadores gera uma confusão nas informações obtidas, prejudicando os processos de avaliação de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • A utilização de múltiplos avaliadores, como no caso da avaliação 360° é considerada importante, não por confundir, mas por proporcionar várias facetas do desempenho de um funcionário, montando assim um quadro mais completo.

    Gabarito: errado.

  • A avaliação 360º propõe a utilização de múltiplas fontes, ou seja, a avaliação do empregado por clientes, pares, chefe e subordinados, conforme proposto por Edwards e Ewen (1996).

  •  ERRADO!


    Quanto mais ferramentas de avaliação de desempenho eu tiver mais chances terei de tomar uma boa decisão. Principalmente se essas ferramentas envolverem tanto aspectos quantitativos como qualitativos.

  • GESTAO DE COMPETENCIA

    diz respeito à forma como a organização planeja, organiza, desenvolve, acompanha e avalia as competências necessárias ao seu negócio, como habilidades, aptidoes, talentos e experiencias de seus empregados.


    GESTAO POR DESEMPENHO

    é um instrumento capaz de integrar diferentes níveis organizacionais e promover a melhoria da performance de indivíduos, de equipes de trabalho e da organização como um todo. evoluçcao - TAYLOR  “avaliação de mérito” / TEORIA ADM tempos e movimentos / avaliação bilateral, / avaliação 360o.


    GESTAO DO CONHECIMENTO

    A arte de criar valor a partir dos ativos intangíveis da organização, promove, com visão integrada, o gerenciamento e o compartilhamento de todo o ativo de informação possuído pela empresa. Esta informação pode estar em um banco de dados, documentos, procedimentos, bem como em pessoas, através de suas experiências e habilidades”
  • É impressionante como o CESPE "generaliza" os enunciados da matéria de Adinistração Gerencial, forçando o gabarito "errado". Sei que não estou sendo tecnicista em relação a esta questão, mas vejo que é possível, mesmo a um leigo em Administração, resolver inúmeras questões somente com um pensamento: "não necessariamente"

    Exemplificando a questão, que não restringiu a contexto algum:
    A utilização de múltiplos avaliadores gera uma confusão nas informações obtidas, prejudicando os processos de avaliação de desempenho.
    Ora, tanto "pode" como "não pode", a depender de qual ferramenta de mensuraçao de desempenho foi selecionda. Se foi, p. ex. a avaliação 360, já citada pelos colegas de cima, ocorrerá um benefício quando houver vários avaliadores. No caso da avaliação por Pesquisa de Campo, entretanto, "pode" haver um descompasso entre os avaliadores, o que prejudicaria a avaliação. 

    Não sei se fui claro, mas, resumindo: é o velho truque de "tudo, nada, sempre, nunca, toda vez" etc..
    Tenhamos, pois, bom senso.
  • Não que não goste de estudar. Mas estudar essas matérias voláteis para concurso é um saco! Cespe ora utiliza razão, ora decoreba.

  • GABARITO: ERRADO

    Lembrem-se da avaliação 360° graus a qual permite a avaliação do funcionário por todos a sua volta, como superiores, subordinados, prestadores de serviços, clientes, e pelo próprio avaliado. Só de pensar assim já dá para "matar" a questão sem "mimimi". 

    Abraços.