SóProvas


ID
1334080
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O trecho a seguir é a introdução de um texto de Jô Soares. Leia-o
para responder a questão.

A verdade é que não se escreve mais como antigamente, pois
naquele tempo não havia computadores e, por incrível que pare-
ça, nem mesmo canetas esferográficas. Porém, se fôssemos re-
gistrar em papel todos os absurdos do ser humano, não sobraria
sequer uma resma para os cartões de Natal.

(Jô Soares. Veja, 01.05.1996)

Para responder a questão, considere o trecho:

... se fôssemos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não sobraria sequer uma resma para os cartões de Natal.

Considerando a flexão verbal, o trecho está corretamente reescrito em

Alternativas
Comentários
  • GABA: D

     

    rumo ao TJSP!

  • Assertiva D

    Se formos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não sobrará sequer uma resma para os cartões de Natal.

  • Para responder a questão, considere o trecho:

    ... se fôssemos(Pret. Imp. Sub., eu fosse) registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não sobraria(Fut. do pret. do Imp., eu sobraria) sequer uma resma para os cartões de Natal.

    Considerando a flexão verbal, o trecho está corretamente reescrito em

    A)... se formos(Fut. do Sub., se eu for) registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não sobraria(Fut. do pret. do Ind., eu sobraria) sequer uma resma para os cartões de Natal.

    B)... se íamos(Pret. Imp. do Ind., eu ia) registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não sobrara(Pret. +q Perf. Ind., eu sobrara) sequer uma resma para os cartões de Natal.

    C)... se iremos(Fut. do Pres. Ind., eu irei) registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não tem sobrado(loc. verbal, part. passado) sequer uma resma para os cartões de Natal.

    D)... se formos(Fut. do Sub., se eu for) registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não sobrará(Fut. do Pres. do ind., eu sobrarei) sequer uma resma para os cartões de Natal.

    E)... se vamos(Pres. do Ind., eu vou) registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não sobrasse(Pret. Imp. do Sub., eu sobrasse) sequer uma resma para os cartões de Natal.

  • --------------------------------------------------------------------------------------------

    C) ... se iremos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não tem sobrado sequer uma resma para os cartões de Natal.

    (Fut. do Pres. Ind.)..................................................................................(loc. verbal, part. passado)

    --------------

    ... se formos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não iremos ter sequer uma resma para os cartões de Natal.

    (Fut. do subjuntivo)...........................................................................(loc. verbal, Fut. do Pres. Ind + infinitvo)

    --------------------------------------------------------------------------------------------

    D) ... se formos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não sobrará sequer uma resma para os cartões de Natal. [Gabarito]

    (Fut. do subjuntivo)..................................................................................(Fut. do Pres. do Ind.)

    --------------------------------------------------------------------------------------------

    E) ... se vamos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não sobrasse sequer uma resma para os cartões de Natal.

    (Pres. do Ind.)...........................................................................................(Pret. Imp. do Sub.)

    --------------

    ... se vamos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não sobrará sequer uma resma para os cartões de Natal.

    (Pres. do Ind.)......................................................................................(Fut. do Pres. do Ind.)

  • Para responder a questão, considere o trecho:

    ... se fôssemos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não sobraria sequer uma resma para os cartões de Natal.

    (Pret. Imp. Sub.)..............................................................................................(Fut. do pret. do Ind.)

    Considerando a flexão verbal, o trecho está corretamente reescrito em

    A) ... se formos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não sobraria sequer uma resma para os cartões de Natal.

    (Fut. do Sub.).................................................................................................(Fut. do pret. do Ind.)

    --------------

    ... se ssemos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não sobraria sequer uma resma para os cartões de Natal.

    (Pret. Imp. Sub.)..............................................................................................(Fut. do pret. do Ind.)

    --------------------------------------------------------------------------------------------

    B) ... se íamos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não sobrara sequer uma resma para os cartões de Natal.

    (Pret. Imp. do Ind.)....................................................................................(Pret. +q Perf. Ind.) 

    --------------

    ... Quando fui registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não sobrara sequer uma resma para os cartões de Natal.

    (Pret. Perf. do Ind.)................................................................................(Pret. +q Perf. simples do Ind.) 

    --------------

    ... Quando fui registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não tinha sobrado sequer uma resma para os cartões de Natal.

    (Pret. Perf. do Ind.)................................................................................(Pret. +q Perf. composto do Ind.) 

    Link: https://www.laits.utexas.edu/clicabrasil/sites/laits.utexas.edu.clicabrasil/files/PRETERITO%20MAIS-QUE-PERFEITO%20%28INDICATIVO%29.pdf