-
A reforma administrativa materializada pelo Decreto-lei n.º 200/1967 é associada à primeira experiência de implementação da administração gerencial no país. – Esta parte da questão está correta.Adotada em pleno período ditatorial, reforçou a centralização funcional e promoveu a criação das carreiras da administração pública de alto nível. – Este decreto-lei promoveu a descentralização e a delegação de competências. Conforme pode se verificar abaixo:DECRETO-LEI Nº 200, DE 25 DE FEFEREIRO DE 1967CAPÍTULO III - Da Descentralização Art. 10 - A execução das atividades da administração federal deverá ser amplamente descentralizada.§ 1º - A descentralização será posta em prática em três planos principais:a) dentro dos quadros da administração federal, distinguindo-se claramente o nível de direção do de execução;b) da administração federal para a das unidades federadas, quando estejam devidamente aparelhadas e mediante convênio;c) da administração federal para a órbita privada, mediante contratos ou concessões.
-
O Decreto 200/67 fortalece a administração indireta e tem como princípios:Planejamento, Orçamento Programa e Programação financeira.A coordenação ocorre em todos os níveis e a descentralização na esfera federal, estadual(convenios) e a esfera federal privada(contratos).Errada.
-
Administração Pública Burocrática - ' Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a idéia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo.' ( Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública 2ª edição).
Pelos princípios desenvolvidos por Chiavenato, fica evidente que a idéia de carreira vem da Administração burocrática e não da gerencial apesar de ser mantida nesta. A centralização funcional também é uma característica da administração burocrática uma vez que é pautada no controle e volta-se para sí mesma. Apesar da administração gerencial ter sido impulsionada apenas no governo de Fernando Henrique Cardoso, é plenamente possível termos alguns "vislumbres" dessa administração em períodos ditadoriais por mais contraditório que pareça. Getúlio Vargas em alguns aspectos trouxe diversos avanços para o país do exterior.
-
Como já foi dito, a reforma do decreto 200 além de reforçar a descentralização (com a criação da administração indireta), também NÃO PROMOVEU a criação de carreiras de administradores públicos de alto nível, como bem explicou Luis Carlos Bresser Pereira:
"as reformas operadas pelo Decreto-Lei nº 200/67 não desencadearam mudanças no âmbito da administração burocrática central, permitindo a coexistência de núcleos de eficiência e competência na administração indireta e formas arcaicas e ineficientes no plano da administração direta ou central. O núcleo burocrático foi, na verdade, enfraquecido indevidamente através de uma estratégia oportunista do regime militar, que não desenvolveu carreiras de administradores públicos de alto nível, preferindo, ao invés, contratar os escalões superiores da administração através dasempresas estatais".
O link abaixo mostra um vídeo excelente sobre as reformas administrativas:
http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=tQ52kZH8G3g
Boa Sorte a Nós Todos!
-
A título de curiosidade:
"[...] A reforma operada em 1967 pelo Decreto-Lei nº 200 constituiu um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática, podendo ser considerada como um primeiro momento da administração gereancial no Brasil." (Paludo, 2012)
-
Erro da questão: Adotada em pleno período ditatorial, reforçou a centralização funcional
Certo seria: Adotada em pleno período ditatorial, reforçou a descentralização funcional
-
Como á foi dito a questão está errada pois o Decreto lei n º promoveu a descentralização e não a centralização como propõe a questão, uma outra questão pode ajudar a responder:
Prova: CESPE - 2008 - MTE - Administrador
Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Reforma Administrativa de 1967; Reforma administrativa; HISTÓRICO, REFORMAS E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL;
A Reforma Administrativa de 1967, materializada no Decreto-lei n.º 200 do mesmo ano, transferiu vários tipos de atividades para as entidades da administração indireta, mas, visando impedir o crescimento desmesurado da máquina administrativa, promoveu a descentralização de tarefas executivas, mediante contratos com a iniciativa privada.
GABARITO: CERTA.
-
A reforma administrativa materializada pelo Decreto-lei n.º 200/1967 : NÃO TEVE REFORMA EM 67... foi um reforma dentro da burocrática, n uma reforma de per si... REFORMA MSM SÓ BUROCRÁTICA E GERENCIAL. mas parece q a cesp entende q teve reforma... vo falar o q...
-
A única centralização que ocorreu nesse período foi a POLÍTICA
-
A questão vinha certa até dizer que a reforma reforçou a centralização. Na verdade, você deve associar o DL 200/67 diretamente à descentralização. Além disso, as carreiras do serviço público começaram a ser estruturadas já na época do DASP.
-
1967 = Decreto-lei 200/67
Princípios implementados: Planejamento, Descentralização, Delegação, Coordenação e Controle.
Dar maior autonomia --> Adm Indireta --> Descentralização Funcional
Expansão das empresas estatais (SEM e EP);
Descentralização administrativa/funcional;
Centralização política;
Bases do controle externo e interno;
Diretrizes gerais para um novo plano de classificação de cargos e do sistema de mérito;
Normas de aquisição e contratação de bens e serviços;
Inspirado na Comissão Amaral Peixoto
Tentativa de desburocratizar (aprimorar) a Adm pública, com a supressão da sua rigidez;
1º momento da Adm Gerencial;
-
Descentralização Administrativa
Centralização Política
-
Centrlaização política e Decentralização Administrativa.
-
FÉ!
-
A reforma administrativa materializada pelo Decreto-lei n.º 200/1967 é associada à primeira experiência de implementação da administração gerencial no país. Adotada em pleno período ditatorial, reforçou a DESCENTRALIZACAO funcional e promoveu a criação das carreiras da administração pública de alto nível.
-
A reforma administrativa materializada pelo Decreto-lei n.º 200/1967 é associada à primeira experiência de implementação da administração gerencial no país. Adotada em pleno período ditatorial, reforçou a (centralização) descentralização funcional e promoveu a criação das carreiras da administração pública de alto nível.
Gabarito: ERRADO
-
Boa noite,
A reforma administrativa Militar instituída através do Decreto lei 200/67 trouxe a DESCENTRALIZAÇÃO da administração, criando a Adm direta e indireta, mas com isso surgiu um problema:
Adm direta: Formal, defasada, burocrática
Adm indireta: Moderna, flexível, tecnocrática
Bons estudos
-
ERRADO
A reforma administrativa materializada pelo Decreto-lei n.º 200/1967 é associada à primeira experiência de implementação da administração gerencial no país. .... CORRETO
"Pode-se dizer que o Decreto-lei 200/67 constituiu-se num marco na tentativa de superação da rigidez burocrática, considerado como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil, pioneiro, anunciando a reforma gerencial que ocorreria em 1995." EA/LM -2016
......Adotada em pleno período ditatorial, .... CORRETO
DITADURA MILITAR (1964-1985)
....reforçou a centralização funcional .... ERRADO
Este momento da história (DITADURA MILITAR) brasileira foi marcado por uma centralização política e financeira (Constituição de 1967) e uma descentralização administrativa (Decreto-lei 200/67)
....e promoveu a criação das carreiras da administração pública de alto nível. ERRADO
Segundo o PDRAE (1995, p.2o), "o núcleo burocrático foi, na verdade, enfraquecido por uma "estratégia oportunista do regime militar", que não desenvolveu carreiras de administradores públicos de alto nível, preferindo contratar os escalões superiores da administração, através das empresas estatais", regidos pelo regime celetista, prescindindo-se, em geral, do concurso público- apesar de não se questionar o grau de profissionalização conseguido.
-
Promoveu a descentralização funcional.
-
Reforçou a descentralização
-
descentralização funcional
-
Tava indo bem até "centralização funcional".
-
Decreto-lei n.º 200/1967 : Primeira tentativa do modelo gerencial.
Centralização política e descentralização administrativa (funcional )