SóProvas


ID
133444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com referência aos modelos de administração pública, julgue os
seguintes itens.

Para Max Weber, o tipo mais puro de dominação legal é o que se exerce por meio de um quadro administrativo burocrático. O conjunto desse quadro administrativo compõe-se, no tipo mais puro, de funcionários individuais, que, entre outras características, são nomeados - e não eleitos - e têm a perspectiva de uma progressão por tempo de serviço e(ou) eficiência.

Alternativas
Comentários
  • O tipo mais puro de dominação legal é aquele que se exerce por meio de um quadro administrativo burocrático. Somente o dirigente da associação possui sua posição de senhor, em virtude de apropriação ou de eleição ou de designação da sucessão. Mas suas competências senhoriais são também competências legais. O conjunto do quadro administrativo se compõe, no tipo mais puro, de funcionários individuais. (WEBER, 2004)fonte: http://www.telacritica.org/ArtigoJoaoMatiasTelaCriticarevista5.htm
  • Eu não domino esse assunto, mas ao meu ver o que o colega postou justamente deixa a questão errada, pois na questão diz "não eleitos" e no texto do colega diz "ou eleitos".

    Ou estou tendo problemas de leitura, ou tem algo errado. 

  • Uma breve abordagem Estruturalista da Administração:

    No início do século XX, Max Weber, um sociólogo alemão, publicou uma bibliografia  a respeito das grandes organizações da sua época.
    A burocracia foi o título do livro, a burocracia coincidiu com o despontar do capitalismo, graças a inúmeros fatores, dentre os quais a economia do tipo monetário, o mercado de mão de obra, o aparecimento do Estado Nação centralizado e a divulgação da ética protestante.
    As burocracias surgiram a partir da era vitoriana como decorrência da necessidade que as organizações sentiram de ordem e de exatidão e das reivindicações  dos trabalhadores por um tratamento justo e imparcial. Esse modelo surgiu como reação contra a crueldade, o nepotismo e os julgamentos tendenciosos e parcialistas, típicos das práticas administrativas e desumanas e injustas do início da Revolução Industrial, embora tenha raízes na Antiguidade Históricas, com a finalidade de organizar detalhadamente e de dirigir rigidamente as atividades das empresas.
    O século XX representa o século da burocracia, a organização burocrática é monocrática, ela está sustentada no direito de propriedade privada, os dirigentes possuem um poder muito elevado status social e econômico. Weber estudou as organizações sob um ponto de vista estruturalista, preocupando-se com sua racionalidade, isto é, com as relações entre meios e recursos utilizados e os objetivos a serem alcançados pelas organizações burocráticas.
    A abordagem estruturalista tem duas vertentes: a teoria da burocracia e teoria estruturalista.
  • Características da Burocracia segundo Weber:

     Para ele o conceito de burocracia nada tem a ver com acúmulos de papeis nem com dificuldade em resolver problemas, trata-se de soluções rápidas e  eficientes, as características da burocracia são:

    1-Caráter legal das normas e regulamentos.
    2- Caráter formal das comunicações.
    3-Caráter racional e divisão do trabalho
    4-Impessoalidade nas relações.
    5-Hierarquia de autoridade
    6-Rotinas e procedimentos padronizados.
    7-Competência técnica e meritocracia.
    8-Especialização da administração.
    9- Profissionalização dos participantes.
    10-Completa previsibilidade do funcionamento.
     
  • CERTO 


    NÃO LEVE , JAMAIS , ESTILO BUROCRÁTICO PARA O LADO PESSOAL .

    PARA WEBER O ESTILO BUROCRÁTICO ERA O MELHOR , POIS RACIONALIZAVA E EVITAVA A CORRUPÇÃO , DENTRE OUTROS FATORES .
  • Entendi q qdo ele diz que os funcionários individuais são nomeados e não eleitos, ele está se referindo à administração pública burocrática (dominação racional-legal), que embora ainda exista o nepotismo (cargo público ocupado por indicação), predomina-se o ingresso no serviço público via concurso. Na adm pública burocrática, prima-se pelo mérito tornando a administração mais profissional (é implantado e implementado o plano de carreira).

    Se eu estiver equivocada, me corrijam, por favor!



  • Concordo com quase tudo. Entretanto no final ele afirma que a progessão é por tempo de serviço e/ou eficiência. A progressão não seria apenas meritocrática?
  • Felipe, eu acredito que na BUROCRACIA o mérito para progressão está intimamente ligado ao tempo de serviço e(ou) eficiência.

    Abraço
  • 4. (CESPE - MPS / ADMINISTRADOR - 2010) Para Max Weber, o tipo mais puro de dominação legal é o que se exerce por meio de um quadro administrativo burocrático. O conjunto desse quadro administrativo compõe-se, no tipo mais puro, de funcionários individuais, que, entre outras características, são nomeados - e não eleitos - e têm a perspectiva de uma progressão por tempo de serviço e (ou) eficiência.

     

                Esta questão traz uma definição de Weber sobre o modelo puro da Burocracia (que se baseia na dominação legal-racional). Mostra a importância da meritocracia, que se dá através da contratação de servidores através de concursos públicos, e não de nomeações políticas e clientelistas, e da promoção por mérito (avaliação de desempenho).

    Outra característica abordada na questão é a importância da noção de carreira, muito importante para incentivar os servidores a se capacitarem continuamente e desempenharem seu trabalho com competência e eficiência. A frase está correta!

     

    Força nos estudos!

    Rodrigo Rennó

    fonte: rodrigorenno@euvoupassar.com.br


  • Max Weber era nazista, não dos mais fanáticos, mas ele inclusive teve encontros pessoas com Adolf Hitler, o Fuhrer.

  • progressão por tempo de serviço - Isso era meritocratico segundo Weber, merece a promoção os mais antigos, os mais novos mesmo sendo mais capacidados não podiam já chegar e sentar na janela.

  • De acordo com Weber, o quadro administrativo em uma burocracia de modelo “puro” se compõe de funcionários individuais, os quais:  

    • São pessoalmente livres; obedecem somente às obrigações objetivas de seu cargo
    • São nomeados (e não eleitos) numa hierarquia rigorosa dos cargos;  
    • Têm competências funcionais fixas;  
    • Em virtude de um contrato, portanto, (em princípio) sobre a base de livre seleção segundo;  
    • A qualificação profissional – no caso mais racional: qualificação verificada mediante prova e certificada por diploma;
    • São remunerados com salários fixos em dinheiro; 
    • Exercem seu cargo como profissão única ou principal;  
    • Têm a perspectiva de uma carreira: “progressão” por tempo de serviço ou eficiência, ou ambas as coisas, dependendo do critério dos superiores;  
    • Trabalham em “separação absoluta dos meios administrativos” e sem apropriação do cargo;  

    Estão submetidos a um sistema rigoroso e homogêneo de disciplina e controle do serviço.

    Fonte: Minhas Anotações.