SóProvas


ID
1334998
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO - NAUFRÁGIO IMINENTE

Luís Garcia, O Globo, 20/03/2012

É da natureza dos partidos políticos divergirem uns dos outros. O que não indica má índole ou alguma espécie de incompatibilidade congênita, simplesmente, isso acontece porque todos eles buscam o poder - e também acontece que o poder não dá para todos.

Nada é mais natural e até saudável, portanto, que cada um defenda seus interesses e suas ambições baixando o porrete, verbalmente, é claro, nas costas dos demais.

Às vezes, no entanto, eles se juntam na busca de algum objetivo comum. É o que está acontecendo agora. Todas as legendas que compõem o cenário político estão unidas na perseguição de um objetivo comum: derrubar uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

O TSE decidiu, por quatro votos contra três, que, nas eleições deste ano, o registro das candidaturas dependerá da aprovação das contas da campanha de 2010. Não parece ser exigência descabida. Contas não aprovadas são prova óbvia de malandragem ou incompetência - com óbvia tendência, dirão cidadãos mais espertos ou de melhor memória, de mais casos da primeira hipótese.

É preciso registrar que a exigência de ficha limpa está limitada às eleições de dois anos atrás. Provavelmente, os ministros, por bondade de seus corações ou simplesmente por bom-senso, consideraram que poucas legendas - ou, quem sabe, nenhuma delas - sobreviveria a uma inquirição mais ampla.

Note-se, com alguma tristeza - mas talvez sem surpresa -, que estamos diante de uma atitude rara, se não for absolutamente inédita: qual foi mesmo a última vez que todos os partidos políticos brasileiros uniram-se na defesa de uma causa?

É também curioso e lamentável que a iniciativa dos partidos entre em choque com uma exigência que nasceu de um raríssimo - se não tiver sido inédito - movimento de origem popular (ou seja, sem qualquer ligação com políticos e seus partidos), a campanha da Ficha Limpa. E também não há demérito para o TSE numa associação de sua exigência de contas limpas com aquela recente, mas já histórica, campanha popular.

No fim das contas, os partidos, unidos como talvez jamais tenha acontecido antes - pelo menos na discussão de questão intrinsecamente política -, estão remando contra a correnteza duplamente: enfrentam tanto a vontade expressa da opinião pública como uma decisão explícita da Justiça Eleitoral. Um naufrágio parece tão iminente quanto indispensável.

O título do texto mostra o adjetivo iminente, que não deve ser confundido com seu parônimo eminente; a alternativa em que a frase dada trocou a forma de um vocábulo adequado por seu parônimo é:

Alternativas
Comentários
  • gab. C


    Nunca se pensou cassar o mandato de um deputado importante;

    cassar ~> tornar nulo e sem efeito;
    caçar ~> Perseguir animais para os apanhar ou matar


  • Eminente tem sua origem na palavra em latim eminens, devendo assim ser escrito com e na primeira sílaba. Também com e deverão ser escritas todas as palavras cognatas de eminente: eminência, eminentemente, eminenciar, eminentíssimo. As palavras insigne, superior, ilustre, sublime, excelente, alto, proeminente e elevado são sinônimas de eminente.
    Eminente:
    A eminente violoncelista deu um concerto magnífico.
    O Cristo Redentor aparece eminente no céu do Rio de Janeiro.

    Nunca se pensou caçar o mandato de um deputado importante.

    Segundo meu entendimento, nesse caso, a palavra "importante" se dá como sinônimo de eminente.


  • CASSAR - para mandatos e cargos.

    Caçar - caça de animais 

  • caçar e cassar não são homônimas?

  • A-AO INVÉS DE; é usado quando há exposição de ideias contrárias----------EM VEZ  DE: Esta expressão significa “no lugar de”

    B-DESPERCEBIDOS; significa algo ou alguém que não chamou atenção, que não foi visto ------------------DESAPERCEBIDO; significa algo ou alguém que não está preparado, que está desprovido, desprevenido, desacautelado.

    C- Caçar; significa perseguir animais para capturar ou matar ------------------- Cassar significa tornar nulo ou sem efeito (LEMBANDO QUE O ERRO ESTÁ NA LETRA C).

    D- Seção escrita desse modo, significa parte, divisão, departamento.------------ Cessão – escrita desse modo, significa ceder, ou seja, ato ou efeito de repartir ------------ Sessão – escrita desse modo, possui o significado de reunião, encontro, espaço de tempo.

    E- ALISAR se refere ao ato de tornar qualquer coisa mais lisa e plana -----------. Alizar; se refere a um rodapé, ou seja, a uma barra de acabamento colocada na parte inferior das paredes, bem como a um lambri, ou seja, um revestimento utilizado nas paredes, portas e janelas.

  • O que é secção: s.f. Ação de seccionar, de separar em partes

  • Esta questão está com problema. Caçar e cassar são homônimos homófonos, e não parônimos como o enunciado mencionou. Questão sem resposta.

  • Essa quest]ap não foi anulada??

    Todas as alternativas, com exceção da alternativa "B" são homonimas....

  • Parônimos :É a relação que se estabelece entre palavras que possuem significados diferentes, mas são muito parecidas na pronúncia e na escrita.