SóProvas


ID
1335886
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em um tesauro o tipo de relação que ocorre com as metáforas, quando os termos são utilizados em sentido figurado e com os termos sincategoremáticos quando o adjetivo (determinante) é que indica a classe a que o termo pertence e não o substantivo (determinado), denomina-se relação de:

Alternativas
Comentários
  • "Termos sincategoremáticos

    Este é outro fenômeno que pode induzir a erro de classificação, se ficarmos apenas no plano da língua. Ele ocorre quando o adjetivo - melhor dizendo, o determinante - é que indica a classe a que o conceito pertence, e não o substantivo - ou determinado.

    Exemplo 1: Couro sintético - não é Couro; é um produto sintético que pode ser usado como substituto do couro (que, por definição, é de origem animal). Assim, é falsa a cadeia:

    Couro
     TE Couro sintético

    Nestes casos, estabelece-se entre os termos uma relação associativa para mantê-los próximos à vista, ficando, no entanto, cada termo em sua respectiva classe. O correto, então, seria:

    Couro
     TA Couro sintético

    Exemplo 2: Peixe fóssil - não é peixe; é um fóssil.

    Exemplo 3: Flor artificial - não é uma flor; é um objeto em forma de flor."


    http://www.conexaorio.com/biti/tesauro/termo.htm

  • GABARITO: A

     

    A relação de denominação o ocorre no plano da língua e se dá entre conceitos cuja denominação guarda analogia entre si, pertencendo eles, no entanto, a diferentes classes. Nos tesauros, esta relação é indicada como termo associado (TA). Quando o adjetivo caracteriza a classe, e não o substantivo, diz-se que tais termos são sincategoremáticos. Os termos sincategoremáticos são aqueles cuja significação plena só passa a existir quando empregados junto a outras palavras. Não pertencem, por si sós, a determinada classe/categoria: o conjunto é que constitui sua própria categoria. Por exemplo, "Rosa" é uma espécie de flor, mas "Rosa de papel" não o é.

    Já os termos categoremáticos são aqueles que pertencem a determinada classe/categoria e têm significação por si sós. Por exemplo, flor, rosa, peixe.

     

    FONTES: INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Diretrizes para elaboraçao de tesauros monolíngues. Brasília, DF: IBICT, 1984.

    http://www.conexaorio.com/biti/tesauro/analog.htm

  • Relação de Denominação

    Este tipo de relação ocorre no plano da língua e se dá entre conceitos cuja denominação guarda analogia entre si, pertencendo eles, no entanto, a diferentes classes. Nos tesauros, esta relação é indicada como termo associado (TA).

    Exemplos:

    Caso 1:

    Satélite - Satélite artificial Couro - Couro vegetal

    Peixe - Peixe fóssilNos exemplos acima o adjetivo caracteriza a classe, e não o substantivo. Diz-se que tais termos são 

    Caso 2:

    Vinagre de maçã - Vinagre de arroz - Vinagre de vinho

    Este fenômeno ocorre quando, no processo de denominação, utiliza-se a 

  • o mais dificil é entender a pergunta