SóProvas


ID
1336288
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

     O texto a seguir é um trecho do discurso proferido, em 2004, pelo então Ministro do Controle e da Transparência,Waldir Pires, que ressalta a importância da relação entre a ética pública e a organização democrática da sociedade e do Estado: 

     “A democracia é incompatível com a corrupção. Como é incompatível com a exclusão. Sua legitimidade decorre da representação popular, que vem da vontade dos cidadãos, para assegurar as liberdades, inclusive aquela que foi declarada um dia na Carta do Atlântico, como o grande documento do Ocidente, de convocação para a luta contra o nazismo e o fascismo: a liberdade de não ter medo de morrer de fome. A exclusão é o decreto de condenação à pobreza extrema e à fome. A democracia é a cidadania, náo é um regime com párias.”

Considerando esse contexto e o que está estabelecido no artigo 116 do RJU, marque a alternativa que relaciona corretamente apenas deveres do servidor que alcançam imediatamente o cidadão usuário dos serviços públicos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E - Art. 116. São deveres do servidor:

      V - atender com presteza:

      a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo

      XI - tratar com urbanidade as pessoas;

      IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

  • Não entendi essa resposta pois todas as respostas estão no art 116 como deveres do servidor.

  • Não precisa conhecer a lei para responder a essa. Porque a pergunta diz "...apenas deveres do servidor que alcançam imediatamente o cidadão usuário dos serviços públicos".

    Somente a resposta "E" alcança imediatamente o cidadão usuário dos serviços públicos:

    "e) atender com presteza ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; tratar com urbanidade as pessoas; manter conduta compatível com a moralidade administrativa."

    As demais respostas falam sobre procedimentos internos na instituição, não sobre os usuários dos serviços públicos.