SóProvas


ID
1337380
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A possibilidade de o auditor vir a emitir um parecer tecnicamente inadequado sobre as demonstrações contábeis por conta de um “tique frio” marcado nos papéis de trabalho por um integrante da equipe de auditoria evidencia

Alternativas
Comentários
  • Apesar de não saber o que significa : "tique frio", mas saber que o risco de detecção ser o risco de o auditor não detectar um erro ou fraude que afete as demonstrações contábeis, e esta ligado ao grau de eficiência dos procedimentos conduzidos pelo auditor. Deu para concluir a resposta da questão

  • simples:

    se a culpa é do auditori, logo, é risco de detecção.

    bons estudos!

  • Resolução: Essa questão tem uma pegadinha, já que a redação utilizada parece com a definição de risco de auditoria contida nas NBC TA 200, veja:

    Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção.

    Entretanto, a questão está se referindo ao risco de o auditor não detectar, por falha, descuido, falta de capacitação etc.

    Um “tique” errado auditor levou a uma conclusão errada. Isso nos remete ao risco de detecção. Os tiques são as marcações que o auditor utiliza nos papéis de trabalho (por ex.: sinais gráficos, letras gregas, símbolos etc) falhar na execução dos testes ou dos seus registros, escapando alguma distorção, estamos diante do risco de detecção. Observe:

    Risco de detecção é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções.

    Resposta C