GABARITO: C
( V ) A demanda ventilatória deve apresentar uma relação VD/VT < 0,60.
Relação VD/VT é a relação entre o espaço morto (VD) e o volume corrente (VT) . Alguns estudos demonstraram que, uma VD/VT > 0,55, calculada pouco antes da extubação, enquanto o paciente respira espontaneamente com pressão de suporte, é altamente associada a fracasso na extubação.
( F ) A PI máxima deve ser sempre menor que menos 30 cm H2O (-40, -50, -60, -70.......)
A mensuração das pressões máximas consiste em um método simples e não-invasivo, realizado com o Manovacuômetro, muito utilizado para avaliar a capacidade de força dos músculos inspiratórios (Pimáx) Pacientes com valores de PImáx MAIORES que -30cmH2O predizem mais sucesso no desmame. Valores abaixo de - 30 a -40cmHO – indicam fraqueza muscular inspiratória .Valores abaixo de - 20 cmHO – indicam falência muscular inspiratória
( V ) O padrão respiratório deve apresentar o índice de Tobin entre 60 e 105.
O índice de Tobin, também chamado de índice de respiração rápida superficial (IRRS) é a relação entre a frequência respiratória e o volume corrente expirado ( FR/VTE) expresso em l/min, é recomendado em UTIs como um preditor de sucesso de desmame da ventilação mecânica (VM) e o valor de referência é de 104 ( alguns estudos consideram 105) Valores acima deste correlacionam-se largamente com insucesso do desmame da ventilação mecânica, e valores abaixo indicam possibilidade de sucesso.
OBS: Eu errei a questão pois considerei o mínimo de 60 como errado, afinal não achei nenhum estudo que se refira a esse valor mínimo. Alguém sabe a respeito??????