- 
                                Teoria X e Teoria Y
 
 McGregor compara dois estilos opostos e antagônicos de administrar: de um lado, um estilo baseado na teoria tradicional, mecanicista e pragmática (a que deu o nome de Teoria X), e, de outro, um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano (Teoria Y).
 
 A Teoria X reflete um estilo de administração duro, rígido e autocrático. As pessoas são visualizadas como meros recursos ou meios de produção.
 A Teoria Y desenvolve um estilo de administração aberto, dinâmico e democrático, através do qual administrar torna-se um processo de criar oportunidades, liberar potenciais, remover obstáculos, encorajar o crescimento individual e proporcionar orientação quanto a objetivos.
- 
                                Observação na letra E: No topo da pirâmide temos o NÍVEL ESTRATÉGICO No meio, o NÍVEL TÁTICO Na base, o NÍVEL OPERACIONAL. 
- 
                                Comentário: Item b - A abordagem divisional ocorre quando os departamentos são agrupados juntos em divisões com base nos resultados organizacionais. Cada divisão é autônoma e auto-suficiente para produzir um determinado produto ou serviço. A abordagem divisional pode ter variações, como: estrutura baseada em produtos/serviços, em localização geográfica, em clientela ou em processos.   
- 
                                a) Na realidade das organizações modernas, não há motivo administrativo para se manter uma estrutura organizacional predominantemente centralizada. ERRADO - cada empresa adota a estrutura que melhor se adequar aos seus objetivos. Centralização relaciona-se à tomada de decisão na organização. b) A abordagem divisional da departamentalização ocorre quando as atividades são agrupadas de acordo com as habilidades, conhecimentos e recursos similares. ERRADO - departamentalização é o agrupamento de atividades e recursos de acordo com determinado critério de homogeneidade. c) Os administradores que atuam de acordo com a teoria X dos estilos de direção tendem a dirigir e controlar os subordinados de maneira rígida e intensiva, fiscalizando constantemente seu trabalho. CERTO . Teoria X - parte do princípio de que os seres humanos não gostam de trabalhar e por isso os superiores devem dirigir e controlar de maneira rígida. Teoria Y - parte do princípio contrário. Todos GOSTAM de trabalhar e por isso o controle é menos rigoroso. PARA LEMBRAR, Y = Yupiee, ADORO TRABALHAR!! d) No exercício do controle, o administrador deve estar mais atento aos casos padronizados do que às exceções. ERRADO - os casos padronizados demandam menos controle que as exceções. e) Os controles táticos devem estar localizados no mais alto nível da organização. ERRADO - já explicado pelo Carlos - ESTRATÉGICO - TÁTICO - OPERACIONAL
 
 
- 
                                E finalmente a Teoria x diz: "a maioria das pessoas deve ser rigorosamente controlada, e freqüentemente induzida a realizar os objetivos da organização".	Ora, se a maioria das pessoas deve ser rigorosamente controlada e freqüentemente induzida a realizar os objetivos da organização, as funções gerenciais consistiriam em como controlar e induzir as pessoas a realizarem os objetivos da organização. 	Quer dizer, teoria é teoria. Prática é a conseqüência dessa teoria. O comportamento reflete este conceito. A Teoria Y não diz isso. Também não diz o contrário. Ela diz: "as pessoas podem ser criativas e se autodirigirem no trabalho, se adequadamente motivadas. A questão é o "se adequadamente motivadas".  A lógica de argumentação do gerente que se oriente pelos pressupostos da Teoria Y seria "como motivar adequadamente as pessoas".
 fonte: http://www.administradores.com.br
 
- 
                                Letra b: "A abordagem divisional da departamentalização ocorre quando as atividades são agrupadas de acordo com as habilidades, conhecimentos e recursos similares." Errada.
 	Abordagem divisional
 É a organização que cria departamentos que são formados por um agrupamento de divisões separadas que são auto-suficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele, de acordo com os resultados organizacionais. Como a elaboração de projetos, que tem a participação de divisões separadas.
 
 Força e fé.
 Sucesso!
 
- 
                                	Letra B) A abordagem FUNCIONAL da departamentalização ocorre quando as atividades são agrupadas de acordo com as habilidades, conhecimentos e recursos similares. 	
 Os departamentos são formados de acordo com a principal função especializada. As principais áreas adotadas são: produção, vendas e finanças, podendo também ser acompanhado de outras áreas como recursos humanos. Este tipo de departamentalização é a mais comum nas organizações.
 	A departamentalização funcional é mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo. 
 "Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina
 
- 
                                Opção correta: C Adm. Geral e Pública, Idalberto Chiavenato, Cap. 32 - Direção "[...] Teoria X O administrador que pensa e age de acordo com a Teoria X tende a dirigir e controlar os subordinados de maneira RÍGIDA e INTENSIVA, FISCALIZANDO O SEU TRABALHO, pois acha que as pessoas são passivas e indolentes, relutantes e sem qualquer iniciativa pessoal. Nesse estilo de direção, o administrador acha que não se deve confiar nelas, porque não têm ambição e evitam a responsabilidade. Não delega responsabilidades porque acha que elas são dependentes e preferem ser dirigidas. Com todas essas restrições, o administrador cria um ambiente autocrático de trabalho, uma atitude de desconfiança, de vigilância e de controle coercitivo que não estimula ninguém a trabalhar. [...]" Bons estudos! 
 
 
- 
                                Teoria X e Y  de Mcgregor: X------>  funcionarios(colaboradores) que o gestor julgar não gostar de trabalhar, devido a este fato ele acaba tendo uma liderança muito autocratica com eles cobrando resultados, fica fiscalizando constantemente verificando se seus subordinados estão realmente trabalhando. Y--------> funcionarios que gostam de trabalhar, onde o gestor não fica perseguindo seus subordinados em busca de resultados ou fiscalizando demasiadamente durante o trabalho. 
- 
                                A - ERRADO - DE FATO, A TENDÊNCIA É QUE EXISTAM, CADA VAZ MAIS, ORGANIZAÇÕES DESCENTRALIZADAS. PORÉM, É POSSÍVEL A EXISTÊNCIA DE ESTRUTURAS CENTRALIZADAS, QUANDO HOUVER DEMANDA NO MERCADO. BASTA LEMBRARMOS DO MC DONALDS.    B - ERRADO - E DEPARTAMENTALIZAÇÃO DIVISIONAL É DIVIDIDA POR UNIDADES AUTÔNOMAS E AUTOSSUFICIENTE PARA PRODUZIR DETERMINADO PRODUTO OU SERVIÇO. A QUESTÃO SE REFERE À DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL.   C - CORRETO - TEORIA X: É A CONCEPÇÃO TRADICIONAL DE ADMINISTRAÇÃO, REPRESENTA O TÍPICO ESTILO DE ADMINISTRAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍDICA DE TAYLOR, DA TEORIA CLÁSSICA DE FAYOL E DA TEORIA BUROCRÁTICA DE WEBER. TEORIA Y: É A CONCEPÇÃO MODERNA DE ADMINISTRAÇÃO DE ACORDO COM A TEORIA COMPORTAMENTAL.   D - ERRADO - O CONTROLE DEVER TER ORIENTAÇÃO RÁPIDA PARA AS EXCEÇÕES, OU SEJA, O CONTROLE DEVE INDICAR OS DESVIOS RAPIDAMENTE, ATRAVÉS DE UMA VISÃO PANORÂMICA SOBRE ONDE AS VARIAÇÕES ESTÃO OCORRENDO E O QUE DEVE SER FEITO PARA CORRIGI-LAS ADEQUADAMENTE.   E - ERRADO - O CONTROLE TÁTICO ESTÁ EM UM NÍVEL INTERMEDIÁRIO, NÍVEL DEPARTAMENTAL.         GABARITO ''C'' 
- 
                                Os funcionários são vistos como preguiçosos, indolentes, vagabundos por gestores que seguem a teoria X de, daí explicado o controle rigoroso.   Resposta: Letra C.  
- 
                                teoria x e teoria y   X - eXplora Y - valorYza