SóProvas


ID
133861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

João, que é analista judiciário de determinado tribunal eleitoral, assumiu a função de chefe do setor de pessoal desse órgão, e uma das primeiras medidas por ele tomadas foi a de se reunir com os gerentes de todos os níveis, com objetivo de abordar as medidas que deveriam ser tomadas com relação ao pessoal para a preparação das eleições de 2010, em que será adotada a checagem biométrica do eleitor.

A partir da situação hipotética acima, assinale a opção correta quanto a noções de administração de recursos humanos (RH).

Alternativas
Comentários
  • Se a Administração Pública descentralizar por delegação, haverá a teceirização dos serviços.
    Há descentralização por delegação quando o Estado, mediante um contrato ou através de um ato unilateral, transfere apenas a execução do serviço, mantendo a titularidade, para que o delegado preste o serviço ao público em seu nome e por sua conta e risco. Ex: Conservo.

     

     

  • A descentralização das atividades de RH envolvem a transferência de tarefas operacionais e burocráticas não essenciais por meio da terceirização (outsourcing).

    Assim, conforme o caso apresentado, a preparação do pessoal para atuar nas eleições  pode ser estratégica o suficiente para suscitar a descentralização das atividades de RH e se os gerentes adotarem essa postura, a terceirização será uma das consequências.

  • Pessoal,

    Cuidado: terceirização e outsourcing são coisas diferentes!

    - Terceirização:  trata de serviços ligados ao trabalho mais braçal, como portaria e segurança, que quase sempre não requerem conhecimentos técnicos específicos.

    - Outsourcing: é o uso estratégico de recursos externos para as atividades que são foco principal da empresa. É praticamente designar serviços a terceiros, sendo que este trabalho demanda equipamentos, know-how e mão-de-obra especializada.

    Normalmente, as bancas não fazem diferenciação desses conceitos, mas é bom ter eles em mente para não serem pegos de surpresa.

  • entendi nada. alguem explica?

  • Também não entendi a resposta da questão....Por favor, alguém poderá dar uma luz?? obrigada...

  • Letra B.

     

    Para responder esta questão, nada melhor do que analisar cada uma das alternativas:

     

    . Letra a. Errado. A visão deve ser que cada funcionário é diferente do outro, possuindo competências únicas que podem ser aproveitadas pela organização. 

     

      Letra b. Certo. É isso mesmo! Apesar de parecer estranho da forma que foi colocado aqui na questão, as atividades burocráticas podem ser terceirizadas, em especial a parte de “administração de pessoal”. Isso se torna ainda mais fácil quando há uma maior descentralização na gestão de Rh. 

     

    Letra c. Errado. O setor de RH continuará existindo para realizar a gestão de RH. Mas a implementação de ações práticas com os funcionários passará por João, que deverá tomar decisões a respeito. 

     

    Letra d. Errado. Em todas as áreas da organização em que houver pessoas trabalhando, será importante considerar os aspectos humanos, mesmo que seja na implantação de softwares! 

     

    Letra e. Errado. O equilíbrio organizacional pede que haja equilíbrio entre contribuições e retribuições dos stakeholders para com a organização. Se apenas os stakeholders tem seus objetivos alcançados, não há equilíbrio organizacional

     

    Prof. Carlos Xavier