SóProvas


ID
133870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O setor de aquisição de material de determinada organização está crescendo rapidamente em termos de volume de trabalho, todavia sem o proporcional incremento de pessoal; pelo contrário, ocorreu uma diminuição do número de seus empregados, acompanhada de sensível modernização no equipamento utilizado. O contexto vigente também é caracterizado por diversas reclamações quanto a erros frequentes e pouca cooperação do pessoal que trabalha no setor.

Na situação hipotética acima,

Alternativas
Comentários
  • Comentário "leigo" de quem acertou a questão (não sei se meu raciocínio está correto, apenas estou compartilhando):

    A) a baixa produtividade é um indicador a priori da necessidade de capacitação. - ERRADO: A baixa produtividade pode ser um indicador de outras necessidades, como modernização. Também não poderia ser considerada um indicador a priori, pois é constatada como um resultado negativo.

    B) a redução do número de servidores é um indicador a posteriori da necessidade de capacitação. - ERRADO: A redução de servidores não é um indicador de necessidades, é uma atitude tomada pelo administrador frente a alguma necessidade

    C) os erros frequentes são um indicador a priori da necessidade de capacitação. - ERRADO: Os erros frequentes são um indicador A POSTERIORI da necessidade de capacitação (precisaram acontecer os erros para que depois se percebesse a necessidade)

    D) a não modernização do equipamento e o aumento do número de servidores seriam indicadores a priori da necessidade de capacitação. - ERRADO: a não modernização do equipamento não indica nenhuma necessidade de capacitação (manteve-se o que já se tinha. Se substituirmos "não modernização" por "modernização", creio que a afirmaçao estaria correta.

    E) a pouca cooperação dos servidores é um indicador a posteriori da necessidade de capacitação. - CORRETO: primeiro aconteceu a pouca cooperação e daí, POSTERIORMENTE, verificou-se a necessidade de capacitação (para que eles aprendam a trabalhar em equipe, por exemplo).

     

  • Esta questão se refere a matéria de Gestão de Pessoas (ou Adm. de RH).

  • Indicadores a priori: são eventos que, se acontecerem, provocarão futuras necessidades de treinamento, facilmente previstas, como:

    1) expansão da empresa e admissão de novos funcionários

    2) redução do número de empregados;

    3) mudança de métodos e processos de trabalho, etc.

    Indicadores a posteriori: são problemas provocados por necessidades de treinamento ainda não atendidas, como:

    1) baixa qualidade de procução;

    2) baixa produtividade;

    3) avarias frequentes em equipamentos e instalações

    4) mal atendimento ao cliente, etc.


    Fonte: Idalberto Chiavenato - Gestão de Pessoas

  • Exemplos de indicadores a priori:
    • Expansão da empresa e admissão de novos funcionários;
    • Redução do número de funcionários; Mudanças de métodos e processos de trabalho; Substituições ou movimentações de pessoal; Faltas, licenças ou férias de pessoal; Expanção na oferta de serviços; Mudanças nos programas de trabalho ou de produção; Modernização do maquinário ou do equipamento; Produção e comercialização de novos produtos ou serviços; Introdução de novas tecnologias. Os indicadores a posteriori podem ser por problemas de produção ou de pessoal. Os indicadores de problemas de produção são:Qualidade inadequada de produção; Número excessivo de queixas; Pouco ou nenhum interesse no trabalho; Falta de cooperação; Faltas e substituição em demasia; Dificuldades na obtenção de talentos; Tedencia a atribuir falhas aos outros; Erros na execução de ordens; Avarias frequentes de equipamentos e instalações; Comunicações defeituosas; Tempo de aprendizagem e de integração muito acentuado; Despesas excessivas na manutenção de máquinas e equipamentos;Excesso de erros e desperdícios; Elevado número de acidentes; Pouca adaptabilidade ou versatilidade dos funcionários; Mau aproveitamento do espaço disponível.Os indicadores a posteriori por problemas de pessoal são:Relação deficiente entre as pessoas;
    • Indicador a priori é conhecido previamente ao fato e a posteriori é conhecido posteriormente ao fato.

      A redução no número de empregados é um indicador a priori (que é conhecido previamente ao fato) pois quando sabe-se da necessidade de capacitação relacionada a cada cargo.

      Já a pouca cooperação é um indicador a posteriori (que só é conhecido posteriormente ao fato da necessidade de capacitação) pois somente após a detecção das questões que envolvem a pouca cooperação é que saberemos quais áreas deverão ser trabalhadas no processo de capacitação.