Comentário "leigo" de quem acertou a questão (não sei se meu raciocínio está correto, apenas estou compartilhando):
A) a baixa produtividade é um indicador a priori da necessidade de capacitação. - ERRADO: A baixa produtividade pode ser um indicador de outras necessidades, como modernização. Também não poderia ser considerada um indicador a priori, pois é constatada como um resultado negativo.
B) a redução do número de servidores é um indicador a posteriori da necessidade de capacitação. - ERRADO: A redução de servidores não é um indicador de necessidades, é uma atitude tomada pelo administrador frente a alguma necessidade
C) os erros frequentes são um indicador a priori da necessidade de capacitação. - ERRADO: Os erros frequentes são um indicador A POSTERIORI da necessidade de capacitação (precisaram acontecer os erros para que depois se percebesse a necessidade)
D) a não modernização do equipamento e o aumento do número de servidores seriam indicadores a priori da necessidade de capacitação. - ERRADO: a não modernização do equipamento não indica nenhuma necessidade de capacitação (manteve-se o que já se tinha. Se substituirmos "não modernização" por "modernização", creio que a afirmaçao estaria correta.
E) a pouca cooperação dos servidores é um indicador a posteriori da necessidade de capacitação. - CORRETO: primeiro aconteceu a pouca cooperação e daí, POSTERIORMENTE, verificou-se a necessidade de capacitação (para que eles aprendam a trabalhar em equipe, por exemplo).
Indicadores a priori: são eventos que, se acontecerem, provocarão futuras necessidades de treinamento, facilmente previstas, como:
1) expansão da empresa e admissão de novos funcionários
2) redução do número de empregados;
3) mudança de métodos e processos de trabalho, etc.
Indicadores a posteriori: são problemas provocados por necessidades de treinamento ainda não atendidas, como:
1) baixa qualidade de procução;
2) baixa produtividade;
3) avarias frequentes em equipamentos e instalações
4) mal atendimento ao cliente, etc.
Fonte: Idalberto Chiavenato - Gestão de Pessoas