SóProvas


ID
1338802
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Coca-Cola vai eliminar ingrediente que pode causar perda de memória e problemas de pele

A Coca-Cola, maior fabricante mundial de refrigerantes, vai retirar um ingrediente que pode causar danos à saúde de algumas de suas marcas de refrigerantes, informou a BBC. A medida é uma resposta da companhia à uma petição on-line e ocorre num momento em que a indústria da alimentação como um todo está sob pressão de instituições médicas e grupos de consumidores, devido aos riscos à saúde de seus produtos.

O óleo vegetal bromado, ou OVB, é adicionado em refrigerantes de frutas da Coca-Cola, como a Fanta e o Powerade. A rival Pepsi foi mais rápida e eliminou o agente químico do Gatorade no ano passado; anunciou ainda que pretende eliminá-lo de todos os seus produtos. O OVB está presente em suas bebidas energéticas Mountain Dew e Amp Energy, vendidas nos Estados Unidos, informa a BBC.

O agente é usado como estabilizador nas bebidas com sabor de fruta, pois ajuda a evitar que os ingredientes se separem. Porém, segundo pesquisas médicas, o consumo (*) de refrigerantes contendo OVB está relacionado a efeitos nocivos à saúde, tais como perda de memória e problemas de pele e terminações nervosas.

Genericamente seguro.

Nos Estados Unidos, o OVB perdeu em 1970 o selo de "genericamente reconhecido como seguro" nas listas de ingredientes da US Food and Drug Administration (FDA, a agência reguladora das questões de saúde no país). Mesmo assim, foi permitido às (**) de bebidas usar o OVB em até um máximo de 15 partes por milhão. No Japão e na União Européia, o uso do agente como aditivo alimentar não é permitido.

Já os produtos da Coca-Cola no Brasil não utilizam óleo vegetal bromado. O uso da substância não está previsto pela legislação brasileira, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

[...]

(http://oglobo.globo.com/)

Considerando as regras de ortografia, os espaços marcados com (*) e (**) podem ser preenchidos, correta e respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • Questão dada.

    Letra E

  • Correta- e) "excessivo" e "companhias".

  • Questão dada é questão acertada!!!!!

  • Para quem errou e ficou na dúvida sobre a palavra companhia ( como eu), fique sabendo que a palavra companhia não existe, está errada e ela tanto pode se referir a um acompanhante como a uma empresa ou firma. 

    Thaks for your attention!

  • sempre apos de uma vogal , havera "SS", isso justifica a escrita: "excesso"

  • Letra E - GABARITO
    - Excessivo deriva do verbo = EXCEDER e verbos terminados em: 
    ...PRIMIR (ImPRIMIR) RECEBE SS = impressão
    ...METER (
    proMETER) RECEBE SS = promessa
    ...MITIR (
    adMITIR) RECEBE SS = admissão 
    ...CUTIR (
    reperCUTIR) RECEBE SS = repercussão
    ...CEDER (
    conCEDER) RECEBE SS = concessão 
    ... GREDIR (
    aGREDIR) RECEBE SS = agressão
    RECEBEM SS

    - A Palavra Compania não existe! GRAFIA CORRETA COMPANHIA 

  • GABARITO: LETRA E

    Emprego do Dígrafo SS

    – Em verbos terminados em primir, meter, mitir, cutir, ceder, gredir, sed(i)ar: impressão (de imprimir), depressão (de deprimir), promessa (de prometer), intromissão (de intrometer), admissão (de admitir), demissão (de demitir), percussão (de percutir), repercussão (de repercutir), excesso (de exceder), concessão (de conceder), agressão (de agredir), transgressão (de transgredir), obsessão (de obsed(i)ar)...

    – Prefixo terminado em vogal + palavra iniciada por S: assimétrico (a + simétrico), ressurgir (re + surgir), autosserviço (auto + serviço), minissaia (mini + saia), parassíntese (para + síntese), pressentimento (pré + sentimento)...

    – Em todo o pretérito imperfeito do subjuntivo: fosse, fosses, fosse, fôssemos, fôsseis, fossem...

     FONTE: A Gramática Para Concursos Públicos – Pestana,Fernando.