SóProvas


ID
1339060
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Não há hoje no mundo, em qualquer domínio de atividade artística, um artista cuja arte contenha maior universalidade que a de Charles Chaplin. A razão vem de que o tipo de Carlito é uma dessas criações que, salvo idiossincrasias muito raras, interessam e agradam a toda a gente. Como os heróis das lendas populares ou as personagens das velhas farsas de mamulengos.
     Carlito é popular no sentido mais alto da palavra. Não saiu completo e definitivo da cabeça de Chaplin: foi uma criação em que o artista procedeu por uma sucessão de tentativas erradas.
      Chaplin observava sobre o público o efeito de cada detalhe.
      Um dos traços mais característicos da pessoa física de Carlito foi achado casual. Chaplin certa vez lembrou-se de arremedar a marcha desgovernada de um tabético. O público riu: estava fixado o andar habitual de Carlito.
      O vestuário da personagem - fraquezinho humorístico, calças lambazonas, botinas escarrapachadas, cartolinha - também se fixou pelo consenso do público.
      Certa vez que Carlito trocou por outras as botinas escarrapachadas e a clássica cartolinha, o público não achou graça: estava desapontado. Chaplin eliminou imediatamente a variante. Sentiu com o público que ela destruía a unidade física do tipo. Podia ser jocosa também, mas não era mais Carlito.
      Note-se que essa indumentária, que vem dos primeiros filmes do artista, não contém nada de especialmente extravagante. Agrada por não sei quê de elegante que há no seu ridículo de miséria. Pode-se dizer que Carlito possui o dandismo do grotesco.
      Não será exagero afirmar que toda a humanidade viva colaborou nas salas de cinema para a realização da personagem de Carlito, como ela aparece nessas estupendas obras-primas de humor que são O garoto, Em busca do ouro e O circo.
      Isto por si só atestaria em Chaplin um extraordinário discernimento psicológico. Não obstante, se não houvesse nele profundidade de pensamento, lirismo, ternura, seria levado por esse processo de criação à vulgaridade dos artistas medíocres que condescendem com o fácil gosto do público.
      Aqui é que começa a genialidade de Chaplin. Descendo até o público, não só não se vulgarizou, mas ao contrário ganhou maior força de emoção e de poesia. A sua originalidade extremou-se. Ele soube isolar em seus dados pessoais, em sua inteligência e em sua sensibilidade de exceção, os elementos de irredutível humanidade. Como se diz em linguagem matemática, pôs em evidência o fator comum de todas as expressões humanas.


(Adaptado de: Manuel Bandeira. “O heroísmo de Carlito”.Crônicas da província do Brasil. 2. ed. São Paulo, Cosac Naify, 2006, p. 219-20)

Considerado o contexto, o segmento cujo sentido está adequadamente expresso em outras palavras é:

Alternativas
Comentários
  • tanto tabético quanto tábico tem origem da palavra TABES que significa progressiva atrofia ou decadencia de todo o corpo ou parte dele.






  • Gab. E

    Arremedar: imitar, fingir, afetar, aparentar, arremedar, bancar, disfarçar, dissimular, encenar, enganar, fantasiar, iludir, inventar, simular, adulterar, adumbrar, assemelhar, contrafazer, copiar, cornar, falsificar, parodiar, plagiar, reproduzir, seguir, interpretar.

    Tabético = Tábico conforme comentário abaixo. 

  • Sobre a alternativa A:

    SIGNIFICADO DE MAMULENGO: s.m. Bras. (NE) Fantochada, representação teatral com bonecos, geralmente em épocas de festividade.
    Fantoche.

    Bons estudos.

  • idiossincrasia

    reação individual própria e típica a cada pessoa; temperamento peculiar de cada indivíduo; disposição do temperamento de um indivíduo, em virtude da qual cada indivíduo representa de uma maneira que lhe é própria as influências dos diversos agentes que impressionam os seus órgãos;

    dandismo

    substantivo masculino

    1. qualidade ou característica de dândi.

    2. afetação no comportamento e/ou no modo de vestir.


  • Alternativa A: MAMULENGOS - [Brasil: Nordeste] Divertimento popular que consiste em representações dramáticas por meio de bonecos. Alternativa B: IDIOSSINCRASIA - 1. Característica peculiar do temperamento ou do comportamento de uma pessoa ou de um grupo. 2. Maneira de agir específica de uma pessoa.Alternativa C: INALIENÁVEL - Que não pode ser alienado ou transmitido a outrem.

    Alternativa D: DANDISMO - Modos, trajo de dândi. DÂNDI - Indivíduo afetado na maneira de trajar, de andar e de se comportar.

    Alternativa E: TABÉTICO - Sinônimo de tábido. TÁBIDO - 1. Podre, corrupto, putrefato. 2. [Medicina]  Que ou quem tem tabe. TABE -  [Medicina] Doença nervosa de origem sifilítica que provoca ataxia progressiva dos membros locomotores, pela degeneração dos cordões posteriores da espinal medula.









  • 1. Idiossincrasia

    Significado de Idiossincrasia 

    Do Gr. idiosygkrasía < ídios, próprio sýkrasis, constituição, temperamento
    s. f., 
    Disposição do temperamento de um indivíduo para sentir, de um modo especial e privativo dele, a influência de diversos agentes;
    Reação individual própria a cada pessoa;
    Maneira pessoal de ver o mundo.

    Med., 
    Reação individual particular, perante um agente terapêutico.

    O gesto de paz é estabelecido pela Conferência de Bispos, com o reconhecimento da Fé Apostólica, "segundo a idiossincrasia e os costumes do lugar". 

    "O gibi tem o estilo do mangá japonês, mas adaptado à idiossincrasia mexicana.

    http://www.dicionarioinformal.com.br/

     

    idiossincrasia 
    i.dios.sin.cra.si.a 
    sf (gr idiosygkrasíaMed Constituição individual, em virtude da qual cada indivíduo sofre diferentemente os efeitos da mesma causa. Psicol Qualquer detalhe de conduta peculiar a um indivíduo determinado e que não possa ser atribuído a processos psicológicos gerais, bem conhecidos. Var: idiocrasia.

    http://michaelis.uol.com.br/

     

    (dis.cer.ni.men.to)

    sm.

    1. Capacidade de perceber, compreender com facilidade; PERSPICÁCIA

    2. Capacidade de julgar, de distinguir valores com clareza; CRITÉRIO; JUÍZO; TINO

    3. Apreciação, avaliação, análise: Envio-lhe o contrato para seu discernimento.

     

    (i.na.li:e..vel)

    a2g.

    1. Que não se pode transferir ou alienar para outrem (bens inalienáveis); INALHEÁVEL; INTRANSFERÍVEL

    2. Que não se pode tomar de alguém ou retirar-lhe: Num estado de direito, a liberdade é um direito inalienável do indivíduo.

    3. Ling. Diz-se da indicação gramatical assinalando que a relação de posse expressa no nome é indispensável ou permanente.

     

    dandismo 
    dan.dis.mo 
    sm (dândi+ismo1 Maneiras de dândi. 2 Garridice exagerada, pretensiosa.

     

    dândi 
    dân.di 
    sm (ingl dandy) Indivíduo que se traja com apuro exagerado; casquilho, janota, peralta.

    http://michaelis.uol.com.br/

     

    (dan.dis.mo)

    sm.

    1. Modo de ser ou de se apresentar de um dândi; FACEIRICE; GARRIDICE

    2. P.ext. Pej. Afetação e artificialismo de dândi.

     

    (ar.re.me.dar)

    v.

    1. Imitar (alguém, animal, coisa) de forma ridícula, jocosa, zombeteira; REMEDAR: Semprearremeda os colegas, e eles não acham graça.

    2. Reproduzir ou tentar reproduzir (som, gesto, comportamento, estilo etc.), imitando; REMEDAR: Pedrinho arremeda bem as vozes de animais.

    3. Tentar (alguém) fazer parecerem verdadeiras qualidades pessoais que na realidade não tem; SIMULAR: Ele arremeda uma integridade que todos sabem não ter

    4. Ser parecido com, ter semelhança com: "Defronte da casa as árvores erguiam-searremedando uma apoteose de inferno." (Aluísio de Azevedo, O mulato))

    5. Falar mal (língua): Ele não fala inglês, arremeda inglês.

    6. Permitir prever resultado ou consequência; prenunciar: A corrupção arremedava um grande escândalo.

     

    http://www.aulete.com.br/

  • Questão praticamente impossível de acertar sem chutar...toda prova da FCC tem uma questão dessa...