SóProvas


ID
1339069
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Não há hoje no mundo, em qualquer domínio de atividade artística, um artista cuja arte contenha maior universalidade que a de Charles Chaplin. A razão vem de que o tipo de Carlito é uma dessas criações que, salvo idiossincrasias muito raras, interessam e agradam a toda a gente. Como os heróis das lendas populares ou as personagens das velhas farsas de mamulengos.
     Carlito é popular no sentido mais alto da palavra. Não saiu completo e definitivo da cabeça de Chaplin: foi uma criação em que o artista procedeu por uma sucessão de tentativas erradas.
      Chaplin observava sobre o público o efeito de cada detalhe.
      Um dos traços mais característicos da pessoa física de Carlito foi achado casual. Chaplin certa vez lembrou-se de arremedar a marcha desgovernada de um tabético. O público riu: estava fixado o andar habitual de Carlito.
      O vestuário da personagem - fraquezinho humorístico, calças lambazonas, botinas escarrapachadas, cartolinha - também se fixou pelo consenso do público.
      Certa vez que Carlito trocou por outras as botinas escarrapachadas e a clássica cartolinha, o público não achou graça: estava desapontado. Chaplin eliminou imediatamente a variante. Sentiu com o público que ela destruía a unidade física do tipo. Podia ser jocosa também, mas não era mais Carlito.
      Note-se que essa indumentária, que vem dos primeiros filmes do artista, não contém nada de especialmente extravagante. Agrada por não sei quê de elegante que há no seu ridículo de miséria. Pode-se dizer que Carlito possui o dandismo do grotesco.
      Não será exagero afirmar que toda a humanidade viva colaborou nas salas de cinema para a realização da personagem de Carlito, como ela aparece nessas estupendas obras-primas de humor que são O garoto, Em busca do ouro e O circo.
      Isto por si só atestaria em Chaplin um extraordinário discernimento psicológico. Não obstante, se não houvesse nele profundidade de pensamento, lirismo, ternura, seria levado por esse processo de criação à vulgaridade dos artistas medíocres que condescendem com o fácil gosto do público.
      Aqui é que começa a genialidade de Chaplin. Descendo até o público, não só não se vulgarizou, mas ao contrário ganhou maior força de emoção e de poesia. A sua originalidade extremou-se. Ele soube isolar em seus dados pessoais, em sua inteligência e em sua sensibilidade de exceção, os elementos de irredutível humanidade. Como se diz em linguagem matemática, pôs em evidência o fator comum de todas as expressões humanas.


(Adaptado de: Manuel Bandeira. “O heroísmo de Carlito”.Crônicas da província do Brasil. 2. ed. São Paulo, Cosac Naify, 2006, p. 219-20)

... toda a humanidade viva colaborou nas salas de cinema para a realização da personagem de Carlito...

O verbo empregado com o mesmo tipo de complemento do verbo grifado acima está em:

Alternativas
Comentários
  • Não sei responder essa questão...se puder ajudar...por favor...

  • Os dois verbos são transitivos indiretos, portanto necessitam de complemento preposicionado. 

    Logo:

    quem colabora, colabora --> para; com

    quem condescende, condescende --> com


    Espero ter ajudado!

  • Larissa,

    Para responder esse tipo de questão você já deve saber identificar se o verbo pede complemento com preposição ou não, ou seja, se o verbo é transitivo direto ou transitivo indireto. Ex: de verbos transitivos indiretos: dar, proceder, compartilhar etc. Quem dá, dá algo a alguem; quem procede, procede a alguma coisa; quem compartilha; compartilha algo com alguém.

    Espero que tenha entendido.

    Boa sorte!

  • Questão típica de eliminação por opções. 

    Basta estudar regência verbal e conhecer quais são tipo de verbos (transitivos, intransitivos, ligação, etc..) e os seus complementos.


    Abs

  • O verbo colaborar pode ser bitransitivo (precisa de objeto direto e indireto), intransitivo e transitivo indireto. No presente caso, é transitivo indireto. Diante disto, devem ser analisadas as assertivas.

    a. ERRADO.O verbo ser pode ser transitivo direto, intransitivo e auxiliar.Não pode ser transitivo indireto.

    b ERRADO. O verbo ganhar pode ser  bitransitivo indireto, verbo intransitivo, verbo transitivo circunstancial, verbo transitivo circunstancial e indireto, verbo transitivo direto e verbo transitivo direto e indireto. Neste caso, é transitivo direto.

    c ERRaDO. Destruir pode ser  intransitivo ou transitivo direto.Neste caso, é transitivo direto.

    d .CERTO. Condescender é transitivo indireto.

    e ERRADO. Extremar é verbo transitivo direto.

    Resposta: D

  • Verbo transitivo indireto - necessita de complemento preposicionado.

    Quem condescende, condescende -- com

    Gabarito D


  • a) VL      b) VTD      c) VTD      d) VTI      e) VI 

  • Vale lembrar que vtd pede um od, porém existem casos de od preposicionado....... fiquemos atentos.......

    Exemplo::::quando fizer referencia a Deus, ou a sentimento......e outros casos

    Ex. Amo à Deus....

    Amo =vtd, mas foi colocado preposicao por excepcionalidade

  • QUAL COMPLEMENTO?

    NA ESTRUTURA SUGERIDA PELO EXAMINADOR, O VERBO COLABORAR É INTRANSITIVO. 

    COLABOROU ONDE? NAS SALAS(...) - VERBO INTRANSITIVO - POIS TEMOS UM ADJUNTO ADVERBIAL DE LUGAR. 

    Não há resposta.

    A) VL;           B) VTD;              C) VTD;             D) VTI;                 E) PRONOMINAL

     

  • Veio intercalado. Só usar um pouco de atenção:

    "colaborou" (VTI: exigindo com/para) "nas salas de cinema" (Adj. Adv. de Lugar) "para a realização da personagem de Carlito..." (Obj. Indireto) 

  • peçamos comentário para esta questão.

  • Respondi identificado o verbo que, assim como no exemplo trazido pela questão, estava acompanhado de preposição.

    Reposta: ITEM D

  • Colaborou PARA algo... na dúvida sempre coloque na ordem correta e faça a análise.

    Nas salas de cinema ,não será exagero afirmar que toda a humanidade (sujeito) viva colaborou (VTI) para a realização da personagem de Carlito

  • d

    quem colabora, colabora para algo. é .a regencia é a mesma de condescer com, o qual tb é verbo trnasitivo indireto.