SóProvas


ID
1339618
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Regime Disciplinar dos servidores é constituído de um conjunto de regras destinado a apurar a ocorrência de casos de irregularidades decorrentes de atos ou condutas administrativas. As questões disciplinares têm amplo destaque, por exemplo, no Regime Jurídico Único do servidores federais (o RJU), instituído, em 1990, pela Lei n° 8.112, em cumprimento do determinado pela Constituição de 1988. A elas são dedicados dois Títulos; oito Capítulos; 66 artigos (do 116 ao 182), além de vasta legislação correlata, constituída de dezenas de Leis, Decretos, Portarias, Enunciados, Instruções Normativas, Manifestações diversas de Órgãos de Controle Externo e de Tribunais Superiores. Um desses instrumentos complementares é a Lei n° 9.784, de 29 de janeiro de 1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Em obediência à perspectiva cidadã e democrática da Constituição, essa Lei estabelece em seus artigos 3° e 4°, respectivamente, os direitos e os deveres dos servidores no que se refere aos atos e etapas do Processo Administrativo.

As alternativas adiante apresentam alguns desses direitos e deveres, nessa ordem. Assinale aquela que os menciona INCORRETAMENTE:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra D. 

    ter vista dos autos de qualquer processo...não é citado no art 3º.

    e no art 4º seria: NAO agir de modo temerário

  • Opção "D" quando diz " exceto daqueles não sigilosos"    completamente ERRADO !


  • gabarito D

    Assinale aquela que os menciona INCORRETAMENTE:

  • Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    ..........

    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

  • Art. 3º O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    I ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações; (letra E)

    II ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas; (letra B)

    III formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente; (letra C)

    IV fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei. (letra A)

    Art. 4º São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I expor os fatos conforme a verdade; (letra E)

    II proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé; (letra C)

    III não agir de modo temerário; (letra B)

    IV prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos. (letra A)

    Resposta letra D