-
Errado.
Questão de Concurso
(Iades/PGDF/Analista Jurídico/2011– Adaptada) A avaliação de desempenho corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do potencial de desenvolvimento. O efeito Halo é a disfunção da avaliação de desempenho que leva em consideração fatos recentes da vida do avaliado.
Gabarito: errado. A disfunção apresentada refere-se à recentidade.
Consulta bibliográfica: RIBAS e SALIM
-
O que João faz ou deixa de fazer fora do seu ambiente de trabalho, não deve ser levado em consideração em sua avaliação de desempenho, uma vez que o que deve ser avaliado é seu desempenho em função das atividades que realiza na empresa.
-
Pode-se, também, considerar nessa questão o Erro de Recentismo, onde o avaliador esquece dos histórico favorável do empregado e apenas considera os fatos mais recentes para sua avaliação.
-
Errado.
A avaliação de desempenho citada realmente é de recenticidade, entretanto, foi aplicada inadequadamente, pois a recenticidade se refere a um erro de avaliação, o qual deve ser evitado. Senão, vejamos:
Falhas no processo de avaliação de desempenho:
Os erros de avaliação ocorrem na maioria dos casos em virtude de julgamentos equivocados realizados pelo avaliador, o que pode ser observado quando o desempenho real do avaliado é divergente do que é retratado nas observações. Portanto, estes erros devem ser evitados para que não haja falta de motivação, de desempenho e de produtividade.
Erro por recenticidade: O avaliador se atém apenas aos últimos acontecimentos da avaliação, tendendo a valorizar ou desvalorizar ações observadas próximas ao fim da avaliação, esquecendo-se de partes importantes, as quais possam ter ocorrido anteriormente.
-
Erro de recenticidade:
Quando a avaliação é determinada pelas ações mais recentes dos avaliados, não sendo considerada a globalidade do desempenho, ao longo do período de avaliação.